Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

10 músicas para dar boas-vindas ao outono

Listas musicais · Por Rannyson Mykael

20 de Março de 2024, às 13:00

Você é do tipo de pessoa que associa músicas ao clima atual? Existem canções perfeitas para ouvir em dias chuvosos, em um cenário bem tranquilo e melancólico, mas com a chegada do outono a pegada é completamente diferente.

O outono é uma estação que fica no meio termo entre verão e inverno e carrega uma energia bem leve e pacífica, por isso costuma ser a favorita de muitas pessoas. Para quem não é muito fã de frio ou calor, o outono é a época perfeita do ano. 

Além disso, o outono também costuma ser associado à ideia de renovação, já que é o momento em que as folhas das árvores começam a cair para abrir espaço para a nova folhagem. Hora de deixar as coisas antigas partirem e receber o que há de novo para você.

Mas e na música, como tudo isso pode ser percebido? Preparamos uma seleção perfeita que associa a estação do ano a produções incríveis. Continue lendo e confira!

Músicas de outono

Tanto no cenário nacional quanto internacional, vários artistas contam histórias que se relacionam com o outono de alguma forma, principalmente as que têm uma carga emocional maior por trás.

São músicas perfeitas para entrar no clima da nova estação e aproveitá-la do jeito certo. E que tal começar pelo hino oficial do outono?

Outono — Djavan

Em Outono, Djavan comprova mais uma vez o seu lugar como um dos maiores compositores da MPB. Com uma letra sensível e romântica, o artista descreve a pessoa amada através de uma relação com o outono: sedução, frenesi e uma pele que aquece.

Além da versão solo, Outono também já foi gravada com uma parceria belíssima entre Djavan e o trio Melim. As vozes se encaixam de um jeito tão sensível que tem um toque ainda mais especial. Fica a recomendação!

All Too Well — Taylor Swift

A história de All Too Well fala sobre término e lembranças que permanecem depois de muito tempo. Há uma associação muito forte ao outono, já que momentos importantes do relacionamento aconteceram justamente nesta estação, como Taylor canta:

Autumn leaves falling down like pieces into place 

Folhas de outono caindo como peças em seus devidos lugares

And I can picture it after all these days

e eu consigo lembrar desta cena, mesmo depois de todos esses dias

Autumn Leaves — do Eric Clapton

Autumn Leaves é mais um caso de música que usa o outono como metáfora para descrever uma situação.

Eric Clapton canta sobre distanciamento usando a visão das folhas que caem das árvores durante a estação e relembra as sensações de vazio e saudade que ficam.

As Quatro Estações Sandy e Júnior

Não tinha como deixar As Quatro Estações de fora, né? Falar sobre a chegada do outono desperta imediatamente a lembrança de trocar a capa do CD da dupla para a combinar com a estação. E como eles mesmos cantam:

No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal

Só não cai o meu amor, pois não tem jeito, é imortal

Outono — Chimarruts

Outono é uma música reflexiva que, assim como All Too Well, fala sobre término e uma dor que parece ser infinita.

No entanto, o outono aparece como a oportunidade de superar ciclos e ver as mágoas indo embora, assim como as folhas das árvores também vão.

Guarde Com Você — Gabriel Elias

Guarde Com Você faz parte do EP Outono de Gabriel Elias, um projeto composto apenas por músicas que combinam com a estação.

É uma música melancólica sobre a dificuldade de deixar alguém que amamos, mas traz uma dose de esperança, afinal, tudo passa.

Tardes de Outono — Rosa Tattooada

Quem disse que outono não combina com rock? Tarde de Outono traz essa mistura tão interessante!

O som da guitarra é mais leve e reconfortante, então definitivamente é uma ótima recomendação para quem quer receber a estação em grande estilo.

we fell in love in october — girl in red

we fell in love in october consegue traduzir exatamente as sensações que combinam com o outono: felicidade, aconchego e amor. A música é uma grande declaração sobre estar apaixonado por alguém e sobre como todas as coisas ao redor parecem ser mais especiais.

Inclusive, a música em inglês de girl in red traz uma variação do termo “outono”. Normalmente a estação é chamada de “autumn”, mas em we fell in love in october vem como “fall”:

We fell in love in October, that’s why I love fall

Nós nos apaixonamos em outubro, por isso eu amo o outono 

You’ve Got a Friend — Carole King

You’ve Got a Friend é quase uma versão internacional de As Quatro Estações. A música cita inverno, primavera, verão e outono para falar sobre uma amizade que está presente em todos os momentos, seja lá qual for a estação, e lembra muito a canção de Sandy e Júnior.

Mañana de Otoño — El Otro Yo

Mañana de Otoño fecha com chave de ouro a lista de músicas para ouvir no outono.

A canção tem uma vibe rock alternativo perfeita para quem quer fugir do óbvio e descobrir uma banda incrível, como é o caso de El Otro Yo. Leve e emotiva na medida certa!

Canções para ouvir no inverno

Agora que você já tem uma lista incrível de músicas para ouvir quando o outono chegar, já fomos mais rápidos e preparamos uma seleção com canções para ouvir no inverno também! Todas são perfeitas para ouvir bem agasalhado e dançar pela casa de leve.

Músicas para ouvir no frio

Leia também: