LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Álbuns

Confira todos os álbuns de Taylor Swift e relembre a trajetória da cantora

Por Camila Fernandes

29 de Julho de 2019, às 07:00


Taylor Swift tem uma coleção de prêmios que é de dar inveja em qualquer artista: só pelo Grammy Awards ela já foi premiada dez vezes 😱. Suas músicas já estiveram por cinco vezes como número um no Hot 100 e, dos seis álbuns de estúdio que a cantora lançou, cinco estrearam no topo do Billboard 200 (e tudo indica que o sétimo vai no mesmo caminho!).

A cantora nasceu no dia 13 de dezembro de 1989 em Reading, na Pensilvânia, e aos 9 anos de idade já queria ser cantora. Sua primeira música, Lucky You, ficou pronta quando ela tinha só 13 anos!

Taylor conseguiu seu primeiro emprego como coescritora na Sony/ATV aos 14 anos de idade, e aos 16 assinou um contrato com a gravadora independente Big Machine. Logo em seguida já lançou seu primeiro single, Tim McGraw, e de cara já entrou no Hot 100 da Billboard

Desde o começo de sua carreira até o sucesso de hoje, a cantora evoluiu e mudou bastante. Vem com a gente saber mais sobre os álbuns de Taylor Swift:

  • Taylor Swift
  • Fearless
  • Speak Now
  • Red
  • 1989
  • Reputation
  • Lover

Relembre todos os álbuns de Taylor Swift

Taylor já tem 6 álbuns de estúdio lançados e mais um está confirmado para este ano. Vamos te contar mais sobre cada um deles e suas melhores músicas:

Taylor Swift (2006)

O primeiro álbum da cantora, Taylor Swift, de 2006, tem todas as músicas coescritas por ela. O álbum ficou por várias semanas no topo das paradas country, e chegou à quinta posição do Billboard 200. Além de Tim McGraw, o álbum trouxe os sucessos Our Song e Teardrops On My Guitar.

Capa do álbum Taylor Swift
Capa do álbum Taylor Swift / Créditos: Divulgação

Nesse primeiro trabalho, Tay já deixou bem claras suas principais características, ao menos nos primeiros anos de carreira: o estilo country moderno, as músicas românticas e as letras inspiradas em situações reais vividas por ela, fazendo de cada álbum uma autobiografia. Aliás, esses dois últimos fatos fizeram com que Taylor nos desse uma playlist inteirinha de músicas para ex-namorados

Fearless (2008)

Dois anos depois de sua estreia, Tay entrou de novo no Billboard 200 com seu segundo álbum, o Fearless, dessa vez na primeira posição do ranking. Novamente, todas as canções do álbum foram escritas ou coescritas por Taylor. 

Capa do álbum Fearless, de Taylor Swift
Capa do álbum Fearless / Créditos: Divulgação

O álbum Fearless veio cheio de hits — de suas 13 músicas, 11 entraram no Hot 100! É desse disco o sucesso Love Story, primeiro hit internacional da cantora, que se tornou o single country com maior número de downloads na história. Além disso, Fearless também trouxe outras das músicas mais famosas da Taylor:

Em 2009, Taylor foi premiada no MTV Video Music Awards na categoria Melhor Vídeo Feminino, pelo clipe da música You Belong With Me. Foi durante a premiação que aconteceu o famoso “incidente” com Kanye West, quando ele invadiu o palco e roubou o microfone da Taylor bem no meio do discurso pra dizer que estava feliz por ela, mas a Beyoncé era quem tinha um dos melhores vídeos de todos os tempos. 👀

Speak Now (2010)

O ano de 2010 foi bem agitado para Taylor Swift: ela estreou no cinema com o filme Idas e Vindas Do Amor, lançou seu terceiro álbum de estúdio, Speak Now, e já anunciou a Speak Now World Tour, que começou no início de 2011 — tudo isso enquanto ganhava quatro Grammys e vários outros prêmios. 

Capa do álbum Speak Now, de Taylor Swift
Capa do álbum Speak Now / Créditos: Divulgação

O álbum Speak Now foi o primeiro totalmente escrito por Taylor, e marca o início de uma fase mais adulta em que a cantora, agora com 21 anos de idade, aparece falando sobre temas mais maduros. O disco fez com que Taylor quebrasse o recorde de artista com mais músicas simultâneas no Hot 100! Confira alguns dos hits de Speak Now:

Red (2012)

O primeiro single do álbum Red, We Are Never Ever Getting Back Together demorou só 35 minutos para chegar ao número um no iTunes — só por aí ninguém mais duvidava de que o álbum manteria o sucesso do anterior.

Capa do álbum Red, de Taylor Swift
Capa do álbum Red / Créditos: Divulgação

A partir de Red, Taylor começou a entrar mais no universo pop, e chegou a receber críticas dos fãs por isso, mas nada que abalasse o desempenho do disco. E é claro que vieram mais hits: 

1989 (2014)

O quinto álbum de Taylor Swift foi o primeiro trabalho oficialmente pop da cantora, marcando uma transição de carreira. O álbum que leva a data de nascimento de Tay como título, 1989, foi um grande sucesso comercial, principalmente com o single Blank Space, que ela disse ter escrito com base na forma que a mídia divulga a imagem dela.

Capa do álbum 1989, de Taylor Swift
Capa do álbum 1989 / Créditos: Divulgação

O disco ainda teve os hits Bad Blood e Shake It Off, uma declaração de Taylor sobre o modo como lida com os haters que virou até meme.

Depois de todo o sucesso de 1989 e dos álbuns anteriores, Taylor foi listada pela Revista Forbes em 2016 como a cantora famosa de mais rentabilidade no mundo (😮). Mas, como nem tudo na vida são flores, 2016 também foi o ano da nova polêmica com Kanye West por causa da música Famous. Depois da repercussão, Taylor decidiu se afastar completamente das redes sociais e “desapareceu” — isso te lembra alguém?

Reputation (2017)

Capa do álbum Reputation, de Taylor Swift
Capa do álbum Reputation / Créditos: Divulgação

Depois de um ano sem dar notícias, ela voltou com as redes sociais em branco e um novo projeto em mãos, marcando o começo de uma nova era. O primeiro single de Reputation foi Look What You Made Me Do, que se tornou o quinto hit da cantora a alcançar o primeiro lugar do Hot 100.

Lover (2019)

O sétimo álbum de Taylor Swift foi lançado no dia 23 de agosto de 2019, e foi o primeiro disco da cantora lançado pela Republic Records. Lover é diferente de tudo que Taylor já fez, com uma sonoridade mais pop e romântica.

Capa do álbum Lover, de Taylor Swift
Capa do álbum Lover / Créditos: Divulgação

O álbum contou com três singles que vieram acompanhados de clipes incríveis e super coloridos. São eles:

A evolução de Taylor Swift 

Estamos todos ansiosos por aqui aguardando o lançamento de Lover, e você? Enquanto espera, que tal ouvir a Evolução da Taylor Swift e já ficar bem atualizado para o novo álbum?

Playlist A Evolução de Taylor Swift

Curte pop? Então confira também esses posts: