Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise de A Tempestade, do Legião Urbana: o adeus de Renato Russo

Confira a análise de A Tempestade, o último álbum lançado pelo Legião Urbana antes da partida de Renato Russo.

Álbuns · Por Ana Paula Marques

6 de Novembro de 2023, às 12:00

O que você acha de conferir uma análise de A Tempestade, álbum do Legião Urbana que foi o grande ato de despedida de Renato Russo? O penúltimo álbum de estúdio da banda foi lançado às vésperas do adeus do vocalista e compositor, considerado um dos maiores da história da música brasileira.

Muitos consideram que o disco que chegou às lojas em 20 de setembro de 1996 marcou o final de uma era na música do Brasil. Afinal, menos de um mês depois, Renato Russo faleceu, vítima das complicações da AIDS.

Capa do álbum A Tempestade, do Legião Urbana
Capa do álbum A Tempestade, do Legião Urbana

As músicas de A Tempestade falam sobre sentimentos sombrios que refletem a luta pessoal de Renato: depressão, alcoolismo, reclusão, solidão, tristeza e, inevitavelmente, a morte.

Era evidente que o cantor estava consciente de que sua partida estava próxima, e ele canalizou essa angústia e melancolia em suas letras e interpretações.

Quer saber mais sobre esse álbum que vendeu quase 1 milhão de cópias e marca o adeus de um dos maiores compositores da história recente? Continue lendo!

A Tempestade, do Legião Urbana: análise do álbum que foi a carta de adeus de Renato Russo

Para fazer uma análise de A Tempestade, do Legião Urbana, precisamos mergulhar no contexto por trás do lançamento do disco.

O álbum começou a ser gravado em janeiro de 1996, enquanto Renato Russo lutava contra uma recaída no uso de drogas e álcool.

Os dias de gravação no estúdio, localizado no Rio de Janeiro, não foram fáceis.

A banda, que incluía o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, precisava lidar com problemas técnicos no estúdio, que não havia sido exclusivamente reservado para eles, e a condição de saúde de Renato Russo.

Àquela altura, o cantor não estava em seu melhor estado de saúde: ele havia sido diagnosticado como portador do HIV sete anos antes, mas manteve a condição em segredo.

Os conflitos nos bastidores das gravações de A Tempestade

Fragilizado e lidando com as consequências do vício em álcool e narcóticos, Renato Russo não conseguiu participar plenamente das sessões de estúdio da Legião Urbana.

O vozeirão grave de Renato foi utilizado apenas como guia das faixas, deixando a produção das versões finais nas mãos dos outros membros da banda e do tecladista de apoio, Carlos Trilha.

Legião Urbana
Créditos: Divulgação

Além disso, o músico também se estranhou com os companheiros de banda, que desejavam lançar um disco duplo, com os títulos A Tempestade e O Livro dos Dias.

Renato Russo, porém, não gostou da ideia, pois tinha preocupações em relação ao preço final para os fãs. Cientes de que poderia ser o último trabalho do letrista, Villa-Lobos e Bonfá aceitaram e lançaram o disco em versão simples.

A situação deteriorada de saúde de Renato Russo, cada vez mais magro e fraco, se refletiu nas músicas, carregadas de emoção e introspecção, que abordavam temas como a solidão, a melancolia e a mortalidade.

Análise de A Tempestade, do Legião Urbana: a despedida de Renato Russo 

Para muitos, Renato Russo usou o álbum como uma maneira de expressar sua dor e sofrimento, como uma carta de adeus aos fãs. Ele escreveu todas as faixas do penúltimo disco da Legião Urbana.

O clima melancólico que permeia todas as composições, por sua vez, seria um testemunho visceral de sua honestidade emocional.

O cantor e compositor morreu apenas três semanas após o lançamento de A Tempestade, vítima de complicações da AIDS.

Mesmo com todas as adversidades e a ausência de Renato Russo nas gravações finais, A Tempestade foi um sucesso comercial. O álbum vendeu quase 1 milhão de cópias e se tornou um dos discos mais vendidos do ano e da história da banda. 

A Tempestade, do Legião Urbana: análise das principais músicas

A Tempestade é um testemunho da força artística de Renato Russo, que utilizou seus próprios desafios pessoais e sua luta pela vida de forma honesta e comovente.

Confira as principais faixas desse álbum, verdadeiro marco na história da Legião Urbana e do rock brasileiro que continua a emocionar os fãs!

Natália

A faixa de abertura, Natália, é um bom exemplo do estilo de Renato Russo, que frequentemente compunha letras inteligentes e poéticas. Na faixa, ele compara a vida com tragédias radioativas e doenças incuráveis.

O que nem todo mundo sabe é que a música não fala especificamente de uma garota, mas sim de uma espécie de “entidade” ou força, o que acrescenta uma camada de complexidade à canção.

L’Avventura

Inspirada no filme italiano de mesmo nome, L’Avventura fala sobre um amor diferente de tudo, proclamado pelo personagem da canção para a pessoa amada.

A música traz um violão com distorção, tocado magistralmente por Dado Villa-Lobos, e a batida efetiva de Marcelo Bonfá, mostrando toda a habilidade musical dos membros da banda brasiliense.

Longe do Meu Lado

Uma das músicas mais poéticas não apenas de A Tempestade, mas de toda a discografia do Legião Urbana, Longe do Meu Lado tem um som pesado, denso, cheio da angústia que afligia Renato Russo.

A faixa aponta que a paixão quer sangue e corações arruinados, em uma espécie de desabafo de alguém que se cansou de acumular decepções.

A Via Láctea

Um dos maiores hits do álbum, A Via Láctea é a única música do disco que foi gravada integralmente por Renato Russo.

A própria letra fala sobre a decadência da saúde do cantor, que cita uma febre que não passa, sem deixar de carregar uma dose de esperança.

Música Ambiente

Se nas outras faixas Renato Russo usou alegorias para falar da morte, em Música Ambiente ele vai direto ao assunto. O cantor fala sobre um relacionamento fadado ao fim, deixando uma mensagem de que a morte é apenas parte de um ciclo.

A música acaba com a despedida definitiva do poeta e um pedido: e quando eu for embora, não chore por mim.

Dezesseis

Dezesseis é um hino da juventude, no qual Renato Russo fala de algumas de suas maiores inspirações, da Janis, do Led Zeppelin, dos Beatles e dos Rolling Stones

A faixa tem tom de homenagem e traz uma sonoridade mais “suja” do que o rock polido pelo qual a banda Legião Urbana foi conhecida. Foi um dos maiores sucessos do álbum A Tempestade.

Análise de A Tempestade, da Legião Urbana: conheça as melhores músicas da banda

Como mostra a análise de A Tempestade, da Legião Urbana, a banda capitaneada por Renato Russo está entre as maiores da história do rock brasileiro.

Misturando qualidade sonora, poesia e uma pitada de revolta, o grupo original de Brasília deixou uma discografia preciosa, carregada de sucessos. Confira na seleção que preparamos com as 15 melhores músicas da Legião Urbana!

Melhores Legião Urbana