LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Sertanejo

O sucesso das músicas de Jorge e Mateus

Por Mauro Sérgio Lima

1 de Abril de 2019, às 12:00


Difícil encontrar quem nunca ouviu falar de Jorge e Mateus. Os amigos que nasceram em Itumbiara (GO) compõem uma das maiores duplas sertanejas do país, e suas músicas são pioneiras no sertanejo universitário.

Quem os acompanha desde 2007 não pensaria que eles gravariam um DVD em Londres e teriam Propaganda como a canção mais tocada do país em 2018, segundo dados levantados pela Veja. Nesse artigo falaremos das 10 músicas mais ouvidas da dupla, que é pra você se apaixonar de vez. 😍

Show em São Paulo dia 22/02/19. Foto de Samuel Nunes.

Quem é Jorge e Mateus

Eles se conheceram no meio dos anos 2000, apresentados por um amigo em comum. Após cantarem em um churrasco, a química surgiu e decidiram gravar um álbum independente em 2005.

De lá para cá, criaram uma legião de fãs e conquistaram muito espaço. Em 2016, por exemplo, eles foram os mais ouvidos do Spotify e, no mesmo ano, tiveram o álbum mais escutado da plataforma.

Confira aqui a biografia da dupla para conhecer mais sobre a vida deles.

Repertório de músicas de Jorge e Mateus

Nos mais de dez anos de carreira, os dois embalaram vários momentos da vida dos brasileiros. Se somarmos todas as suas músicas chegamos a incríveis 308. É para ouvir por dias a fio!

Sem contar o álbum independente, eles lançam trabalhos desde 2007, com o seu Ao Vivo em Goiânia, que rendeu o super hit Pode Chorar.

A dupla tem 11 álbuns: dois de estúdio, oito gravados ao vivo e uma coletânea. Confira a cronologia:

  • 2007 – Ao Vivo em Goiânia
  • 2009 – O Mundo É Tão Pequeno – Ao Vivo
  • 2010 – Ao Vivo Sem Cortes
  • 2010 – Aí Já Era
  • 2012 – Essencial (Coletânea)
  • 2012 – A Hora É Agora – Ao Vivo Em Jurerê
  • 2013 – At The Royal Albert Hall – Live In London
  • 2015 – Os Anjos Cantam
  • 2016 – Como. Sempre Feito. Nunca (Ao Vivo)
  • 2016 – 10 Anos – Ao Vivo
  • 2018 – Terra Sem CEP (Ao Vivo)

Quer ouvir o repertório completo? Dá uma olhada na discografia dos dois pra conhecer todas as músicas!

10 músicas mais ouvidas de Jorge e Mateus

São tantos sucessos com letras e melodias maravilhosas que é complicado escolher as melhores músicas dos dois. Selecionamos aqui as 10 mais ouvidas e procuradas.

1. Duas Metades

Essa é a primeira das três canções do álbum de 2012 que aparece na nossa seleção. Romântica, a letra diz que todos nós temos coisas boas e ruins, nossas Duas Metades. A dupla também fala da ideia de duas pessoas se completarem e que a moça é a melhor metade do casal. Lindo, né?

2. Propaganda

Propaganda é a primeira de seis músicas do último álbum a aparecer na lista. A canção brinca e só fala dos defeitos da companheira porque o moço tem medo de perdê-la. Quem nunca? Com bom humor eles cantam: “Tá doido que eu vou/ Fazer propaganda de você/ Isso não é medo de te perder, amor/ É pavor, é pavor”.

3. Coração Calejado

Coração Calejado transforma em música aquele sentimento de ainda não ter encontrado um amor de verdade e ter medo de se entregar. Os dois embalam: “Eu já tive alguns amores, mas não tive amor/ E foi isso que me deixou/ Com o coração calejado”. Relacionável? A gente, o Jorge e o Mateus sabemos que sim!

4. O Que É Que Tem?

A segunda música do álbum ao vivo de 2012 a aparecer é O Que É Que Tem? No sertanejo clássico deles, a letra diz que se deve viver uma relação sem ligar para o que os outros falarão. A mensagem é clara.

5. Louca de Saudade

Em Louca de Saudade Jorge e Mateus são sinceros e confessam que ser trocado por outro não é nada fácil. Mesmo assim, não podemos garantir que conseguiremos esquecer o/a ex, principalmente quando o amor é muito forte.

6. Terra Sem CEP

Vinda do álbum de mesmo nome, Terra Sem CEP é sobre gostar tanto de alguém que queremos passar a vida juntos em um lugar gostosinho e afastado. Se viram pra você e cantam: “Eu e você, duas passagens de ida/ Vai ser tipo assim/ Tipo vida”, a resposta só pode ser “Sim!”.

7. Trincadinho

Quando se trata de amor, o importante é dar a cara à tapa. Em Trincadinho eles vão pagar pra ver se o relacionamento dá certo e não estão com medo disso. “Eu vou correndo o risco de quebrar a cara/ Pra quem já teve um coração quebrado/ Um trincadinho é nada” resume tudo.

8. A Hora É Agora

A última música que vem do álbum de 2012, A Hora É Agora aborda de forma muito sensível aquela sensação gostosa que temos ao ver a pessoa que amamos. Todo momento é o melhor instante, qualquer espaço é o melhor lugar se estamos ao lado de quem nos faz feliz.

9. Olhares Sinceros

As músicas de Jorge e Mateus não são apenas sobre relacionamentos amorosos. Em Olhares Sinceros ouvimos uma canção sobre a bondade. É um pedido para que haja o bem entre todos: “Dê um abraço apertado na primeira pessoa/ Celebre o amor com quem tá do seu lado/ Faça o bem sem olhar a quem”.

10. Anjo Moderno

A música que fecha nossa seleção também vem do último álbum da dupla e surpreende por ter um toque um pouco mais pop nos acordes sertanejos. Anjo Moderno é perfeita para quando percebemos que quem está ao nosso lado é tão bom que até parece um ser celestial.

A música mais nova de Jorge e Mateus

Pra você ficar por dentro, a música de trabalho mais recente da dupla é Trincadinho, que foi lançada em 27 de setembro de 2018. Os dois ainda cantam um sucesso mais novo, que é Surto de Amor, em parceria com Bruno e Marrone. Gostou da lista que separamos para você? Então vem ouvir mais músicas de Jorge e Mateus aqui!