Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Pagodes antigos: 16 clássicos para relembrar o melhor do gênero

Confira os melhores pagodes antigos, para matar a saudade dos clássicos dos anos 90!

Nostalgia · Por Renata Arruda

31 de Março de 2023, às 16:50

Vamos dizer a verdade: quem consegue ficar parado quando os famosos pagodes antigos tocam? Durante a década de 90, o gênero derivado do samba de raiz tomou conta das rádios e TVs de todo o Brasil com suas letras românticas e ritmo contagiante.

Grupos como Exaltasamba, Katinguelê, Raça Negra e Só Pra Contrariar emplacaram hits tão estrondosos que até quem torcia o nariz pra esse estilo musical sabia cantar pelo menos os refrãos de cor.

Para você relembrar o que bombou na época, listamos os melhores pagodes antigos que fizeram sucesso. Continue a leitura e confira a lista!

A origem e a ascensão do pagode romântico

Surgido nas periferias de São Paulo, o pagode dos anos 90 bebeu de fontes que iam desde lendas do samba, como Fundo de Quintal, Beth Carvalho e Arlindo Cruz, até grandes nomes da música negra norte-americana.

Marvin Gaye e The Jackson 5 são algumas das referências dos músicos, que inovaram trazendo passinhos ensaiados, efeitos especiais e figurinos idênticos para suas apresentações.

Além da novidade estética, os grupos de pagode antigos também foram os responsáveis por inserir nas canções instrumentos que não eram comuns no samba tradicional, como o teclado e o saxofone.

Em pouco tempo, as músicas deixaram de ser criadas nas rodas de samba e passaram a ser produzidas nas gravadoras. Foi assim que surgiu o chamado pagode romântico.

O sucesso foi instantâneo. Para onde quer que se olhasse, lá estavam os artistas, com seus trajes combinados e sorrisos maliciosos.

De programas de televisão a revistas especializadas, o pagode estava em todas, conquistando o público com seus cavaquinhos acelerados e versos grudentos.

Música que atravessou décadas

Provando que a música não era descartável, o gênero atravessou décadas e hoje está mais firme do que nunca.

Um exemplo é o Amigos do Pagode 90, projeto liderado por Salgadinho, ex-Katinguelê, que reúne vocalistas de grupos de pagode que fizeram sucesso naquela década, como Chrigor, Márcio Art e Netinho de Paula.

Nos shows, só os maiores clássicos. Imperdível!

Pagodes antigos: 16 sucessos que marcaram a época

Descubra quais foram os melhores pagodes de todos os tempos, que marcaram o gênero com irreverência e romantismo!

Me Apaixonei Pela Pessoa Errada — Exaltasamba

Quem nunca teve um amor não correspondido? Muita gente se identificou com os versos:

Eu me apaixonei pela pessoa errada

Ninguém sabe o quanto que eu estou sofrendo

Me Apaixonei Pela Pessoa Errada foi a mais tocada do Brasil no início de 1999 e ainda permanece atual. Um hino é um hino!

Depois do Prazer — Só Pra Contrariar

Fica dentro do meu peito sempre uma saudade, diz o refrão da canção que muita gente ouviu na fossa.

Grande sucesso de 1997, Depois do Prazer é a faixa de abertura do álbum Só Pra Contrariar, quarto trabalho do grupo que, na época, era liderado por Alexandre Pires.

O álbum vendeu mais de 3 milhões de exemplares e é um dos mais vendidos do país.

Recado À Minha Amada (Lua Vai) — Katinguelê

Recado À Minha Amada é o título original da música que ficou conhecida como Lua Vai, um dos vários hits-chiclete do Katinguelê nos anos 90. Clássico dos corações apaixonados. 💖

Beijo Geladinho — Negritude Junior

Eu quero é mais amar você

Pra nunca mais te esquecer

Quem não lembra desse hit do Negritude Junior?

Beijo Geladinho ganhou novo arranjo de seu compositor, Netinho de Paula, e foi incluída na trilha sonora da novela A Dona do Pedaço.

É Tarde Demais — Raça Negra

Um dos principais nomes de pagode dos anos 90, o Raça Negra é dono de várias pérolas que continuam fazendo sucesso até hoje.

Em 1995, o grupo chegou a figurar no Guinness Book com É Tarde Demais, que apareceu como a música mais tocada em um único dia no mundo inteiro.

Temporal — Art Popular

Essa toca o coração de qualquer um! Uma das baladas mais românticas do pagode, Temporal fala sobre o fim de um grande amor.

O verso você reclama do meu apogeu costuma deixar muita gente intrigada, mas a explicação é simples: o apogeu significa a grande distância entre o casal. É para cantar chorando. 😢

Tô Legal — Grupo Raça

Com mais de 30 anos de estrada, o Grupo Raça é consagrado como Patrimônio Histórico Cultural do Samba no Brasil. Tô Legal consolou muitos corações partidos, em 1993, com os versos:

Tô legal

Apesar disso tudo, eu tô legal

Vou pensar no futuro, eu tô legal

É o meu coração que diz

Derê — Soweto

Quem é que não fica animado quando ouve Derê! Derererê! Dererererê! e ainda bate palminha no meio?👏

Lançada em 1997, Derê é uma joia do Soweto e uma das faixas responsáveis por alavancar o sucesso de Belo, vocalista do grupo na época.

Pela Vida Inteira — Kiloucura

Pela Vida Inteira estourou em 1999 e tornou o grupo Kiloucura famoso: além de figurar em novelas da Globo e da Record, a música chegou a alcançar as paradas das rádios de Portugal e Espanha.

Cilada — Molejo

Não tinha como terminar a lista sem citar este clássico do Molejão! Além de hit nos anos 90, Cilada foi redescoberta pelo público mais jovem em 2016, após comparações com o single Perfect Illusion, de Lady Gaga.

Não era para menos: em sua música, Lady Gaga canta It wasn’t love, it was a perfect illusion (veja a tradução), versos de desilusão amorosa bem parecidos com Não era amor, era cilada do grupo carioca. 😂

Marrom BomBom — Os Morenos

Marrom BomBom é uma música do grupo brasileiro de samba e pagode Os Morenos, lançada em 1994. A canção faz uma homenagem à beleza da cor marrom, em uma referência à cor da pele da mulher amada.

Com um refrão cativante e ritmo dançante, Marrom BomBom foi um grande sucesso na época de seu lançamento e se tornou um clássico do pagode e da música popular brasileira, sendo regravada por diversos artistas ao longo dos anos.

Telegrama — Exaltasamba

Lançada em 1996, Telegrama é uma música icônica do Exaltasamba. A letra fala sobre um amor que terminou de forma inesperada e o cantor pede para que a pessoa envie um telegrama, em uma esperança de reatar a relação.

A canção se tornou um grande sucesso na época de seu lançamento e é lembrada como um dos maiores sucessos do grupo.

Inaraí — Katinguelê

Inaraí, de 1998, é uma música animada do grupo de pagode Katinguelê, que convida o ouvinte a dançar e se divertir ao som do ritmo contagiante do pagode.

A letra é uma homenagem à personagem Inara, a musa da canção, e é uma das mais conhecidas do Katinguelê, sendo sempre lembrada como uma canção que transmite muita energia e animação.

Tô Te Filmando (Sorria) — Os Travessos

Sucesso do ano 2000, Tô Te Filmando foi um grande hit na época de seu lançamento. A letra da música é uma brincadeira em forma de declaração de amor, em que o cantor fala que está filmando a pessoa amada e que ela não pode escapar do seu amor.

Essa Tal Liberdade — Só Pra Contrariar

Essa Tal Liberdade, de 1994, fala sobre o fim de um relacionamento amoroso em que o cantor tenta superar um término do qual se arrepende, mas ainda sente a falta da pessoa amada. Certamente, é um dos pagodes antigos mais tocados!

Cigana — Raça Negra

Cigana fala sobre um amor intenso e inesquecível por uma mulher cigana, que desperta no cantor uma paixão profunda e avassaladora.

A música é considerada uma das mais populares do Raça Negra e do gênero pagode, sendo um clássico do repertório musical brasileiro.

Que tal ouvir mais?

Quer relembrar mais pagodes antigos que animaram as festinhas e marcaram muitos relacionamentos? Vem curtir as melhores playlists de pagode para ouvir e se divertir!

Playlists de pagode

Você também pode gostar: