Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 10 melhores músicas da nostálgica banda a-ha

Nostalgia · Por Érika Freire

31 de Março de 2020, às 12:00

Não tem como não se deixar levar pelo clima alegre, colorido e dançante dos anos 80. Até os nascidos na década de 90 volta e meia fazem uma viagem para ouvir os clássicos que marcaram um dos períodos mais importantes para a música pop.

Banda A-Ha
Créditos: Divulgação

E as canções do grupo a-ha estão entre elas, inclusive animando festas temáticas. Formada em 1982 pelos integrantes Paul Waaktaar-Savoy, Magne Furuholmen e Morten Harket, a banda fez muito sucesso com o clássico Take On Me que, de acordo com o vocalista Morten Harket, nem é música, é um ícone!

Logo no primeiro álbum, Hunting High And Low, lançado em 1985, já conseguiram conquistar os fãs ao alcançar o topo das paradas na Noruega, Estados Unidos e Reino Unido. 

Apesar das pausas na carreira, a banda hoje segue firme e é sempre bom relembrar as principais músicas do a-ha, aquelas que jamais poderiam faltar numa boa playlist. Bora conferir? 

As melhores músicas do a-ha 

Provavelmente você vai até se surpreender pela quantidade de hits que marcaram a carreira do a-ha. Algumas canções ficaram muito famosas por serem tocadas com frequência nas rádios, porém, nem todas a gente associava ao grupo. 

Veja só o que vem por aí: 

  • Take On Me
  • Hunting High And Low
  • Stay On These Roads
  • You Are The One
  • The Sun Always Shines On Tv
  • E muito mais!

Take On Me

A música que virou o maior sucesso do grupo, sendo até hoje reconhecida como uma das maiores canções da década de 80, não conquistou o seu lugar ao sol tão facilmente. 

Precisou de mudanças de gravadoras, viagens, novas roupagens e clipe para finalmente dar certo e ser reconhecida pelo mercado. 

Somente no Reino Unido, o single foi lançado três vezes e conquistou a posição 55 nas paradas, em 1985. Take On Me faz parte do primeiro álbum da banda, Hunting High And Low

Hunting High And Low

Canção que leva o nome do primeiro álbum, Hunting High And Low é aquele clássico costumeiro das rádios, sempre lembrada entre músicas mais marcantes dos anos 80. 

Lançada em 1986, foi uma das músicas mais tocadas do grupo em rádios, principalmente na Europa. 

Stay On These Roads

Stay On These Roads é uma daquelas canções que quando começa a tocar você pensa: nossa, eu lembro dessa música!!! A música faz parte do terceiro álbum, homônimo, lançado em 1988.

You Are The One

Canção mais animadinha, com os teclados característicos da banda, You Are The One é o quarto single do álbum Stay On These Roads e fala sobre um amor não correspondido. 

A letra foi composta pelo guitarrista Paul Waaktar e pelo tecladista Magne Furoholmen.

The Sun Always Shines On TV

O nome do grupo foi sugerido pelo tecladista Magne ao ler a palavra Aha em um caderno de anotações. A palavra quer dizer algo diferente, inusitado e novo. 

Os demais integrantes aprovaram e assim ficou. A música The Sun Always Shines On TV é mais um dos clássicos do a-ha, lançada em 1986. A canção ganhou versões remixadas, uma delas feita pelo DJ Space’C. 

I’ve Been Losing You

I’ve Been Losing You faz parte do álbum Scoundrel Days, de 86. A canção é super animada e dançante, apesar da letra falar sobre perdas. 

Early Morning

Mais um hit do a-ha, Early Morning é uma música de 1990, presente no álbum East Of The Sun, West Of The Moon

A banda aproveitou a apresentação no Rock in Rio II para gravar o videoclipe de Ealy Morning, com o Estádio do Maracanã lotado. 

Manhattan Skyline

Manhattan Skyline faz parte do álbum Scoundrel Days, e é mais uma daquelas baladinhas que marcou toda uma geração. 

A letra, que fala sobre uma despedida, foi composta por Paul Waaktaar. A canção começa tranquila, suave e depois tem uma mudança mais brusca para algo mais rock and roll. 

Cry Wolf 

A primeira faixa do lado B, a música Cry Wolf é outra canção muito importante da trajetória do a-ha. Com ritmo dançante, bem discoteca anos 80, Cry Wolf é mais uma que ganhou novas versões remixadas. 

Apesar da batida alegre, a letra fala sobre o assassinato de lobos ocorrido em uma aldeia na Noruega. 

Touchy

Touchy é o terceiro single do álbum Stay On These Roads e é considerada a canção mais alegre da banda. 

Talvez não apenas pelo ritmo, mas também pela fotografia do videoclipe, que mostra os integrantes em um resort de praia. O clipe foi gravado na França, nas cidades de Deauville e Paris.

Afinal, de que país é a banda a-ha?

A banda a-ha foi formada na Noruega, na capital Oslo, em 1982 e continua firme e forte com a mesma formação do início da carreira. O grupo fez alguma pausas para que os integrantes se dedicasse a projetos solos, mas nada disso abalou o trabalho do a-ha. 

Banda A-Ha
Créditos: Divulgação

O trio norueguês se tornou um fenômeno na década de 80, após o hit Take On Me conquistar as principais paradas de sucesso, mesmo depois do fracasso das duas tentativas anteriores. 

Em 2015, o a-ha fez uma grande apresentação no Rock in Rio e o seu show foi considerado um dos melhores do Palco Mundo. 

Agora, a banda da noruega volta ao Brasil em setembro, com a turnê de comemoração dos 35 anos do disco Hunting High And Low com show marcados em Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. 

A-Ha atualmente
Créditos: Divulgação

E para quem é fã do a-ha, fique atento, pois este ano tem previsão de lançamento do documentário sobre a trajetória da banda, com produção de Thomas Robsahm e Aslaug Holm.

Os anos 80 são eternos! 

A década que revolucionou a história da música pop sempre merece ser lembrada com carinho e muita nostalgia.

Agora que você já relembrou as melhores músicas do a-ha, continue com a gente relembrando 25 músicas internacionais que marcaram os anos 80!

Músicas internacionais dos anos 80