Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

12 álbuns que completam 30 anos em 2024

Descubra quais são os discos que estão fazendo aniversário neste ano e se prepare para relembrar alguns dos trabalhos mais emblemáticos do mundo da música.

Curiosidades · Por Rannyson Mykael

19 de Abril de 2024, às 12:00

Momento nostalgia: você conhece os álbuns que completam 30 anos em 2024? Projetos que marcaram o mundo da música estão perto de completar três décadas e continuam influenciando novos artistas até hoje.

Alguns dos melhores álbuns de rock de todos os tempos, inclusive, estão nesta lista, incluindo projetos do Nirvana, Green Day e muito mais. Muito do que é popular na atualidade começou em 1994.

Que tal revisitar alguns desses álbuns? É uma viagem no tempo, que mostra a atemporalidade de diversos artistas. Composições que continuam tocando a alma e instrumentais que nos deixam arrepiados a qualquer momento.

Do Brasil e do mundo, passeando por diversos gêneros, relembre com a gente os clássicos musicais que foram lançados há 30 anos.

Álbuns que completam 30 anos em 2024

É possível que muitos leitores fossem crianças em 1994 ou não tivessem nem mesmo nascido. Mas, quando um álbum é bom, ele ultrapassa as barreiras da idade, como é o caso da nossa lista a seguir.

Com histórias complexas e curiosas, carregadas de sentimentos, revisitamos o passado junto com você, nesta lista de álbuns que completam 30 anos em 2024.

MTV Unplugged in New York — Nirvana

O álbum MTV Unplugged in New York foi lançado aproximadamente sete meses depois da morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. Por isso, carrega um significado especial para os fãs da banda.

A performance foi marcada por muita discussão nos bastidores; alguns fãs contam, inclusive, que, durante o show, não era possível sentir nenhuma felicidade vindo do grupo.

Dookie — Green Day

Dookie foi o terceiro álbum do grupo Green Day e rendeu um Grammy à banda. Na época, alguns fãs criticaram a produção, alegando que os membros estavam seguindo tendências e se vendendo. 

No entanto, Dookie é visto como um clássico do rock e foi aclamado pela crítica especializada.

Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão — Marisa Monte

Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão foi eleito pela Rolling Stone Brasil como um dos 500 melhores álbuns brasileiros de todos os tempos. O projeto foi indicado a cinco categorias no MTV Video Music Brasil Awards e venceu todas!

Relembre uma de suas faixas mais famosas, Segue O Seco:

The Best of Sade — Sade

The Best of Sade é uma coletânea que reúne os maiores sucessos dos quatro primeiros álbuns da artista britânica. 

Entre os hits, destaca-se Smooth Operator — lançada originalmente em 1984 e que continua relevante até os dias atuais, sendo usada com frequência em vídeos do TikTok.

CrazySexyCool — TLC

Prestes a completar 30 anos, o álbum CrazySexyCool foi revisitado pela Pitchfork, um dos canais mais relevantes do ramo da música, e recebeu nota 9.3 na avaliação.

Além da contribuição para o pop, hip-hop e R&B, o álbum também é destaque pela contribuição das vocalistas — estilos únicos, mas combinados em perfeita harmonia.

Superunknown — Soundgarden

Com mais de 10 milhões de cópias vendidas, Superunknown é considerado o maior sucesso do Soundgarden. Com instrumentais mais agressivos, o álbum continua inspirando artistas que se arriscam em gêneros como grunge, heavy metal e hard rock.

Racionais MC’s – Racionais MC’s

Racionais MC’s, álbum homônimo do grupo, reúne alguns dos seus principais sucessos até então. Com 13 faixas, o projeto continua famoso até os dias atuais por cantar vivências de grupos que não têm voz ativa no mainstream.

Uma de suas músicas mais famosas é Negro Limitado:

Da Lama ao Caos — Chico Science & Nação Zumbi

O primeiro álbum de Chico Science & Nação Zumbi, Da Lama ao Caos, reúne gêneros que vão do  funk rock ao maracatu, contendo também traços de psicodelia. 

É considerado um dos projetos mais importantes da música brasileira e influenciou diversos artistas a nível internacional.

I’ll Communication — Beastie Boys

Considerado um clássico moderno na época do seu lançamento, I’II Communication foi o segundo álbum dos Beastie Boys a alcançar o topo da Billboard 200, uma das paradas musicais mais importantes do mundo.

Illmatic — Nas

A carreira espetacular de Nas começou com o Illmatic, seu primeiro álbum de estúdio. O projeto, no primeiro momento, teve um baixo índice de vendas, mas foi altamente elogiado pela crítica especializada e rappers famosos.

É considerado como um dos álbuns mais importantes da década de 1990 e um dos projetos mais relevantes da história do hip-hop.

The Stonewall Celebration Concert — Renato Russo

The Stonewall Celebration Concert foi interpretado inteiramente em inglês por Renato Russo e teve parte do faturamento doado para a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Na capa do álbum, é possível ver o artista em um prédio na rua Nascimento Silva, no Rio de Janeiro, onde morou, trazendo ainda mais pessoalidade ao projeto.

Confira uma de suas faixas, When You Wish Upon a Star:

Calango — Skank

Calango, para o Skank, traz uma mistura de sonoridades dos anos 1960 e 1990. O resultado foi um álbum que ajudou a consolidar ainda mais a banda no cenário brasileiro após uma estreia considerável com o projeto homônimo, Skank.

Entre as faixas, está É Proibido Fumar, gravada para o tributo a Roberto Carlos.

A história por trás de capas de álbuns famosos

Agora você já sabe quais são os álbuns que completam 30 anos em 2024. Mais do que o visual, existem álbuns cujas capas possuem um significado profundo por trás, seja algo inusitado ou repleto de afetividade.

Conheça a história das capas de grandes álbuns de rock internacional e entenda mais sobre o conceito criativo de cada um deles.

Você também pode gostar