Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Where Is the Love?, do Black Eyed Peas: conheça o significado

Conheça o significado de Where Is The Love?, do Black Eyes Peas, canção de protesta contra guerras e injustiças sociais.

Analisando letras · Por Érika Freire

29 de Novembro de 2023, às 12:00

Uma das músicas mais bem-sucedidas do Black Eyed Peas, Where Is the Love? foi lançada em 2003, no terceiro álbum do grupo, Elephunk

Na época, o grupo californiano formado por will.i.am, Apl.de.ap e Taboo contava ainda com Fergie em sua formação, que acabou deixando o projeto em 2017. 

Black Eyed Peas
Créditos: Divulgação

Misturando hip hop, R&B e música eletrônica, o Black Eyed Peas recebeu indicações ao Grammy Awards por conta de Where Is the Love?, uma música de protesto contra o teorrismo e a discriminação que questiona Onde Está o Amor?

Quer entender melhor o significado: Where Is the Love?, do Black Eyed Peas? Então vem com a gente conferir tudo sobre o hit. 

Where Is the Love?, do Black Eyed Peas: o significado de um hit atemporal

Composta por Will.I.am, Taboo, Apl.de.ap e Justin Timberlake, o significado de Where Is the Love?, do Black Eyed Peas, tem como pano de fundo os atentados terroristas de 11 de setembro.

A letra aborda as injustiças, o sofrimento, a violência e o preconceito racial, nos levando a refletir sobre o que estaria acontecendo no mundo. Embora tenha sido composta há 20 anos, Where Is the Love? se tornou um hit atemporal. 

Afinal, é só olharmos as notícias de guerra e violência acontecendo no mundo por conta da intolerância e hipocrisia de líderes envolvidos. 

Presente no álbum Elephunk, a música é a última faixa do disco e contou com a participação de Justin Timberlake também na gravação. É ele quem canta o icônico refrão de Where Is the Love? 

Como foi lançada no mesmo ano da invasão do Iraque pelos Estados Unidos, alguns interpretam a letra também como um protesto pelo ocorrido. 

Porém, Where Is the Love? parece não se concentrar em um único evento, sendo assim uma música que denuncia diversos males sociais, como racismo, terrorismo, discriminação, lucro acima de vidas e faz principalmente uma crítica à hipocrisia do governo dos EUA.

A música se tornou a primeira do grupo a chegar no Top 10 americano, conquistado a 8ª posição. Além disso, Where Is the Love? foi indicada ao Grammy Awards nas categorias Gravação do Ano e de Melhor Rap/Sung Colaboração. 

Nova versão 

Em 2020, o Black Eyed Peas lançou uma nova versão do hit com a participação de Jennifer Hudson. Com versos novos, a nova versão mantém o refrão da gravação original e o videoclipe mostra alguns trechos do discurso de Joe Biden. 

Famosos como Justin Timberlake, Usher, Jaden Smith, Kendall Jenner e Olivia Munn também aparecem no vídeo da nova versão, que teve como objetivo falar de conflitos mais recentes e fazer um apelo para restaurar a humanidade e a decência no país, após o período difícil do governo Trump. 

Análise de trechos de Where Is the Love? 

O significado de Where Is the Love?, do Black Eyed Peas, é compreendido através de uma letra pacifista, que lança luz sobre os efeitos nocivos das guerras, do terrorismo, do racismo e de outras injustiças que ocorrem no mundo todo. 

Nos primeiros versos, a letra apresenta uma reflexão sobre o que estaria acontecendo com o mundo. O ponto de interrogação é o símbolo utilizado inclusive no clipe de Where Is the Love?

Cena do clipe de Where is the Love, do Black Eyed Peas
Créditos: Divulgação

Logo nas cenas iniciais, protestantes correm pelas ruas colando cartazes com a interrogação. Ela simboliza as diversas questões presentes ao longo da letra, demonstrando o quanto pode ser incompreensível, como se estivesse além da capacidade humana, entender as adversidades do mundo. 

Sem poupar grandes instituições americanas, a letra tece críticas e sugere a presença de terroristas também na CIA e condena a Ku Klux Klan, organização supremacista fundada na segunda metade do século XIX.

What’s wrong with the world, mama?

O que está errado com o mundo, mãe?

People living like they ain’t got no mamas

Pessoas vivendo como se não tivessem mães

I think the whole world’s addicted to the drama

Acho que o mundo inteiro está viciado no drama

Only attracted to things that’ll bring you trauma

Apenas atraídos por coisas que te trazem trauma

Overseas, yeah, we’re trying to stop terrorism

No exterior, sim, nós estamos tentando parar o terrorismo

But we still got terrorists here living

Mas ainda temos terroristas vivendo aqui dentro

Apelo a favor do amor 

Embora a letra seja incisiva ao chamar a atenção pelas maldades proferidas por governantes responsáveis pela guerra, ela faz um apelo pela necessidade para amar ao próximo, não importa qual seja a raça e cultura

Amar e proteger apenas um povo só abre espaço para aumentar ainda mais o ódio e a discriminação. O Black Eyed Peas trouxe a multiculturalidade no clipe de Where Is the Love? com crianças de diferentes culturas cantando. 

But if you only have a love for your own race

Mas se você só tem amor pela sua própria raça

Then you only leave space to discriminate

Então só sobra espaço para discriminar

And to discriminate only generates hate

E discriminação só gera ódio

Compreender o outro 

Em diversos trechos da letra, podemos observar o tom de manifesto de Where Is the Love?, como se a ideia principal dos compositores fosse fazer com que as pessoas acordassem. Até quando vamos espalhar antipatia e agressividade? Até quando vamos nos deixar levar pela dificuldade de compreender o outro? 

É a falta de empatia que tem gerado tantas injustiças, como sugere a letra, que reforça ainda o cansaço e o desânimo diante da falta de união. 

Instead of spreading love, we spreading animosity

Ao invés de espalharmos amor, estamos espalhando hostilidade

Lack of understanding, leading lives away from unity

A falta de compreensão, afastando as pessoas da união

That’s the reason why sometimes I’m feeling under

É por isso que às vezes eu me sinto para baixo

Importância da fé

Embora demonstre preocupações e indignações por conta dos problemas gerados pelo racismo, pela guerra, intolerância e lucro acima de tudo, os versos de Where Is the Love? se mesclam com mensagens de fé e amor

No refrão, por exemplo, Justin Timberlake pede uma orientação ao Senhor para que envie alguma orientação dos céus sobre o que fazer. A gente se sente de mãos atadas diante dos conflitos globais, mas a música relembra que a conexão com algo maior pode ser uma alternativa. 

Em sintese, Where Is the Love? nos lembra da importância de sermos agentes de transformação, começando por nós mesmos. Propagar sempre o respeito, aceitar as diferenças e principalmente amar ao próximo e deixar de lado o egoísmo. 

Músicas que completam 20 anos em 2023

Gostou de conferir com a gente o significado de Where Is the Love?, do Black Eyed Peas?

A gente te convida para mais uma viagem: vamos relembrar grandes sucessos nessa lista especial que preparamos de músicas que completam 20 anos em 2023.

Músicas que completam 20 anos em 2023

Aproveite para ler: