Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Slipknot: as 10 melhores músicas da banda

Listas musicais · Por Dora Guerra

11 de Julho de 2019, às 07:00

Desde o início da carreira em 1995, o Slipknot nos presenteou com músicas pra fã de heavy metal nenhum colocar defeito. A banda, conhecida pelas máscaras icônicas, tem uma reputação inquestionável: até 2015, já tinham vendido cerca de 40 milhões de álbuns mundialmente.

Banda de heavy metal Slipknot
Créditos: Divulgação

Como é o caso de muitas bandas com anos de carreira, o Slipknot já passou por diferentes formações, inclusive devido à morte do incrível baixista Paul Gray, em 2010. Mas o sucesso continuou e a banda não parou: inclusive, neste ano tem mais álbum vindo por aí!

Enquanto não sai o novo trabalho, a gente ficou pensando: quais são os hinos do Slipknot? Aquelas músicas que qualquer fã de carteirinha ama? Listamos nossas 10 preferidas e vamos te contar um pouquinho sobre cada uma. Vem ouvir! 😜

Nosso top 10 de música do Slipknot

Não foi fácil escolher, mas aqui estão as dez músicas que consideramos mais icônicas na história do Slipknot. Se você sentir que faltou alguma, é só comentar, combinado?

10. Dead Memories

Começamos com Dead Memories, do álbum All Hope Is Gone (2008). Segundo o vocalista Corey Taylor, a música fala sobre os últimos dez anos da vida dele. Assim, a letra fala sobre um amor que não deu certo e o fez mal, deixando memórias mortas em seu coração.

9. People = Shit

Com título bastante sugestivo, People = Shit fala sobre como o ser humano é seu próprio inimigo e destrói o mundo sem se preocupar com as consequências. 

Uma curiosidade sobre essa música é que, durante o processo de criação do álbum Iowa (2001), o avô de Sid Wilson (DJ da banda) faleceu; assim, a banda decidiu usar o luto e a raiva de Sid como parte do processo de gravação. Se você ouvir a versão de estúdio atentamente, dá pra distinguir o som de seus choros, intercalados com os gritos. Tenso, né? 😶

8. All Out Life

Lançada no fim de 2018, All Out Life tem uma sonoridade diferente do que era esperado para o Slipknot — o que, como sempre, alguns acharam ótimo e outros detestaram. De acordo com Corey, a letra fala sobre como a indústria descarta rapidamente a música do passado e sempre quer algo inovador logo em seguida. Para ele, não dá pra esquecer de quem trilhou o caminho na história da música. Tá certo, né?

7. Vermilion (pt. 1 e 2)

No álbum Vol. 3 (The Subliminal Verses), há duas músicas que se completam: Vermilion e Vermilion pt 2. A história que atravessa as duas faixas é a de um assassino e sua obsessão neurótica por uma vítima específica. Assim, a primeira parte fala sobre a antecipação e ansiedade do homicida antes de executar o crime; já a segunda, sobre as consequências e o sentimento dele depois do assassinato. 

Ah, e as duas tem videoclipe – então vamos deixar a parte 1 aqui:

6. The Devil In I

Depois de tudo que a banda passou, The Devil In I fala um pouco sobre a guerra interna que os músicos viviam, especialmente depois da perda do querido baixista Paul Gray. Com essa perda, a banda teve que lidar com muitos sentimentos ruins, mas era necessário encará-los para poder seguir em frente. 

5. Before I Forget

Apesar de ter sido indicada várias vezes, a banda só venceu o Grammy por uma música: Before I Forget (2006). É uma daquelas canções que é tipo cartão postal da banda, que a gente recomenda ouvir se você não conhece muito o Slipknot:

4. Snuff

Snuff é um exemplo legal de como a banda explora diferentes sonoridades: nessa música, o Slipknot mostra seu lado acústico e lento. A letra é um desabafo bastante triste sobre como o vocalista se sentia, percebendo que amava uma mulher que não o amava de volta:

You ran away, you’re all the same (Você fugiu, vocês são todos iguais)
Angels lie to keep control (Anjos mentem para manter o controle)
My love was punished long ago (Meu amor foi punido há muito tempo atrás)
If you still care, don’t ever let me know (Se você ainda se importa, jamais deixe que eu saiba)

3. Wait And Bleed

A ótima Wait And Bleed fala sobre um homem que sonha constantemente que está cortando os próprios pulsos até que, um dia, ele o faz na vida real e entra em desespero. Foi uma das músicas nomeadas para o Grammy de Melhor Performance de Metal, em 2001, mas a canção perdeu para Elite, do Deftones.

2. Duality

Sabe quando você se sente em uma encruzilhada na vida e tem que decidir que rumo seguir? Esse é o tema de Duality, que trata exatamente dessas dualidades que aparecem no nosso caminho. 

Ah, fica uma curiosidade: o clipe foi gravado na casa de um fã e resultou em tanta destruição que a gravadora teve que pagar 55 mil dólares à família desse fã para restaurar o local. 😱

Dá pra ter uma noção do preju aqui:

1. Psychosocial

Nosso número 1 ficou com a incrível Psychosocial! Lançada em 2008, a música também foi indicada ao Grammy e perdeu, dessa vez para My Apocalypse do Metallica. Mas mereceu o topo da nossa lista mesmo assim – é uma música no estilo clássico do Slipknot, com uma letra que critica a nossa sociedade, além de muita guitarra e vocais gritados. 

O esperado novo álbum

Falar de tanta música icônica nos lembrou que já se passaram quatro anos desde o último álbum do Slipknot – tá na hora de soltar mais um, né? Não se preocupe: tem disco novo saindo do forno já já, em agosto!

O novo trabalho se chamará We Are Not Your Kind e eles já lançaram alguns singles, como Unsainted. Dá pra ver que a banda recuperou o tom agressivo do início da carreira, mas com um foco mais melódico. Será que o álbum vai ser mais ou menos assim?

Enquanto a gente espera, vem ouvir mais das melhores músicas do Slipknot e conta pra gente o que você tá esperando desse novo trabalho!

Confira também: