Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As músicas folclóricas mais famosas ao redor do mundo

Conheça as canções mais tradicionais de diversos países e descubra a história por trás de suas letras e composições.

Curiosidades · Por Ana Paula Marques

22 de Março de 2024, às 12:00

As músicas folclóricas transcendem fronteiras geográficas, temporais e culturais, contando histórias tradicionais pelo mundo inteiro. 

Como uma janela para diferentes culturas e tradições, essas músicas são passadas de geração em geração desde tempos imemoriais e muitas vezes nem têm compositores reconhecidos, mas isso não afeta seu alcance e importância.

Em meio a suas melodias imortalizadas em todos os cantos do globo, as canções unem comunidades e preservam identidades que moldam nossa compreensão do passado e do presente.

Há desde cantigas de roda, como a brasileira O Cravo e a Rosa, a letras carregadas de história, como Greensleeves, da Inglaterra, e outras que marcaram momentos históricos únicos, como Bella Ciao, da Itália.

Quer saber mais sobre essas faixas consideradas patrimônio cultural imaterial? Neste artigo, vamos te mostrar sobre essas tradições musicais que atravessam continentes e séculos!

7 músicas folclóricas para explorar a diversidade cultural ao redor do mundo

As músicas folclóricas são canções enraizadas nas tradições de um povo ou lugar, passadas de geração em geração. Muitas vezes, a transmissão é apenas oral, sem registro escrito formal. 

Esse tipo de música, geralmente, passa por modificações ao longo do tempo, resultando em variações regionais, mas sua essência não muda, retratando histórias e características de diferentes povos. Elas refletem a diversidade e a riqueza cultural.

Sua origem pode ser difícil de determinar, mas está intimamente ligada às condições sociais, históricas e geográficas de uma comunidade.

Confira abaixo uma lista com músicas folclóricas de diversos países, com sua história e repercussão!

Greensleeves – Inglaterra

Greensleeves é uma canção folclórica de origem popular cujo compositor, até hoje, permanece desconhecido. A canção inglesa sobrevive há séculos e já ganhou arranjos rebuscados, versões modernas e misturadas com diferentes ritmos. 

Existem várias teorias sobre sua autoria: há até quem diga que foi escrita pelo Rei Henrique VIII da Inglaterra para Ana Bolena. Outra linha aponta que Mozart poderia tê-la criado, embora não haja evidências históricas que corroboram essa tese. 

Apesar das incertezas sobre sua autoria, a canção é amplamente reconhecida como um retrato do amor não correspondido, transmitindo a dor e a melancolia de um homem que ama uma mulher que não o corresponde. 

Danny Boy – Irlanda

Mais famosa entre as músicas folclóricas da Irlanda, Danny Boy é uma balada do começo do século XX baseada em outra melodia tradicional irlandesa, Londonderry Air.

A canção foi supostamente composta por escrita por Frederic Weatherly e é interpretada como uma mensagem emocional de um pai para um filho que parte para a guerra. 

A faixa se tornou ainda mais popular como música de funerais e já foi gravada por diversos artistas renomados ao longo da história, como Judy Garland, Beatles, Elvis Presley e Sinéad O’Connor, entre outros. 

El Condor Pasa – Peru

El Condor Pasa é a mais conhecida entre as músicas folclóricas do Peru, composta em 1913 por Daniel Alomía.

A canção  surgiu originalmente como parte de uma peça teatral e musical, mas acabou tornando-se a música do país mais reconhecida internacionalmente, ganhando até uma versão da dupla Simon & Garfunkel.

A história da música gira em torno de um assentamento mineiro e retrata a luta entre as culturas anglo-saxônica e indígena, denunciando a exploração e as injustiças sociais. O condor é o símbolo da liberdade para os oprimidos.

Bella Ciao – Itália

Você provavelmente já ouviu a canção Bella Ciao em algum lugar, mas sabia que é uma das principais músicas folclóricas da Itália?

Popularmente traduzida como Querida, Adeus, a canção tem autoria anônima e é considerada um hino à liberdade. Hoje, tem versões em mais de 40 idiomas. 

Na Itália, Bella Ciao costuma ser associada a manifestações políticas, incluindo as comemorações da libertação do fascismo, em 1945. A música tornou-se um símbolo da resistência, celebrando a diversidade unida que conduziu a Itália à libertação.

Kalinka – Rússia

Kalinka é uma música russa cujo refrão simples se tornou amplamente reconhecido mundo afora. A canção foi composta no século XIX sem grandes pretensões, mas ganhou popularidade ao ser adicionada ao repertório de grupos musicais do país. 

O nome da música faz referência às bagas de viburno e framboesa, plantas comuns na Rússia, embora a letra não se refira diretamente a essas frutas. 

A letra fala sobre o humor do protagonista em um dia quente, desfrutando da natureza e se sentindo um pouco preguiçoso.

Waltzing Matilda – Austrália 

A australiana Waltzing Matilda é considerada por muitos um “segundo hino nacional” do país da Oceania, tamanha a identificação popular com a faixa.

Composta no final do século XIX pelo poeta Banjo Paterson, a música conta a história de um vagabundo que carrega seus pertences numa trouxa. Ele acaba perseguido pela polícia e prefere se afogar num riacho do que enfrentar a prisão. 

A canção reflete a fascinação de Paterson pelo estilo de vida nômade. O termo “waltzing Matilda”, aliás, refere-se a carregar a trouxa e está associado ao modo de vida errante dos vagabundos.

Hava Nagila – Israel

Hava Nagila é uma canção hebraica cujo título pode ser traduzido como “Alegremo-nos”. A música é particularmente famosa entre judeus.

A melodia foi inspirada em uma das músicas folclóricas da região da Bucovina, na Ucrânia, e a letra foi provavelmente composta por Idelsohn no final da década de 1920 para celebrar a vitória inglesa durante a Primeira Guerra Mundial. 

Por conta de sua letra positiva e alegre, a música Hava Nagila costuma tocar com frequência em festas alegres da cultura judaica, como casamentos, bar mitzvahs e até eventos esportivos. 

Músicas folclóricas: conheça os ritmos mais escutados no Brasil

Agora que você conhece as principais músicas folclóricas do mundo, que tal descobrir quais os gêneros de músicas mais escutados no Brasil?

Do sertanejo ao funk, passando pelo arrocha e pelo pop, há sucessos irresistíveis em diversos estilos para quem gosta de boa música!

Por isso, não deixe de conferir a lista que preparamos com os ritmos mais populares do país e mergulhe na rica faceta musical da cultura brasileira.

Gêneros de músicas mais escutados no Brasil