Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tudo sobre Escândalo Íntimo: Luísa Sonza e seu disco conceito

Em Escândalo Íntimo, Luísa Sonza entregou um álbum mais intimista e subjetivo. Entenda todas as mensagens por trás do lançamento que abalou o cenário musical brasileiro!

Álbuns · Por Rafaela Damasceno

5 de Setembro de 2023, às 15:59

Quer saber tudo sobre Escândalo Íntimo, da Luísa Sonza? O novo disco da cantora é realmente escandaloso, e a gente explica porque.

Assim que foi lançado, o álbum bateu recorde de reproduções no Spotify nas primeiras 24 horas de estreia. Foram mais de 8,5 milhões de streams e ele se tornou a maior estreia no Spotify Brasil de todos os tempos.

Luísa Sonza
Créditos: Divulgação.

Sem falar nas análises e teorias da conspiração que surgiram, assim que os primeiros singles foram divulgados. Surgiu até história de pacto satânico! 👀

Ficou curioso(a)? Confira a seguir todos os detalhes sobre o novo trabalho de Luísa Sonza, incluindo o processo de criação, lançamento e a repercussão de Escândalo Íntimo.

Tudo sobre Escândalo Íntimo, o álbum de Luísa Sonza que quebrou recordes

Escândalo Íntimo é o terceiro álbum de estúdio de Luísa Sonza. Seu lançamento aconteceu em 29 de agosto de 2023, pela Sony Music. Além de ter sido gravado em estúdios no Brasil e nos Estados Unidos, ele tem músicas em português, inglês e espanhol.

O novo trabalho de Luísa Sonza conta também com a participação especial de vários artistas. Participaram desse projeto Marina Sena, Baco Exu do Blues, Duda Beat, Maiara & Maraisa, KayBlack e Demi Lovato.

Os antecedentes de Escândalo Íntimo

Em dezembro de 2022, Luísa Sonza revelou em entrevistas que estava pronta para lançar um trabalho mais intimista e reflexivo. A cantora tinha acabado de lançar o single Mama.cita (Hasta la Vista), em parceria com o rapper Xamã.

Em abril de 2023, ela anunciou o fim da turnê O Conto dos Dois Mundos, para focar na produção do novo disco. Meses depois, em julho, Luísa revelou em um bate-papo com os fãs que já tinha 28 músicas prontas.

Ela também deu algumas pistas sobre esse trabalho. Disse que conteria faixas em outros idiomas e que as letras seriam mais sensuais e explícitas. Além disso, disse que as novas canções traduziriam uma viagem maluca dentro de sua cabeça.

Campanhas de lançamento e promoção do novo disco

Depois de tudo que Luísa Sonza revelou em entrevistas e nas suas redes sociais, os fãs tiveram uma surpresa no dia 9 de agosto. A cantora fez uma transmissão ao vivo na  Rodovia Régis Bittencourt, no Ceará, mostrando um outdoor com a revelação do nome, da data e da capa do novo disco.

Dias depois, a artista criou uma conta no Instagram, só para divulgar esse trabalho, e publicou uma imagem que deixou as pessoas um tanto quanto intrigadas.

Luísa Sonza em divulgação do álbum Escândalo Íntimo.
Créditos: Divulgação.

Muitas especulações surgiram, e alguns internautas até chegaram a associar a imagem a um ritual satânico ou a temas como aborto e menstruação. A polêmica foi tão grande que Luísa Sonza quase foi cancelada na internet.

Apesar das controvérsias, os fãs da cantora continuaram a apoiá-la e permaneceram ansiosos pelo lançamento de Escândalo Íntimo.

O clipe do primeiro single: Campo de Morango

O clipe de Campo de Morango, primeiro single de Escândalo Íntimo, foi lançado no dia 15 de agosto. Foi nesse momento que as teorias da conspiração sobre um pacto com o diabo aumentaram ainda mais, e a cantora chegou a perder quase 100 mil seguidores.

Luísa debochou da situação e afirmou que, na verdade, todas as imagens do vídeo e da música são uma representação de um pesadelo que ela teve.

Alguns dias depois, outras faixas de Escândalo Íntimo foram reveladas: Principalmente Me Sinto Arrasada e Penhasco2, parceria com a americana Demi Lovato.

O álbum mais íntimo e triste da carreira de Luísa Sonza

Em entrevistas e postagens nas redes, Luísa Sonza já revelou que Escândalo Íntimo é uma viagem em sua própria mente. Como se ela estivesse escancarando, de forma escandalosa, todos os seus sentimentos e pensamentos mais íntimos.

Ela falou que Escândalo Íntimo é sobre um relacionamento abusivo que ela vivia com ela mesma. Em uma rotina tão atribulada de shows e eventos, descansando e dormindo pouco, a cantora começou a duvidar dos seus próprios pensamentos. Crises de ansiedade e de pânico também faziam parte de sua realidade naquela época.

Por isso, ela resolveu compor esse disco, para tentar compreender o que se passava em sua cabeça e em seu coração. Foi uma forma de a cantora tentar lidar com seus pesadelos de forma mais leve, colocando para fora tudo o que a atormentava enquanto dormia.

Esse álbum é sobre histórias de amor que deram errado, sobretudo, a de mim comigo mesma. Pesadelos. Uma auto análise de um relacionamento abusivo, antes comigo, do que com os outros, que eu só descobri no meio de todo o processo. Que burrice a minha achar que alguém além de mim era culpada por tudo que fiz comigo, afirmou Luísa Sonza.

Todas as fases de um relacionamento

Além de todas as temáticas subjetivas de Luísa, Escândalo Íntimo é como se fosse a narrativa de um relacionamento, com início, meio e fim, composto por 26 músicas, divididas em quatro blocos. 

Em cada um deles, o público será convidado a ter uma experiência musical e sensorial diferente, e todos os clipes formarão um curta-metragem. As faixas, ouvidas isoladamente, causam confusão porque misturam vários ritmos diferentes, do rock ao funk, passando pelo sertanejo. 

Na coletiva de imprensa que Luísa conduziu para divulgar o novo trabalho, ela explicou que o primeiro bloco reflete a armadura da artista, que usa a força da fama para afastar qualquer relacionamento mais profundo. No segundo, é o momento de euforia e paixão intensa, quando ela se entrega à relação. Nessa primeira metade, estão as músicas mais animadas e dançantes do disco.

 No terceiro bloco, o clima muda e fica mais triste. O namoro passa por crises e chega ao fim. E, no quarto e último bloco, a cantora está sozinha, mas adquiriu uma nova percepção sobre si mesma, como se estivesse renascendo.

Recepção da crítica e do público

Já falamos que Escândalo Íntimo foi bastante criticado antes do lançamento. Mas, depois da estreia, tanto crítica quanto público teceram muitos elogios ao novo trabalho de Luísa Sonza.

A crítica Dora Guerra, do Estadão, afirmou que o disco é como se fosse um cartão de visitas ao trabalho da cantora, porque mostra toda a sua versatilidade artística, em vários gêneros diferentes. 

Assim como ela, muitos críticos consideraram o álbum conceitual e elogiaram a capacidade de Luísa de aproveitar a opinião pública sobre ela como combustível para suas músicas.

Em relação ao público, a maioria das pessoas elogiou Escândalo Íntimo em suas redes. Essa recepção se reflete no sucesso das faixas no Spotify, que ficaram entre as 50 mais ouvidas da plataforma.

O sucesso do show de Luísa Sonza no The Town

A primeira apresentação ao vivo de Escândalo Íntimo, de Luísa Sonza, aconteceu no festival The Town, em São Paulo. No show, a cantora encantou e animou o público.

Além das faixas do novo disco, fogos de artifício, trocas de figurino e coreografias sensuais incrementaram a sua performance.

Luísa Sonza no The Town
Luísa Sonza no The Town. Créditos: Divulgação.

As melhores faixas de Escândalo Íntimo

Com 18 faixas já lançadas, Escândalo Íntimo tem sido um dos principais assuntos das redes sociais. Saiba agora quais são suas melhores músicas.

Escândalo Íntimo

Com menos de um minuto de duração, Escândalo Íntimo é a introdução de todo o álbum e nos faz imergir para a narrativa que será contada por Luísa Sonza.

Carnificina

A segunda faixa, Carnificina, tem uma pegada bem rock and roll e traduz a persona do primeiro bloco de Escândalo Íntimo, da cantora que usa a fama para se proteger de relações mais profundas.

Romance Em Cena (part. Marina Sena)

A parceria com Marina Sena é Romance Em Cena, que traz o momento mais romântico do novo disco de Luísa Sonza, em que a cantora se abre para o amor.

Campo de Morango

É claro que não poderia faltar Campo de Morango na nossa lista. A mais polêmica de Escândalo Íntimo, nas palavras da cantora, é “a ponta do iceberg” do disco.

Penhasco2 (part. Demi Lovato)

Penhasco2 tem muito mais a oferecer do que somente a participação de Demi Lovato. Ela é uma das faixas do bloco que representa o momento da crise no relacionamento.

Muitas pessoas estão especulando que se trata de uma sequência de Penhasco, grande sucesso da cantora. Será?

Não Sou Demais

A última faixa do disco lançada até hoje, Não Sou Demais é uma auto-reflexão sobre Luísa Sonza. Depois do fim de uma relação, ela analisa a nova versão de si mesma. Agora, nos resta aguardar pelos próximos lançamentos do escândalo da “Braba”!

Legende suas fotos com as frases mais marcantes de Luísa Sonza

Já deu para perceber porque as pessoas estão querendo saber tudo sobre Escândalo Íntimo, da Luísa Sonza, não é mesmo? O disco está cheio de músicas com reflexões bem subjetivas, escritas pela própria cantora.

Mas não é de hoje que a artista coloca as suas experiências em suas músicas. Relembre as melhores frases de Luísa Sonza e aproveite para escolher as melhores para postar nas redes sociais.

Frases: Luísa Sonza

Leia mais: