Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As músicas e os artistas que marcaram a década

Curiosidades · Por Helena Tonelli

30 de Dezembro de 2019, às 11:46

O ano passou voando e com ele encerramos mais uma década cheia de sucessos e de acontecimentos que marcaram os últimos anos.

Se na retrospectiva de 2019 relembramos várias coisas que aconteceram há meses atrás, imagina rever o que aconteceu nos últimos dez anos? 😱

Muita coisa de diferente aconteceu no mundo nesse tempo. Tivemos a primeira presidente mulher no Brasil e o primeiro papa latino a assumir o posto mais alto no Vaticano; a Copa de 2014 aconteceu aqui — e todo mundo se lembra de como acabou 😅; cientistas da NASA descobriram água em Marte e as redes sociais se tornaram cada vez mais parte do dia a dia das pessoas.

No mundo da música, quase tudo mudou: começamos a década com a febre do Restart e do Justin Bieber e estamos fechando com o k-pop conquistando o mundo! Sem contar com os estilos novos aqui no Brasil, como o sertanejo universitário, o feminejo e o bregafunk.

músicas da década

Ficou curioso pra saber quais foram as músicas mais acessadas da década? Vem com a gente!

As 10 músicas mais acessadas da década no Letras

Do pagode ao rock, tem música pra todos os gostos!

Duas Metades — Jorge e Mateus

Os sucessos da dupla Jorge e Mateus aparecem mais de uma vez no top das mais acessadas da última década.

Junto de canções como O Que É Que Tem, Eu Quero Só Você e Pra Que Entender, Duas Metades é a música mais acessada dos últimos dez anos no Letras. É sucesso que você quer, @? 

Te Vivo — Luan Santana

Lançada em 2012, a música Te Vivo trouxe o primeiro clipe da carreira de Luan Santana. Foram quatro dias diretos de filmagem e uma super produção que transformou o cantor, que na época tinha 21 anos, em um senhor de 70 anos.

A letra da música que fez os corações baterem mais forte está entre as mais acessadas da década.

60 Segundos — Gusttavo Lima

Mais um sucesso do estilo presente nessa lista para confirmar a suspeita: a década foi do sertanejo universitário! 

Lançada em 2012 como um dos primeiros sucessos de Gusttavo Lima, 60 Segundos é praticamente uma declaração de amor — tanto que Gusttavo cantou ela para sua esposa no dia de seu casamento. 

Ressuscita-me — Aline Barros

O gospel se destacou muito nos últimos dez anos. A inovação ficou por conta da mistura das letras de louvor a novos estilos musicais, como o rock e o rap. Ainda assim, o gospel clássico continuou crescendo e lançando vários hits de sucesso

Ressuscita-me foi lançada em 2011 e emocionou muitos fiéis com sua letra tocante. 

Someone Like You — Adele

A canção Someone Like You foi lançada em 2011 como o segundo single do álbum 21 e fez Adele chegar pela primeira vez ao primeiro lugar das paradas do Reino Unido. A letra fala sobre a aceitação em relação ao fim de um relacionamento amoroso.

A cantora britânica fez um sucesso estrondoso no início da década, mas desde 2016 não lança nada novo. 😓

Céu Azul — Charlie Brown Jr.

Céu Azul, umas das músicas mais icônicas da história do Charlie Brown Jr., também está entre as mais acessadas da década. A canção segue um estilo diferente das lançadas anteriormente pelo grupo, com uma melodia suave e uma letra romântica

Mesmo com o fim da banda em 2013, sucessos como Só Os Loucos Sabem e Pontes Indestrutíveis continuam sendo marcantes. 

Lancinho — Turma do Pagode

É claro que não poderia faltar pagode nessa lista, né? Antes mesmo da letra de Lancinho começar, já dá aquela vontade de juntar a galera e fazer um churrasco no domingo. 

Lançada em 2012, a canção é uma das mais famosas da Turma do Pagode. Com quase 20 anos de história, o grupo continua muito popular entre os brasileiros

Baby — Justin Bieber (feat. Ludacris)

A carreira de Justin Bieber realmente despontou em 2010, após o lançamento do single Baby nas rádios do mundo inteiro. 

O refrão marcante e animado ficou na cabeça de todos os adolescentes e o estilo do cantor ajudou a conquistar as fãs, que ficaram apaixonadas pelo garoto de 16 anos. 

Despacito — Luis Fonsi (part. Daddy Yankee)

Despacito é a única canção lançada após 2015 a aparecer no nosso ranking de letras mais acessadas da década.

Revelando o reggaeton pro mundo, a música alcançou marcas inéditas na internet: o clipe foi o vídeo mais assistido do YouTube em 2017. Fez tanto sucesso que Justin Bieber pediu pessoalmente a Luis Fonsi a permissão para gravar um remix! 😱  

Vagalumes — Pollo (part. Ivo Mozart)

O grupo de rap Pollo já tinha algumas músicas de sucesso, mas nenhuma bombou tanto quanto Vagalumes, que alcançou um sucesso estrondoso assim que foi lançada, em 2012.

Os artistas mais acessados da década no Letras

Agora que você já conhece as músicas mais acessadas da década, que tal conferir quem foram os artistas preferidos da galera por aqui?

Jorge e Mateus

Durante os últimos dez anos, Jorge e Mateus estiveram no primeiro lugar entre os artistas mais acessados do Letras por três anos. 

Desde o início da carreira, em 2005, a dupla já vendeu mais de 6 milhões de álbuns e singles e suas músicas estão entre as mais populares do gênero conhecido como sertanejo universitário. 

jorge e mateus artistas da década

Luan Santana

Mais uma prova de que o sertanejo universitário foi a grande revelação da década é a projeção que a carreira de Luan Santana ganhou nos últimos dez anos. Tudo começou em 2009 com o lançamento de seu primeiro single, Meteoro

Hoje, o cantor continua emplacando sucessos, como Água Com Açúcar.

luan santana artistas da década

Charlie Brown Jr. 

A Charlie Brown Jr. nasceu em 1992, em Santos, e misturava vários estilos musicais diferentes, criando um estilo próprio e original. O grupo esteve ativo até 2013, quando o vocalista Chorão faleceu. 

Mesmo após o final da banda, sucessos como Céu Azul, Só Os Loucos Sabem e Dias de Luta, Dias de Glória continuam entrando na lista de músicas mais acessadas do Letras desde o ano em que foram lançadas. 

charlie brown jr. artistas da década

Legião Urbana

Não dá pra negar: o Legião Urbana é a maior banda de rock da história da música do Brasil. Mesmo após 23 anos do seu fim, o grupo continua se destacando através de suas letras marcantes e ainda muito atuais

Eduardo e Mônica, Tempo Perdido e Quase Sem Querer são alguns dos sucessos do álbum Dois, considerado um dos melhores da história da música brasileira.

legião urbana artistas da década

Aline Barros 

O gospel também cresceu muito nos últimos dez anos. Aline Barros, uma das grandes estrelas do estilo no Brasil, lançou mais de 10 álbuns e 2 livros.

Sua carreira começou em 1994 e até aqui a cantora já vendeu mais de 7 milhões de discos e já foi indicada (e venceu!) várias premiações internacionais, como o Grammy Latino.

aline barros artistas da década

Sorriso Maroto

Um dos maiores grupos de samba e pagode do Brasil, o Sorriso Maroto foi formado em 1997 e até hoje continua embalando a rotina de vários brasileiros. 

Cheia de prêmios, inclusive internacionais, álbuns gravados no exterior e parcerias de sucesso com cantores de outros estilos, como Nego do Borel e Roupa Nova, a banda continua na ativa fazendo shows por todo o país

sorriso maroto artistas da década

Gusttavo Lima

O mineiro Gusttavo Lima começou a carreira aos nove anos de idade tocando em um trio formado com os irmãos e ganhou o Brasil no início da década, quando assinou contrato com uma grande gravadora

gusttavo lima artistas da década

Paula Fernandes 

Paula Fernandes também teve um grande avanço em sua carreira na última década. A artista ganhou diversos prêmios internacionais, inclusive o Grammy Latino de Melhor Álbum em 2015, e foi a personalidade brasileira mais buscada de 2011 no Google. 

Diferente dos outros cantores do estilo que aparecem na lista, Paula canta o sertanejo raíz e sempre aparece tocando viola caipira em seus shows

paula fernandes artistas da década

Adele

A britânica Adele ganhou prestígio mundial em 2011 após o lançamento do álbum 21. As letras profundas e dolorosas, que contam um pouco sobre as desilusões amorosas da cantora, geraram identificação e lágrimas em pessoas do mundo inteiro

Além de multipremiada, ela foi aclamada pela crítica e alcançou sucesso absoluto em vendas. O próximo álbum deve sair em 2020. Vem mais sucesso por aí! 

adele artistas da década

Rihanna

Rihanna é uma unanimidade no mundo do pop e a última década foi de muito prestígio para ela. Assim como os Beatles, ela bateu o recorde após liderar, durante sete anos consecutivos, as paradas do Reino Unido

Seu último álbum foi lançado em 2016 e ela fez uma pausa na carreira de cantora para se dedicar a outros projetos. Os fãs esperam por um novo disco desde o fim da turnê de ANTI, seu último disco. Será que na próxima década isso acontece? 😅

rihanna artistas da década

O que mudou do início da década até hoje

Há dez anos, a carreira de várias estrelas do pop que conhecemos hoje estava nascendo. Lady Gaga estava começando seu legado de Mother Monster e Justin Bieber, com apenas 16 anos, lançava seu primeiro sucesso. Enquanto isso, Beyoncé já era a rainha que conhecemos: em 2010 ela foi a artista com mais indicações ao Grammy e levou seis prêmios para casa!  

O início da década também foi marcado pelo sucesso imediato do grupo Restart, com suas roupas coloridas e um estilo de rock que logo conquistou os adolescentes.

Hoje, a jovem Billie Eilish domina as paradas com seu jeito discreto de fazer música, muito diferente do que estávamos acostumados com as divas do pop.

No Brasil, Jorge e Mateus iniciavam seu império para, no meio da década, se consolidarem como a maior dupla de sertanejo do país e ainda hoje continuam a liderar as paradas. 

Surgiram, também, cantoras como Marília Mendonça, a Rainha da Sofrência, Maiara e Maraísa e Naiara Azevedo, que revolucionaram o mundo da música com o feminejo

Marília Mendonça e Maiara e Maraísa
Marília Mendonça e Maiara e Maraísa / Créditos: Divulgação

O funk ganhou ainda mais força e vários outros estilos surgiram dele, como funk 150bpm e o bregafunk. Artistas como Ludmilla, MC Kevin o Chris e Pedro Sampaio despontaram aos 45 do segundo tempo da década e prometem muitos sucessos pros próximos anos.  

A MPB também ganhou uma cara nova com o surgimento de novos artistas como Anavitória e Tiago Iorc. Apesar disso, sucessos antigos, como os de Zé Ramalho, continuaram entre os mais ouvidos da década. 

Anavitória e Nando Reis turnê
Créditos: Divulgação

A música gospel também se renovou. Hoje, artistas como Priscilla Alcantara e Bruna Karla fazem muito sucesso juntamente aos cantores que faziam sucesso no início da década, como Aline Barros e Anderson Freire. 

A nível mundial, o k-pop é a nova febre e é uma grande aposta para a próxima década. Grupos como o BTS e o BLACKPINK já são unanimidade entre os jovens e prometem ainda mais para os próximos anos. 

Continue ouvindo as músicas da década

Ficou com vontade de relembrar outras canções? Fizemos uma seleção com 100 músicas que marcaram a década. Dá o play!

Playlist de músicas da década