Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Álbuns que fazem 50 anos em 2022: clássicos que marcaram gerações

Álbuns · Por Ana Paula Marques

19 de Agosto de 2022, às 12:00

Você sabia que muitos dos álbuns que fazem 50 anos em 2022 se tornaram verdadeiros clássicos atemporais que marcaram a história e influenciaram diferentes gerações?

Mesmo depois de cinco décadas, esses discos continuam cativando novos ouvintes e surpreendendo os antigos fãs, seja por suas letras sempre atuais, suas melodias inovadoras ou pelo conjunto da obra.

A lista inclui clássicos do rock, como David Bowie e Rolling Stones, ícones da MPB, incluindo Elis Regina, Milton Nascimento e Lô Borges, e outros grandes nomes da música nacional e internacional.

Que tal conhecer um pouco mais sobre os discos mais incríveis que viraram cinquentões em 2022? 

22 grandes álbuns que fazem 50 anos em 2022

Idade é só um número, mas os álbuns que fazem 50 anos em 2022 provam que, quando a música é boa, o disco envelhece como vinho.

Esses trabalhos refletiram em movimentos políticos e sociais, diferentes gêneros musicais, como MPB, rock e samba, e em praticamente todos os cantos do globo. 

Por isso, listamos 22 dos discos que chegaram à marca dos 50 anos para que você possa conhecer, relembrar, se inspirar e compartilhar com os amigos! Veja só!

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars — David Bowie

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, considerado obra-prima de David Bowie é um dos álbuns que fazem 50 anos em 2022. O álbum narra a história de um alienígena rockstar que encontra um cenário desolador ao chegar à Terra.

Clube da Esquina — Milton Nascimento e Lô Borges

Um dos melhores discos da história também está entre os álbuns que fazem 50 anos em 2022: Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges, inovou ao trazer compassos em cinco tempos e referências a ritmos africanos, como a congada.

Vol. 4 — Black Sabbath

Quarto disco de estúdio do Black Sabbath, Vol. 4 é considerado um dos melhores discos de rock dos anos 1970 e mostra as primeiras experimentações sonoras do grupo, com letras reflexivas a respeito de drogas, angústias e frustrações.

Rock dos anos 70: relembre 12 músicas inesquecíveis 

Transa — Caetano Veloso

Transa é um dos clássicos álbuns que fazem 50 anos em 2022 por sua sonoridade transgressora, misturando influências britânicas e brasileiras para marcar de vez a carreira de Caetano Veloso.

Caravanserai — Santana

Em sua versão mais introspectiva, Carlos Santana leva sua guitarra por uma jornada no jazz fusion em Caravanserai, um álbum que mostra o melhor do rock ‘n roll com um toque de suingue latino.

Acabou Chorare — Novos Baianos

Misturando influências da bossa nova, do rock e de ritmos nordestinos, os Novos Baianos se consagraram de vez com Acabou Chorare, um disco criado para resgatar o orgulho pela música brasileira em um contexto de governo militar.

Exile On Main St. — The Rolling Stones

Para provar que The Rolling Stones não tem medo de ousar, a banda apresenta em Exile On Main St. influências de jazz, rock clássico e até country. Não é coincidência que o álbum ficou marcado como o mais criativo do grupo britânico.

Expresso 2222 — Gilberto Gil

Gilberto Gil engrossa a lista de álbuns que fazem 50 anos em 2022 com seu Expresso 2222, que combina influências estrangeiras à sonoridade tropicalista: reflexo do exílio do cantor na Inglaterra e de seu pleno amadurecimento musical.

Young, Gifted and Black — Aretha Franklin

A música que dá nome ao disco Young, Gifted and Black, de Aretha Franklin, é considerada uma das maiores obras-primas da carreira da cantora: o trabalho rendeu à artista o topo das paradas e o Grammy de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B.

Machine Head — Deep Purple

Sexto álbum de estúdio do Deep Purple, Machine Head liderou as paradas musicais até meses depois de seu lançamento e foi eleito um dos discos mais pesados da história pela revista Q, em 2001.

Elis — Elis Regina

Gravado em parceria com Roberto Menescal e César Camargo Mariano, Elis ficou marcado como o primeiro álbum que trouxe o clássico Águas de Março, de autoria de Tom Jobim, nos vocais impecáveis de Elis Regina.

No Secrets — Carly Simon

O álbum No Secrets sedimentou o nome de Carly Simon entre os gigantes da música. O álbum liderou as paradas e se tornou mundialmente apreciado por seu single mais bem-sucedido, You’re So Vain, maior hit da carreira da cantora.

Honky Château — Elton John

Para a Rolling Stone, Honky Château é um dos 400 melhores álbuns de toda a história. A obra marca a transição musical de Elton John para o rock e traz clássicos como Rocket Man.

A Dança da Solidão — Paulinho da Viola

Paulinho da Viola recebeu valiosas colaborações de Cartola, Nelson Cavaquinho e outros ícones da música brasileira em seu álbum A Dança da Solidão, que vai do samba ao bolero com letras sobre nostalgia e amor.

Talking Book — Stevie Wonder

Stevie Wonder também está na lista dos álbuns que fazem 50 anos em 2022 com seu Talking Book, que rendeu ao astro seu primeiro Grammy de Melhor Performance Pop Vocal Masculina e deu início ao que se considera o período clássico do cantor.

School’s Out — Alice Cooper

Alice Cooper navega entre momentos de doçura e agressividade em School’s Out, que mostra suas experimentações mais coesas de toda a carreira. O disco fez ainda mais sucesso por oferecer roupas íntimas de brinde para os fãs.

Tim Maia — Tim Maia

O álbum Tim Maia é considerado um dos menos inspirados do artista, que vivia um turbulento período em sua vida pessoal nos meses que antecederam o lançamento, mas ainda traz faixas atemporais, como Já Era Tempo de Você.

Harvest — Neil Young

Quarto álbum solo de Neil Young, Harvest foi inspirado pela participação do cantor em um programa de TV apresentado por ninguém menos que Johnny Cash, levando a experimentações com folk, country e rock.

Got to Be There — Michael Jackson

Cinquenta anos atrás, Michael Jackson lançava seu primeiro álbum de estúdio, Got To Be There, que marcou o começo de sua carreira solo pela Motown Records após a dissolução do Jackson’s Five.

Thick as a Brick — Jethro Tull

Quinto álbum da banda Jethro Tull, Thick as a Brick conta uma história baseada em um poema escrito por um menino fictício e, teoricamente, não tem transições: todas as músicas tocam ininterruptamente, como uma única grande canção.

Obscured By Clouds — Pink Floyd

Antecessor do clássico The Dark Side of the Moon, Obscured By Clouds foi gravado para a trilha sonora do filme francês La Vallée e apresenta pela primeira vez elementos que ficariam marcados entre as principais influências da banda.

Foxtrot — Genesis

Escrito durante o verão de 1972, o álbum Foxtrot, do Genesis, traz o lado mais experimental da banda e sua música mais longa, Supper’s Ready, que tem impressionantes 23 minutos de duração.

Alô, nostalgia! Conheça os hits do passado

Gostou de conhecer os melhores álbuns que fazem 50 anos em 2022? Você vai gostar ainda mais de viajar no tempo com clássicos que continuam atemporais.

Os hits do passado que voltaram com tudo vão te levar em uma jornada nostálgica com grandes artistas, como Pitty, Fergie, Racionais MC’s e muitos outros!