Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 15 melhores músicas de Zeca Pagodinho, ícone da cultura popular

Listas musicais · Por Érika Freire

19 de Setembro de 2020, às 12:00

Se tem um artista que define muito bem a cultura popular do Brasil é o Zeca Pagodinho. Ele representa a alegria, o samba e a cervejinha gelada que faz todo mundo se sentir em casa 😉

Zeca Pagodinho
Créditos: Divulgação

O nosso querido Jessé Gomes da Silva Filho, o Zeca Pagodinho, domina bem essa arte. Não é à toa que se tornou um dos sambistas mais conhecidos da música brasileira, não apenas pelo talento, mas pela simplicidade.

Nascido no Rio de Janeiro, Zeca começou na música quando participava das rodas de samba de Irajá e Del Castilho.

De bermuda e chinelo, seu traje preferido, o cantor e compositor defende o samba cantado na palma da mão, com irreverência e improvisação.

O jeito despojado fez dele o queridinho do Brasil, e nada melhor do que a gente lembrar alguns de seus maiores sucessos.

As melhores músicas de Zeca Pagodinho 

Bora sambar com essa seleção especial das melhores do Zeca Pagodinho:

Deixa a Vida Me Levar

Quem aí se identifica com esse lema que virou hit na boca dos brasileiros? 🙋‍♀️

Deixa a Vida Me Levar, um dos maiores sucessos de Zeca, foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira. 

A canção foi composta por Eri Do Cais e Serginho Meriti e está presente no disco De Santo Amaro a Xerém.  

Mais Feliz

Composição de Paulinho Rezende e Toninho Geraes, Mais Feliz é um samba gostosinho que fala sobre uma relação amorosa que dá tão certo que até o personagem duvida se, na verdade, não está sonhando.    

Esta paixão entre nós dois é coisa lá Deus
Cuida de mim, porque você é o mais real dos sonhos meus

Aquilo Que Era Mulher

Zeca parece mesmo ser um grande admirador das mulheres. Em Aquilo Que Era Mulher, a letra brinca com o fato do cara ter perdido um partidão, que fazia tudo por ele, enquanto ele só sabia chegar em casa doidão.  

Ogum

Ogum é uma música composta por Claudemir e Marquinhos PQD. Zeca divide o vocal de Ogum em uma parceria com o incrível Jorge Ben Jor. A canção fala sobre o guerreiro valente e mensageiro da paz, Ogum.

Eu sou descendente Zulu
Sou um soldado de Ogum
Um devoto dessa imensa legião de Jorge
Eu sincretizado na fé
Sou carregado de axé
E protegido por um cavaleiro nobre

Confira as melhores músicas de Jorge Ben Jor

Verdade

Linda composição criada por Carlinhos Santana e Nelson Rufino, Verdade é um grande sucesso de Zeca Pagodinho, faz parte do disco Deixa Clarear, lançado em 1996. A letra fala da alegria de descobrir um amor verdadeiro.  

Maneiras

Patota de Cosme é o nome do segundo disco de Zeca, lançado em 1987, e nele está presente a música Maneiras, um dos maiores hits de sua carreira, composta por Sylvio Da Silva.

A letra diz muito sobre a personalidade do próprio Zeca e não pode faltar naquele churrasco da família.  

Se eu quiser fumar, eu fumo
Se eu quiser beber, eu bebo
Eu pago tudo que eu consumo
Com o suor do meu emprego

Quando a Gira Girou

Quem disse que samba não pode ser acústico? Zeca lançou seu disco Acústico MTV em 2006 e fez a versão de Quando a Gira Girou, música composta por Claudinho Guimarães e Serginho Meriti.  

Minha Fé

Minha Fé é uma composição de Murilão Da Boca Do Mato e fala sobre religiosidade, enaltecendo Ogum, Oxum e Xangô. A música faz parte do álbum de 1998, Zeca Pagodinho

Faixa Amarela

Toda festa que se preze sempre rola as melhores de Zeca Pagodinho, e a música Faixa Amarela é uma delas. Presente no álbum Hoje é Dia de Festa, lançado em 1997, a canção é uma das mais populares da carreira do sambista. 

Seu Balancê

Seu Balancê faz parte do 10º disco da carreira de Zeca, lançado em 1998. A música foi composta por Paulinho Rezende e Toninho Geraes e brinca com o feitiço da sereia, comparando com a mulher que encantou o personagem. 

O Sol Nascerá (A Sorrir) 

Zeca regravou esse clássico de Cartola, O Sol Nascerá, que foi composta pelo sambista em 1961 em sua casa, que vivia cheia de amigos.

Lama Nas Ruas

Música de 1986 fruto de uma parceria entre Almir Guineto e Zeca Pagodinho, Lama Nas Ruas tem uma sonoridade mais leve e letra poética.

A canção faz parte do disco em que Almir Guineto gravou reunindo grandes músicos, como Zeca Pagodinho, Adalto Magalha, Beto Sem Braço, Guará da Empresa e Luverci Ernesto.

Ser Humano

Ah, esse Zeca anima a gente, né? Suas canções trazem temáticas alegres, otimistas e com Ser Humano não é diferente. A canção fala sobre a essência das pessoas, que na maioria das vezes estão dispostas a fazer o bem. 

Essa vontade de quem vai vencer na vida
Eu tô com Deus e sei que Deus está contigo
Teu coração não cabe dentro do teu peito
Que está lotado transbordando de amigos

O Penetra

Todo mundo deve conhecer alguém que entra nas festas sem ser convidado e come tudo o que vê pela frente. É sobre esse sujeito que a música O Penetra fala, abordando o tema de forma muito engraçada, bem ao estilo de Zeca Pagodinho. 

Vou Botar Teu Nome Na Macumba

Composição de Dudu Nobre e Nei Lopes, Vou Botar Teu Nome Na Macumba é mais um daqueles grandes sucessos na voz de Zeca Pagodinho. A música faz parte do álbum Samba Pras Moças, lançado em 1995. 

Eu vou botar
Teu nome na macumba
Vou procurar uma feiticeira
Fazer uma quizumba
Pra te derrubar

Samba: como tudo começou? 

Muito bom relembrar os maiores sucessos de Zeca Pagodinho, né? Que tal agora conhecer melhor a história do samba, nosso patrimônio cultural

História do samba