Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Jagged Little Pill, Alanis Morissette: o significado do álbum 

Se você viveu os anos 90, com certeza ouviu uma das faixas do álbum mais famoso da Alanis Morissette. Confira todo o seu significado a seguir!

Álbuns · Por Ana Paula Marques

29 de Dezembro de 2023, às 12:00

Em tradução direta, o significado de Jagged Little Pill, da Alanis Morissette, é algo como “pilulazinha difícil de engolir”. O nome faz jus ao que o ouvinte encontra em uma das produções mais icônicas da década de 1990!

Jagged Little Pill, Alanis Morissette: significado
Créditos: Divulgação

O álbum é um compilado de hits inesquecíveis que ecoaram por toda parte. Faixas como Ironic, You Oughta Know, You Learn e Head Over Feet se tornaram hinos da geração, encapsulando a essência da rebeldia e das experiências emocionais da juventude. 

Com essas músicas, Alanis Morissette não apenas capturou o espírito da década de 1990, mas também transcendeu fronteiras geográficas, tornando-se conhecida mundo afora, muito além de seu Canadá.

O disco contou com a colaboração de gigantes do rock, como Dave Navarro e Flea, e surfou a onda do auge do rock dos anos 1990. O álbum vendeu mais de 25 milhões de cópias e acumulou prêmios no mundo inteiro.

Quer saber mais? Confira o que reunimos sobre a história e o significado de Jagged Little Pill, de Alanis Morissette!

Jagged Little Pill, de Alanis Morissette: o significado do álbum que definiu uma geração

Para falarmos sobre o significado de Jagged Little Pill, de Alanis Morissette, é importante voltar no tempo para relembrar seu lançamento.

O disco chegou às lojas em 13 de junho de 1995 para suceder os dois primeiros álbuns da cantora canadense, Alanis (1991) e Now Is The Time (1992).

Na época com 21 anos, a cantora quebrou a sequência de gravações dançantes e com pegada pop de seus dois primeiros álbuns com um disco carregado de raiva e intensidade, com fortes influências de pós-grunge e pop rock.

As músicas de Jagged Little Pill refletem uma sinceridade e autenticidade que ressoaram com o público. Morissette aborda temas pessoais e emotivos, expressando suas experiências de forma franca e direta.

O sucesso de Jagged Little Pill

O terceiro disco de estúdio de Alanis Morissette não apenas marcou uma era entre amantes de boa música, mas também foi recebido com entusiasmo e aclamação. Assim, ele solidificou o status de Morissette como uma das artistas mais influentes dos anos 1990.

O álbum surfou a onda do auge do rock na metade dos anos 90, um período em que o gênero estava em seu apogeu com bandas como Green Day, Alice In Chains, Goo Goo Dolls, Nirvana e No Doubt. 

A resposta do público foi imediata. No Canadá, sua terra natal, Alanis foi agraciada com diversos prêmios no Juno Awards, o equivalente canadense do Grammy. 

No cenário internacional, a consagração foi ainda mais impressionante. No Grammy, ela arrebatou quatro prêmios: Melhor Performance de Rock com vocal feminino, Melhor Música de Rock, Melhor Álbum de Rock e o cobiçado Álbum do Ano. Alanis foi a artista mais jovem da história a faturar essa última categoria.

Nos Estados Unidos, Jagged Little Pill foi o primeiro álbum a ultrapassar a marca de 13 milhões de cópias vendidas desde o início das medições pela Nielsen Soundscan, em 1991. 

Os números colocam o disco no seleto grupo de 10 artistas mais vendidos da história, ao lado de lendas como Metallica, Bee Gees, AC/DC e Elton John.

A pegada pessoal por trás do significado de Jagged Little Pill, da Alanis Morissette

O mais famoso álbum de Alanis Morissette é uma narrativa intensa e visceral que revela seu talento para o rock alternativo. 

Jagged Little Pill, Alanis Morissette: significado
Créditos: Divulgação

A cantora lança-se em um passeio sonoro por diversos estilos, entregando uma experiência auditiva multifacetada, por meio de instrumentos como gaita e batidas programadas. O resultado é um ambiente musical que vai do intimista ao explosivo.

A verdadeira força do disco reside na honestidade crua com que Alanis compartilha sua vida, seus relacionamentos e seu cotidiano. Cada faixa é um relato pessoal, uma janela aberta para a alma da cantora. 

Em hits como You Learn e Head Over Feet, ela mergulha no tema da saúde mental, falando sobre o processo de aprendizado e crescimento pessoal. Em Wake Up, ela fala sobre o abuso de substâncias, mencionando a necessidade de encarar a realidade.

Suas composições, carregadas de frases bonitas em inglês e mensagens brutais, são como um espelho para as angústias e triunfos de quem as escuta.

As colaborações estreladas de Jagged Little Pill

O álbum não foi apenas uma vitrine para a poderosa voz e o talento de Morissette, mas um esforço de colaboração entre gigantes do mundo do rock.

O produtor Glen Ballard foi o principal arquiteto musical ao lado de Alanis e ajudou a convocar nomes como o guitarrista Dave Navarro e o baixista Flea, ambos do Red Hot Chili Peppers, que participam do hit You Oughta Know.

O disco ainda conta com colaborações de Michael Landau, Benmont Tench, Matt Laug e o saudoso baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, que tocou nas turnês do disco.

You Oughta Know: o carro-chefe de Jagged Little Pill

Vale a pena salientar a importância de You Oughta Know para o sucesso do disco, pois a canção superou até mesmo as expectativas da gravadora.

A gravação da faixa foi feita em uma única tomada, misturando elementos de indie rock e funk, com direito à participação de dois músicos do Red Hot Chili Peppers: Dave Navarro e Flea.

A canção estourou nas estações de rádio e TV, e Alanis foi até mesmo convidada a apresentar a música no Grammy Awards e no Festival de Sanremo.

Tudo começou com uma campanha informal da rádio de Los Angeles KROQ-FM, que começou a tocá-la exaustivamente em sua programação. Em pouco tempo, a faixa explodiu ao redor do mundo, chegando ao primeiro lugar das paradas.

Jagged Little Pill:  significado do álbum de Alanis Morissette

Cada faixa do disco Jagged Little Pill é um relato pessoal, baseado na habilidade ímpar de Alanis Morissette em articular as complexidades das experiências humanas por meio da música. Confira!

Ironic

Em Ironic, Alanis Morissette questiona as contradições da vida, apresentando situações paradoxais que desafiam as expectativas. É um olhar crítico sobre a ironia da vida cotidiana, destacando a complexidade e a imprevisibilidade da existência.

Head Over Feet

Head Over Feet expressa a surpresa diante de um relacionamento inesperado. 

Em uma das poucas faixas que falam de amor e “pra cima” do disco, a cantora descreve a vulnerabilidade e a entrega emocional que surgem quando alguém se apaixona de forma profunda e genuína. 

You Learn

Em You Learn, Alanis transmite uma perspectiva otimista sobre as adversidades, enfatizando que, mesmo nas situações difíceis, há lições a serem absorvidas. A faixa fala sobre desafios, como saúde mental, que são oportunidades para evoluir como indivíduo.

You Oughta Know

Um dos maiores hits do álbum, You Oughta Know foi supostamente composta por Alanis em referência ao ex, Dave Coulier, astro da série Três é Demais. A música narra a dor e revolta após o término de um relacionamento, um verdadeiro grito de indignação.

Hand In My Pocket

Hand In My Pocket retrata a complexidade da natureza humana e as diferentes facetas de uma pessoa. A mensagem central é sobre aceitar e abraçar a multiplicidade de emoções que coexistem em nosso interior.

Relembre as melhores frases  de Alanis Morissette

Agora que você conhece o significado de Jagged Little Pill, de Alanis Morissette, aproveite para conhecer outras composições da cantora canadense.

Preparamos um compilado com as melhores frases da Alanis Morissette para compartilhar nas redes e se inspirar, confira!

Frases: Alanis Morissette