Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça 12 hits do passado que voltaram com tudo

Nostalgia · Por Camila Fernandes

22 de Julho de 2022, às 12:00

Dizem por aí que uma moda nunca morre de verdade. De tempos em tempos, um estilo de roupa do passado volta às passarelas, às telinhas e, claro, às ruas. Ousamos dizer que essa regra não é válida apenas para roupas, acessórios e penteados, afinal, como bem disse Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Brincadeiras à parte, a regra dos comebacks é muito aplicável às músicas. São vários os hits do passado que voltaram às paradas depois de anos de esquecimento, e às vezes acabaram fazendo um sucesso maior do que no lançamento. 

A maior prova disso são os covers que se tornam mais populares que a versão original, a ponto de ninguém saber mais que são covers.

Vai dizer que você não tem nenhum sucesso que não sai da sua playlist, e que foi lançado originalmente antes de você nascer? Se você pensa que não, é hora de descobrir o contrário. Vem com a gente conferir os hits do passado que voltaram com tudo!

Hits do passado que voltaram com tudo: músicas que bombaram no TikTok

Todo mundo já sabe que o TikTok é uma fábrica de novos hits. O que viraliza por lá vira sucesso na certa, e vários cantores iniciantes já ficaram conhecidos depois de terem trechos de músicas dando som aos mais inusitados desafios do app

Mas não são só os últimos lançamentos que dominam o TikTok — vários hits do passado também já ganharam destaque por lá. Olha só! 

Dreams — Fleetwood Mac

Tudo começou quando o 420doggface208, um tiktoker como outro qualquer, postou um vídeo andando de skate e bebendo suco de uva. A partir daí, foram vários vídeos de pessoas andando de skate, patins, carro, empilhadeira… e consumindo as mais variadas bebidas. 

Assim renasceu a música Dreams, lançada originalmente em 1977 pela banda anglo-americana Fleetwood Mac.

Fergalicious — Fergie

Quando a Fergie lançou seu single mais recente, nós ainda nem sabíamos o que era o TikTok. Mesmo assim, a batida eletrônica nas músicas da cantora são perfeitas para as dancinhas que dominam a rede social. 

Fergalicious, de 2006, foi uma das músicas de Fergie que voltou a fazer sucesso com o TikTok.

I’m Just a Kid — Simple Plan

Esse é provavelmente o desafio mais fofo da lista, e também um dos mais duradouros.

De tempos em tempos, os vídeos recriando fotos da  infância aparecem no feed do TikTok, sempre ao som de I’m Just a Kid, sucesso do Simple Plan lançado em 2009.

It’s Tricky — RUN-D.M.C

Mais uma música de 2009 na lista, a animada It’s Tricky, do grupo RUN-D.M.C, é tema dos famosos desafios de decide for your side, ou “escolha seu lado”, feito com os mais variados temas.

Conga — Gloria Estefan & Miami Sound Machine 

Lançada em 1985, Conga teve um novo momento de destaque em 2015, quando entrou para a trilha sonora do filme Alvin e os Esquilos, mas foi com o TikTok que a música viralizou de verdade. 

Vienna — Billy Joel

Você deve se lembrar de Vienna na trilha sonora do filme De Repente 30, de 2004. O que você provavelmente não sabe é que ela foi lançada muito antes disso, em 1977. 

Agora, mais de 40 anos depois, a música de Billy Joel viralizou dando som a vídeos de viagens e memórias que têm tudo a ver com a letra.

Estilo Cachorro — Racionais MC’s

Não são só as músicas em inglês que viralizam no TikTok. Apesar da limitação do idioma, várias músicas brasileiras já fizeram sucesso na rede. Uma delas é Estilo Cachorro, dos Racionais MC’s, que já tem 20 anos de lançamento.

Hits do passado que voltaram: covers que fizeram sucesso

Outra forma de ressuscitar um velho hit são as regravações, que dão vida nova à música e às vezes conseguem colocá-la entre os últimos lançamentos nas paradas de sucesso. 

Existem desde aqueles cantores que fazem novas versões das músicas, dando um toque pessoal e até mesmo um novo estilo, até aqueles que regravam exatamente igual à versão original. Não existe uma regra para o resgate de um hit, mas o fato é que funciona. Dá só uma olhada nesses covers!

Vamos Fugir — Skank

Para abrir a lista, uma música que se tornou marca registrada do Skank, mas que, na verdade, foi lançada em 1984 por Gilberto Gil e Liminha. O Skank regravou Vamos Fugir 20 anos depois, em 2004.

Dê Um Rolê — Pitty

Dê Um Rolê foi gravada pela Pitty para a trilha sonora da novela Rock Story, e acabou fazendo sucesso na voz da cantora. A versão original, porém, é dos Novos Baianos, gravada em 1997.

É Preciso Saber Viver — Titãs

É Preciso Saber Viver não é bem um retorno ao sucesso, já que a versão original e o cover foram gravados com apenas dois anos de diferença.

Na verdade, apesar de também ser conhecida na versão original de Erasmo e Roberto Carlos, foi com os Titãs que a música estourou.

Eva — Banda Eva 

Eva é a marca registrada e maior sucesso da Banda Eva, afinal, a música combina com a banda até no nome. Mas, na verdade, a primeira versão em português da música foi gravada pelo grupo Rádio Táxi em 1983, e essa ainda nem era a versão original. 

O verdadeiro “dono” da música é o cantor e compositor italiano Umberto Tozzi. 

Jolene — Miley Cyrus 

Miley Cyrus é bem conhecida pelos bons covers. A cantora gosta de incluir músicas de outros artistas em seus shows, e suas regravações fazem sucesso. Jolene, que muita gente pensa que é da Miley, na verdade é da cantora country Dolly Parton.

Ativando o modo nostalgia

Relembrar os sucessos do passado sempre traz uma nostalgia boa, né? Seja nas versões originais, covers, remixes ou nos trechinhos que viralizam no TikTok, bons hits merecem sempre ser lembrados.

Para continuar curtindo a vibe nostálgica, vem conferir 14 playlists para viajar no tempo!

Playlists nostálgicas

Outros posts que você vai curtir: