LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Nostalgia

As 15 melhores músicas nacionais dos anos 70

Por Érika Freire

24 de Dezembro de 2019, às 19:00


Os anos 70 foram uma verdadeira festa! A década trouxe o grito de liberdade que estava preso na garganta dos jovens. O resultado veio nas músicas e letras que traduziram a época, mas também na moda e no estilo diferente de viver a vida.

Muitas batas coloridas, calças boca de sino e a rebeldia característica do movimento hippie: tudo isso influenciou fortemente a música nacional dos anos 70. O período consagrou cantores e bandas essenciais e que fortaleceram a cultura brasileira.

os novos baianos com caetano veloso e gilberto gil
Os Mutantes, Jorge Ben Jor, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa / Créditos: Divulgação

Até hoje essas canções são lembradas com muito entusiasmo, principalmente porque muitas delas se tornaram símbolos de resistência

E é por isso que vale a pena relembrar as músicas marcaram essa década tão especial, não é mesmo? 

As 15 melhores músicas nacionais dos anos 70 

Bora mergulhar e deixar a emoção rolar solta, pois essa lista está incrível! Destacamos algumas das melhores canções nacionais que marcaram os anos 70 pra você conferir: 

1. Sociedade Alternativa — Raul Seixas

Pra começar com energia total, ninguém melhor do que o eterno Rauzito, marcando presença com a música Sociedade Alternativa

Além de definir muito bem o clima da época, a música traz em sua letra os princípios que a juventude almejava: liberdade, igualdade e o direito de fazer o que se deseja

2. Panis Et Circenses — Os Mutantes  

Não poderia faltar Os Mutantes em uma seleção de músicas dos anos 70, não é verdade? A canção Panis Et Circenses é de autoria de Caetano Veloso e Gilberto Gil e foi gravada pelo grupo em 1968. 

A música faz parte do álbum Tropicália e faz referência ao cenário político do império romano

3. Barato Total — Gal Costa

Composta por Gilberto Gil, Barato Total foi lançada em 1974 e faz parte do disco Cantar, que teve direção de Caetano Veloso. Aumenta o som e canta com a gente! 

Quando a gente tá contente, tanto faz o quente, tanto faz o frio…! 

4. Doce Vampiro — Rita Lee

Doce Vampiro foi lançada em 1979 dentro do álbum Mania de Você, sétimo da carreira de Rita Lee. O disco fez um grande sucesso apresentando músicas incríveis, como Papai Me Empresta o Carro, Chega Mais, entre outras. 

5. O Trem Azul — Clube da Esquina

Milton Nascimento e Lô Borges lideravam o Clube da Esquina, um movimento que teve início nos anos 60 em Belo Horizonte. 

A ideia dos jovens músicos era reunir elementos da bossa nova, do rock e do Jazz. E o resultado podemos relembrar na música O Trem Azul

6. Dê Um Rolê — Os Novos Baianos

Dê Um Rolê é uma das grandes músicas de sucesso dos Novos Baianos. Até hoje é tocada nas rádios e lembrada com muito carinho.

Lançada em 1971 dentro do álbum de mesmo nome, a música foi regravada pela roqueira Pitty, em 2016, sendo também trilha da novela Rock Story.  

7. Sossego — Tim Maia

Sossego é um dos grandes sucessos de Tim Maia e até hoje é relembrada em festas dos anos 70 e por artistas em shows. 

No Rock In Rio de 2001, por exemplo, o então guitarrista do Guns N’ Roses, Robin Finck, até arriscou uma versão bem bacana da música durante a apresentação da banda. 

Ora bolas, não me amole com esse papo de emprego

8. Sangue Latino — Secos & Molhados  

A música Sangue Latino foi lançada no primeiro álbum do grupo, em 1973, e foi escolhida pela revista Rolling Stone Brasil como a quadragésima Maior Música Brasileira de todos os tempos.

9. Sampa — Caetano Veloso

A bela canção Sampa é um verdadeiro hino em homenagem à cidade de São Paulo e foi composta em 1978. 

A inspiração de Caetano para o verso e quando cruzo a Ipiranga e Av. São João surgiu porque o endereço ficava perto da casa do cantor. 

10. Dancin Days — As Frenéticas

A sua festa com temática dos anos 70 vai ficar muito mais divertida com Dancin Days. Simplesmente um hino que não pode faltar! 

A música faz parte do álbum Caia na Gandaia, lançado pelas Frenéticas em 1978.

11. Apenas Um Rapaz Latino Americano — Belchior

Apenas Um Rapaz Latino Americano é o maior sucesso do grande Belchior, um importante cantor e compositor brasileiro. 

A letra da música foi composta na época da Ditadura Militar e traduz o sentimento da grande maioria do povo brasileiro naquele período. 

Mas não se preocupe, meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isto é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer, ao vivo é muito pior...

12. Cálice — Chico Buarque (part. Milton Nascimento)

Escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973, Cálice transborda uma crítica ácida, porém escondida pela letra poética. Trazia tantas verdades que acabou sendo censurada pela Ditadura, sendo lançada somente em 1978. 

Até hoje a música é considerada uma das principais letras de resistência ao regime militar.  

Saiba mais sobre o significado da música Cálice e entenda as referências à Ditadura.

13. Como Nossos Pais — Elis Regina 

A cantora Elis Regina consagrou em sua voz uma das canções mais importantes e representativas dos anos 70, mas foi Belchior que compôs e letra de Como Nossos Pais.

Sem dúvida, um clássico da música nacional, tanto que ficou na posição 43, na lista feita pela revista Rolling Stone, das 100 Maiores Músicas Brasileiras. 

Entenda o significado da música Como Nossos Pais, uma das mais famosas da MPB.

14. O Que Será (À Flor da Pele) — Chico Buarque (part. Milton Nascimento) 

A canção O Que Será (À Flor da Pele) é mais uma muito especial e que não poderia ficar de fora da nossa seleção de músicas nacionais dos anos 70. 

Ela foi composta em 1976 por Chico Buarque para o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos. Mais tarde, virou trilha sonora de novelas e minisséries, como Vidas Opostas, Amor e Revolução e Justiça.

15. Flor de Lis — Djavan 

Essa lista agora se engrandece ainda mais com a presença de Djavan e a sua Flor de Lis, canção de 1976. 

A música faz parte do primeiro álbum do cantor, A Voz, O Violão, A Música de Djavan, e foi seu primeiro single. 

Conheça outros sucessos do Djavan.

A década de 70 não pode parar! 

Depois que a gente entra no clima dos anos 70 fica difícil sair, né? Mas quem disse que precisa acabar agora? Continue com a gente relembrando 20 dos melhores sucessos internacionais dos anos 70.

Continue relembrando sucessos