Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

MCs de batalhas de rimas: os maiores nomes das disputas

Conheça alguns dos nomes de MCs maior destaque nas batalhas de rima!

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

20 de Abril de 2024, às 12:00

Você já ouviu falar em MCs de batalhas de rimas? Muitos dos principais nomes do rap e hip-hop brasileiro começaram suas carreiras nessas disputas freestyle que ocorrem por todo o país, conquistando nas ruas o respeito de seus pares. 

Essas batalhas, que já revelaram nomes como Djonga, Emicida e Xamã, foram o pontapé inicial da carreira de jovens estrelas da música brasileira, como Jotapê, Xamuel e Jhony, dando novos rumos à cena urbana do país.

Muitas vezes feitas em palcos improvisados e nos cantos menos iluminados das grandes cidades, as batalhas de rima são competições verbais que existem há décadas, mas vivem um renascimento nos últimos anos, conquistando ainda mais popularidade.

Como faziam décadas atrás, MCs e rappers se reúnem em praças, becos e clubes para testar suas habilidades verbais uns contra os outros, agora impulsionados pelas redes sociais e pela crescente visibilidade da cultura hip-hop.

Continue lendo para conhecer alguns artistas que viram nas batalhas de rima o ponto de partida para suas carreiras no mundo da música!

MCs de batalhas de rimas

Nas batalhas de rimas, MCs e rappers se enfrentam verbalmente, usando suas habilidades líricas e de improvisação para apresentar flows cativantes para o público presente. 

Geralmente, dois participantes se alternam para rimar sobre temas diversos, tentando superar o outro em criatividade, fluidez e originalidade. Cada rodada pode ter uma duração específica, e o vencedor é definido pela reação da plateia ou por um painel de jurados. 

O objetivo é não apenas rimar, mas também transmitir uma mensagem poderosa e cativante, enquanto se mantém o ritmo e a cadência da música que acompanha a batalha. 

Conheça alguns MCs de batalhas de rima que têm ganhado cada vez mais destaque!

Jotapê

O paulista Jotapê despontou no cenário nacional do rap por meio de suas rimas afiadas nas batalhas de Guarulhos. O artista se apaixonou pelo ritmo ao assistir, ainda criança, às disputas de Emicida e não demorou a se jogar de cabeça no freestyle.

Ele foi consagrado campeão da Batalha da Matriz em sua primeira tentativa, aos 14 anos, e já disputou em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Hoje, Jotapê ostenta mais de 1,2 milhão de seguidores no Instagram e mais de 220 mil inscritos no YouTube.

Guri

Aos 27 anos, Guri ganhou renome no meio do rap após se destacar no Batalha da Aldeia, um dos maiores canais do YouTube dedicados a disputas de rimas, com seu freestyle afiado. 

Natural de São Paulo, o artista é formado em design gráfico e pós-graduado em cinema, já teve uma carreira no boxe e hoje acumula uma base crescente de seguidores nas redes sociais, chegando a quase meio milhão apenas no Instagram.

Prado

Outro nome que explodiu graças ao canal Batalha da Aldeia, Prado é um artista de 20 anos que ganhou respeito entre seus pares com beats agressivos e um flow surpreendentemente rápido, tal qual sua ascensão meteórica no cenário do rap brasileiro.

Originário da Zona Norte de São Paulo, o rapper já tem mais de 300 mil seguidores, vários singles lançados e já colaborou com nomes como 1Kilo e o colega das batalhas MC Jhony.

Neo

Maranhense radicado no Rio de Janeiro, Neo começou sua carreira improvisando rimas no metrô carioca até bombar nas redes sociais e ser notado pelos organizadores da Batalha da Aldeia e da Batalha do Coliseu.

Hoje, o rapper é bicampeão estadual de rima no Rio, já ganhou mais de 100 batalhas e foi o vice-campeão do campeonato nacional em 2023, despontando como grande aposta do rap nos próximos anos.

Barreto

Atual campeão capixaba da batalha de rima, MC Barreto é um rapper paulista de 21 anos que ganhou notoriedade por sua destreza nos momentos “fatality”: momentos decisivos nas batalhas de flow.

O artista tem conquistado cada vez mais respeito entre seus colegas de profissão e vive uma ascendente no mercado musical, com quase meio milhão de seguidores apenas no Instagram e quase 400 mil curtidas no TikTok.

Xamuel

Conhecido como o “Príncipe do Freestyle”, Xamuel é um gaúcho de apenas 18 anos que se destacou em batalhas em São Paulo e Rio de Janeiro, tem mais de 3,5 milhões de seguidores e um contrato com a Universal Music Brasil.

Campeão desde a primeira batalha de rima que disputou, o rapper Xamuel é uma sensação no TikTok e defende que seu começo como um dos MCs das batalhas de rima ajudou a formar sua personalidade e sua identidade artística.

Jhony

Jhony MC surgiu para o cenário nacional após se destacar nas batalhas de rima do Rio de Janeiro, especialmente na região de São Gonçalo. 

Reconhecido por sua habilidade de pensar rapidamente e por suas punchlines afiadas, Jhony se estabeleceu como um dos competidores mais temidos nas batalhas de rimas e um dos principais MCs de sua geração.

Cantores que começaram em batalhas de rima

Além dos artistas emergentes no cenário do rap e hip-hop, muitos nomes hoje consagrados no cenário nacional também iniciaram suas carreiras como MCs de batalhas de rima. Veja só!

Orochi

Flávio César, também conhecido como Orochi, começou sua carreira aos 14 anos de idade nas batalhas de rimas do Rio de Janeiro e apenas um ano depois conquistou o maior título do Freestyle no Campeonato Nacional, em Belo Horizonte.

Além de sua destreza nas batalhas de rimas, Orochi é também proprietário da gravadora Mainstreet Records, pela qual tem lançado sucessos como Sereia, Celebridade e Amor de Fim de Noite.

Djonga

O belo-horizontino Djonga ganhou destaque nacional ao disputar batalhas de rima e saraus em BH. Hoje, ostenta um feito inédito: foi o primeiro rapper da história a figurar na lista da Forbes Under 30.

Com letras diretas carregadas de críticas sociais e flow impecável, o artista já foi inclusive indicado a prêmios internacionais, como o BET Hip Hop Award e o MTV Europe Music Award!

Xamã

Um dos maiores nomes do rap nacional, Xamã é um rapper carioca que começou a carreira na famosa Batalha do Tanque e logo acumulou milhões de seguidores nas redes sociais.

Dono de hits como Malvadão e Luxúria, o artista é hoje um dos principais artistas do rap nacional e ultrapassou fronteiras, atuando até em novela da Globo!

Tasha e Tracie

As gêmeas paulistas Tasha e Tracie despontaram aos 16 anos, durante a Batalha de Santa Cruz, e enfrentaram o preconceito em um mercado predominantemente masculino para se firmarem como grandes nomes da nova geração do rap.

Desde então, já lançaram dois EPs autorais e gravaram parcerias com Djonga, Gloria Groove, Karol Conká e outros gigantes da música nacional.

Emicida

É praticamente impossível falar do rap brasileiro sem citar Emicida, paulista que coleciona mais de uma dezena de títulos como MC de batalhas de rima.

Com uma vasta discografia, o rapper acumula uma série de sucessos, incluindo Hoje Cedo, Pantera Negra e AmarElo, consagrado por suas letras perspicazes que ecoam não apenas entre os fãs de rap.

César MC

O capixaba César MC cresceu ouvindo os hits de Emicida, Racionais MCs e outros ícones do rap brasileiro, mas foi ao assistir a uma batalha de rimas em Vitória que acabou encontrando sua própria vocação.

Campeão da disputa nacional em 2017, o artista construiu uma carreira sólida, incluindo lançamentos pela Pineapple, no projeto Poesia Acústica.

Conheça as melhores frases do rap

Os MCs de batalhas de rimas têm estilos e histórias bem diferentes, mas uma coisa em comum: letras carregadas de autenticidade e flow de qualidade. 

Por isso, não deixe de conferir o compilado com as melhores frases de rap para conhecer as sequências mais poderosas entre as rimas nacionais!

Frases rap