Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os melhores álbuns de 2023: descubra os maiores lançamentos

Saiba quais foram os melhores álbuns lançados em 2023 nos mais diversos estilos!

Álbuns · Por Ana Paula Marques

1 de Dezembro de 2023, às 12:00

O ano está chegando ao fim, e é momento de relembrar os melhores álbuns de 2023!

Neste ano, os fãs de música puderam explorar as novidades de gigantes da música, como Marina Sena, Paramore, Foo Fighters e Miley Cyrus, além de um disco póstumo de Elza Soares e álbuns de veteranos como Metallica.

Esses e outros discos renderam muitos hits incríveis para as paradas musicais e representam novas eras para esses artistas consagrados.

Para relembrar os lançamentos mais memoráveis do ano, preparamos uma lista com os melhores álbuns nacionais e internacionais lançados em 2023. Vamos lá!

Os melhores álbuns de 2023: os maiores lançamentos do ano

No Brasil e no mundo, o ano foi marcado por lançamentos cheios de criatividade, inspiração, e sobretudo, talento.

Vem descobrir quais foram os melhores álbuns de 2023!

O Amor, O Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar Para Outro Planeta – FBC

O álbum O Amor, O Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar Para Outro Planeta, do FBC, marca o quinto capítulo na carreira do artista, com 15 faixas consistentes, incluindo os singles Químico Amor e Madrugada Maldita

Ao contar com as participações de artistas como Don L, NiLL e Abbot, o álbum se aprofunda nas fases da Disco Music, com rimas que falam sobre as complexidades do amor. O disco destaca a habilidade lírica de FBC e sua habilidade em construir narrativas.

ENDLESS SUMMER VACATION – Miley Cyrus

Um dos melhores álbuns de 2023 veio de Miley Cyrus: ENDLESS SUMMER VACATION revela uma artista corajosa e inovadora, disposta a explorar novos territórios musicais. 

Entre faixas ousadas, como Rose Colored Lenses e Handstand, a cantora explora o território do trip house e do synth-pop, pintando paisagens psicodélicas, enquanto hits como Jaded soam como uma homenagem da artista a si mesma.

This Is Why – Paramore

No álbum This Is Why, o Paramore mostra a evolução na sonoridade da banda, afastando-se das raízes do pop punk para abraçar uma abordagem mais experimental e eclética. 

O grupo liderado por Hayley Williams continua a ousar, desta vez aproximando-se de gêneros que anteriormente pareciam distantes, como new wave e post-punk. É uma afirmação ousada e bem-sucedida da maturidade artística do Paramore.

Vício Inerente – Marina Sena

Um dos melhores álbuns de 2023 no Brasil foi o Vício Inerente, de Marina Sena, que apresenta uma artista que perdeu qualquer receio de experimentar. O segundo disco de estúdio da cantora traz uma mistura eclética que abrange funk, reggaeton, MPB e pop.

O álbum da mineira faz jus ao sucesso estrondoso do anterior, De Primeira, com letras que falam sobre autoconfiança, como Dano Sarrada e Sonho Bom.

That! Feels Good! – Jessie Ware

Após um período de quase desistência da carreira musical, Jessie Ware ressurgiu com That! Feels Good!, seu quinto trabalho de estúdio. A cantora mantém uma sonoridade disco e cria uma experiência musical retrô.

Composto por algumas das melhores composições e vocais de Jessie Ware, o álbum é considerado não apenas o ponto alto de sua carreira, mas também um dos melhores do ano.

Leia Mais: Melhores álbuns de 2022: conheça os discos do ano

But Here We Are – Foo Fighters

O visceral But Here We Are, do Foo Fighters, está entre os melhores álbuns de 2023 por ser uma obra intensamente pessoal, moldada pelas experiências dolorosas de Dave Grohl, que enfrentou a morte repentina do baterista Taylor Hawkins e de sua mãe, Virginia.

O disco estabelece paralelos com as raízes da banda, com algumas das composições mais marcantes da carreira do Foo Fighters, como The Teacher e a emocionante Rest.

IBORU – Marcelo D2

Marcelo D2 promove a fusão do rap e do samba no álbum IBORU, seu nono trabalho de estúdio. É um “novo samba tradicional”, que redefine os limites musicais ao permitir que elementos como cavaquinho, percussão e metais dialoguem com os graves do rap. 

IBORU também destaca a capacidade de experimentação de D2 na música brasileira ao unir dois gêneros aparentemente distintos. Uma obra que representa muito bem o panorama musical brasileiro.

Xande Canta Caetano – Xande de Pilares

Em um dos melhores álbuns de 2023, Xande de Pilares presta uma homenagem ao grande mestre da música brasileira, Caetano Veloso. No disco Xande Canta Caetano, o sambista traz versões envolventes dos clássicos do tropicalista, em uma fusão com o samba carioca.

Faixas emblemáticas, como Qualquer Coisa e Lua de São Jorge, ganham uma nova vida pela abordagem singular de Xande de Pilares.

72 Seasons – Metallica

Os veteranos do Metallica surpreenderam com o álbum 72 Seasons, que marca um retorno às raízes e tem sido amplamente aclamado como um dos melhores da carreira da banda.

O disco é elogiado por não apenas prestar homenagem à sua própria história, mas também por evoluir de maneira natural, evitando soar como uma reprodução de si mesmo, com destaque para a faixa-título.

Noitada – Pabllo Vittar

A versatilidade e criatividade de Pabllo Vittar vêm mais uma vez à tona com Noitada, o recente trabalho da drag com mais streams no mercado musical mundial. 

Em contraste com as produções anteriores, o disco foge um pouco da zona de conforto de Vittar, convidando o ouvinte a cair na dança em faixas como Penetra e AMEIANOITE, com a participação de Gloria Groove.

No Tempo da Intolerância – Elza Soares

A obra póstuma de Elza Soares também está no rol de melhores álbuns de 2023. No Tempo da Intolerância foi lançado poucos meses após a morte da artista, aos 91 anos, e ressalta a riqueza da faceta de compositora da icônica cantora brasileira.

Elza presenteia os fãs com sua voz autoral, apresentando letras retiradas de um caderno de memórias secreto, fortemente impregnadas de uma consciência social aguçada, que refletem as ideias da artista sobre questões como fome, miséria e inflação.

Leia Mais: Álbuns mais aguardados de 2023: saiba o que esperar

Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd. – Lana Del Rey

O álbum Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd. mergulha fundo na intimidade de Lana Del Rey, afastando-se do pop de seus primeiros trabalhos. 

Dividido em três atos distintos, o disco destaca o completo domínio criativo da cantora, oferecendo uma narrativa musical rica e complexa, como um reflexo da evolução contínua da artista.

Melhores álbuns de 2023: conheça os discos mais vendidos da história!

Se você gostou dos melhores álbuns de 2023, vai gostar ainda mais de conhecer os discos mais vendidos da história!

Clique e descubra as produções que surpreenderam não apenas pelos números recordistas em vendas, mas também pela elevada qualidade musical.

Discos mais vendidos da história