Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Super, de Jão: análise do álbum que quebrou recordes no Brasil

Super, o 4º álbum de Jão, estabeleceu a maturidade do artista e o seu diferencial para o cenário pop no Brasil. Confira a análise!

Álbuns · Por Ana Paula Marques

17 de Agosto de 2023, às 12:42

Já fizemos a análise do Super, de Jão, e reunimos tudo que você precisa saber sobre o novo álbum do príncipe do pop brasileiro.

O álbum já chegou quebrando recordes: foram mais de 1 milhão de streams nos primeiros 40 minutos e impressionantes 8,5 milhões de reproduções nas primeiras 24 horas, a maior estreia na história do Spotify Brasil.

Capa de Super, de Jão
Capa de Super, de Jão. Créditos: Divulgação.

Composto por 14 faixas inéditas, Super é apenas a ponta do iceberg do impressionante processo criativo de Jão, encapsulando a evolução contínua de um artista que não tem medo de se reinventar.

Acompanhado pelo hit arrebatador Me Lambe, já considerado uma das melhores músicas do Jão, o álbum mergulha nas complexidades do amor, da traição e da vingança, explorando também a dicotomia entre o interior e a cidade grande, sonhos e realizações.

Vem conferir tudo sobre o quarto álbum de estúdio do Jão!

Super, de Jão: análise e curiosidades sobre o álbum

Para fazer uma boa análise do álbum Super, do Jão, vale a pena conhecer a inspiração por trás do novo disco.

Natural de Américo Brasiliense, uma pequena cidade da região de Araraquara, em São Paulo, o cantor precisou se adequar às mudanças para chegar aonde está agora.

Os dias de cidade pequena ficaram para trás, assim como a casa de infância, os amigos mais próximos, a família e antigos amores, em nome do sonho de levar sua arte para todos os cantos.

Jão quando criança e a sua irmã, Isabela Romania
Jão quando criança e a sua irmã, Isabela Romania. Créditos: Divulgação.

E foi justamente a mudança o grande tema escolhido por Jão para o disco Super, que, de acordo com o cantor, fecha um ciclo de quatro álbuns inspirados nos elementos da natureza: terra, ar, água e, com o novo disco, fogo.

Em entrevistas recentes, Jão afirmou que Super é a síntese do homem que se tornou na reta final dos 20 anos, encerrando o trabalho feito com Lobos (2018), Anti-Herói (2019) e Pirata (2021).

Tudo sobre Pilantra, de Jão e Anitta: conceito, curiosidades e mais

Análise de Super, de Jão: entre São Paulo e o interior

O novo disco de Jão vem carregado de nostalgia e reflexão. Em faixas como Maria e Rádio, o artista faz referência direta à vida no interior e o peso de ter abandonado aquela realidade.

E essa dualidade dita os rumos de Super, dividido em quase dois atos: um dedicado à vida em Américo Brasiliense e outro focado em São Paulo. Em última análise, é como se as faixas fossem ficando mais sombrias conforme o disco vai chegando ao fim.

O cantor também buscou trabalhar temas mais complexos, como saúde mental. A frase eu não sinto nada aparece em várias canções do álbum, como Maria, e faz referência à sua experiência pessoal com a depressão. 

Assim, é inegável que a nova produção traz um Jão mais maduro e aberto a discutir assuntos antes explorados apenas superficialmente, sem romantizar a tristeza e sem se afastar da “sofrência pop” que fez do cantor tão popular.

Os recordes de Super, novo álbum de Jão

Menos de uma semana depois do lançamento, Super já deu provas de seu impacto: o novo álbum de Jão se tornou a maior estreia de um disco na história do streaming brasileiro.

Em apenas 24 horas, foram mais de 8,5 milhões de reproduções, e 13 das 14 faixas do álbum entraram para o Top 50 Brasil. A título de comparação, Super superou o esperado Midnights, de Taylor Swift, antigo detentor do recorde no Spotify.

O cantor foi também o mais ouvido em todo o país no dia seguinte ao lançamento do álbum (15 de agosto), e Escorpião, primeira faixa do disco, foi a mais escutada, com 776.797 reproduções nas primeiras 24 horas.

O futuro de Super e Jão

Surfando no sucesso de seu novo álbum, Jão tem agenda movimentada nos próximos meses.

Após uma estreia de sucesso no Rock in Rio 2022, o cantor já está confirmado como uma das atrações do palco The One, no festival The Town, em São Paulo. O evento acontece nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos.

O artista também vai sair em uma superturnê por estádios de todo o Brasil, com shows já anunciados em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Belém e Manaus.

Super, de Jão: análise das melhores músicas

O novo trabalho de Jão não é apenas uma coleção de canções, mas sim uma janela para as mudanças e experiências que moldaram a jornada do cantor. Conheça as melhores músicas do novo álbum! 

Escorpião

Faixa com melhor estreia no Super, Escorpião carrega uma marcante influência do passado do rock nacional, evocando o auge da nossa música nas décadas de 1980 e 1990. A letra mergulha na identidade escorpiana do músico, dando um toque vingativo à narrativa.

Me Lambe

Primeiro single do álbum, Me Lambe traz o estilo pop que solidificou a trajetória do cantor e explora um dos temas centrais do disco: a sexualidade de Jão. O assunto é tratado de forma excepcionalmente franca e aberta.

Gameboy

Gameboy é embalada pela nostalgia, outro tema notável na análise de Super, do Jão. Ao contrário de outros músicos, o artista adota essa nostalgia como uma ferramenta na sua composição, em vez de depender exclusivamente dela em sua sonoridade.

Alinhamento Milenar

Alinhamento Milenar é um respiro otimista entre as faixas de Super, com uma pegada mais rock e indiscutível qualidade vocal. A música é feliz do começo ao final, sem abrir mão da qualidade técnica.

Maria

Da saudade dos dias no interior à sensação de anestesia gerada pela vida na cidade grande, a melancólica Maria é quase um pedido de desculpas de Jão a si mesmo por ter deixado a pacata Américo Brasiliense.

Eu Posso Ser Como Você

Jão volta ao lugar de protagonista em Eu Posso Ser Como Você, um desabafo no qual o cantor assume já ter sido infiel enquanto reflete sobre lealdade e traição, com o inconfundível tom melancólico que fez o artista ser considerado o rei da sofrência pop.

Se O Problema Era Você, Por Que Doeu Em Mim?

Toda a evolução de Jão como compositor é colocada à prova em Se O Problema Era Você, Por Que Doeu Em Mim?, e o resultado não poderia ser melhor. O cantor apostou no synth rock para dar o tom à produção de letra impecável.

Super

Jão abre o coração na visceral Super, última faixa do disco homônimo. A música cresce a ponto de tomar tons épicos na reta final, colocando um ponto final de qualidade no melhor disco da carreira do artista.

Conheça as melhores frases do cantor Jão

Como a análise de Super, de Jão, mostrou, o cantor não economiza nas canetadas, revelando letras viscerais, poéticas e irresistíveis em suas canções.

Por isso, preparamos um material com as melhores frases do Jão, com trechos de músicas para compartilhar e se inspirar!

Frases Jão