Listas musicais

Para relembrar: músicas católicas antigas que marcaram época

Por Rafaela Damasceno

17 de Dezembro de 2019, às 19:00


Algumas músicas que ouvimos sempre em missas, casamentos e outras datas comemorativas acabam fazendo parte de nossas vidas. 

Não é só a melodia que é inesquecível: alguns trechos dessas músicas também tem lindos significados e não saem das nossas cabeças. Suas letras nos remetem a boas lembranças, momentos inesquecíveis e até mesmo a pessoas muito queridas. 

Padre Marcelo Rossi cantando músicas católicas
Padre Marcelo Rossi / Créditos: Divulgação

Pra trazer de volta um pouco dessas sensações, selecionamos hoje 12 músicas católicas antigas cheias de significado e valor sentimental. Confira nossa lista: 

As 12 melhores músicas católicas antigas

Confira nossa seleção: 

Ave Maria

Uma das músicas católicas mais clássicas, Ave Maria é uma verdadeira homenagem à Mãe de Jesus. Ao ouvir a música, os fiéis podem louvá-la com muito amor e devoção.

Segura Na Mão de Deus

Não há desafio ou provação que abale quem tem fé no Pai. Por isso, é importante sempre seguir adiante e não olhar para trás. Segura na mão de Deus e vai! 

É essa a mensagem principal de mais uma canção católica que emociona gerações: Segura Na Mão de Deus. Confira uma versão desse clássico, na voz de Padre Marcelo Rossi:

Pai Nosso

Mais uma do Padre Marcelo, essa versão da oração que o Senhor nos ensinou é realmente emocionante e também muito clássica. Ela está presente em várias missas e celebrações católicas. 

Apesar de o Pai Nosso ser muito conhecido pelos fiéis, é impressionante o poder que a sua versão cantada tem. Que tal aproveitar este momento para orar também? 

Sonda-me (Eu Sei Que Tu Me Sondas)

Um dos momentos mais importantes da missa católica é a leitura do salmo. E um dos mais conhecidos é o 139, reproduzido na letra de Sonda-me

A versão é da cantora Eliana Ribeiro, já muito consagrada na música litúrgica desde 2009. Caso ainda não conheça, vale a pena conferir:

Prova de Amor Maior Não Há

Uma canção clássica entre os católicos é Prova de Amor Maior Não Há, grande sucesso do Padre José Weber. 

A mensagem da sua letra, retirada de trechos bíblicos, é de caridade e de amor ao próximo, dois pilares importantes do catolicismo, que devem ser seguidos por qualquer devoto. 

Eu Vim Para Que Todos Tenham Vida

Esta é outra música famosa do Padre José Weber. A letra de Eu Vim Para Que Todos Tenham Vida também é uma reafirmação dos preceitos bíblicos da solidariedade e do amor de Deus aos homens. 

Bendito Seja Deus

O amor de Deus por nós é tão grande que deve ser sempre exaltado. Essa é a proposta de Bendito Seja Deus.

O Cântico de Maria

Maria, mãe de Jesus, é tão adorada pelos católicos que várias músicas são dedicadas a ela. O Cântico de Maria é mais um exemplo de oração à Nossa Senhora, com uma letra emocionante e cheia de significado cristão.

Dai-nos a Benção

Uma canção dedicada à nossa padroeira, a letra de Dai-nos a Benção é realmente um pedido para sermos abençoados por ela. Afinal, essa é uma figura materna para todos os cristãos. 

Ladainha de Todos Os Santos

O ato penitencial é muito significativo na missa católica. É o momento adequado para que o fiel peça perdão a Deus por seus pecados.

Esse ritual de penitência fica ainda mais emocionante quando os seus dizeres são cantados por toda a Igreja.

Aproveite a oportunidade para meditar e ouvir a Ladainha de Todos Os Santos:

Cântico de Simeão

O Padre Zezinho é um importante cantor católico e muitas de suas músicas fazem sucesso em missas e celebrações.

Uma delas é o Cântico de Simeão, que se dedica a essa importante figura do Novo Testamento.

Cântico de Ana

Mais uma música católica cuja letra faz referência a uma figura bíblica, Ana foi a mãe do profeta Samuel: ela era estéril, mas alcançou a graça de conceber um filho pela oração a Deus.

Por isso, ela é considerada um exemplo de resiliência e fé no Senhor. Ouça o Cântico de Ana na voz de Kimberly Fraiber:

A fé e as músicas católicas

O Brasil é um país de tradição religiosa e a maioria da sua população é católica. Dessa forma, as músicas católicas fazem parte da cultura nacional

Também chamadas de canções litúrgicas, esse estilo musical foi criado com finalidades religiosas, para momentos como missas e cerimônias de casamento

No entanto, essas composições não se restringem apenas à oração ou à reverência: elas também podem ser ouvidas em encontros de familiares e amigos, no carro, no trabalho ou em qualquer lugar que o seu coração pedir! 💓

Ouça um pouco mais de músicas católicas antigas

Neste post, você conheceu e relembrou as 12 melhores músicas católicas antigas.

Apesar de lançadas há muitos anos, elas são ouvidas até hoje pelos fiéis. Para se inspirar ainda mais, que tal continuar ouvindo músicas católicas

Playlist músicas católicas

Receba os melhores posts do blog em seu e-mail

Assine a newsletter gratuitamente

Por favor, insira um e-mail válido.

Obrigado por assinar a nossa newsletter! 😊

Ops, rolou um erro na inscrição. Tente novamente mais tarde.