Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Volte ao passado! Relembre o melhor da música infantil antiga

Nostalgia · Por Érika Freire

8 de Outubro de 2020, às 19:00

Quando se fala em música infantil antiga, qual é o primeiro refrão que vem à sua mente? A gente lembra de Trem da Alegria, com o sucesso:

Uni, duni, duni, tê, Oh, oh, oh, oh, oh, oh, salamê minguê, oh, oh, oh, oh, oh, oh, sorvete colorê, sonho encantado, onde está você?

Trem da Alegria
Créditos: Divulgação

Mas tem muito mais coisas boas pra gente relembrar e também ensinar as crianças as letras que falavam de um universo mágico, colorido e cheio de alegria.

Xuxa, Sandy & Junior, Eliana, Raul Seixas, Gilberto Gil foram alguns dos artistas que fizeram músicas infantis sensacionais, e que até hoje são lembradas com muito carinho. 

Vamos voltar ao passado e relembrar juntos algumas das melhores músicas antigas para crianças? 

O melhor da música infantil antiga

Separe um tempo para ouvir esses clássicos com as crianças! Elas vão aprender, cantar e se divertir muito com o Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Gilberto Gil e muito mais! 

Superfantástico — Balão Mágico

Relembrar músicas infantis antigas é falar da Turma do Balão Mágico, grupo que fez muito sucesso entre a garotada nos anos 80, mas que também fez muito adulto cantar e dançar. 

O hit Superfantástico foi um dos que ajudou a turma, composta por Simony, Tob e Mike, a alcançar um enorme sucesso.

Super fantástico!
No Balão Mágico
O mundo fica bem mais divertido!

Uni-Duni-Tê — Trem da Alegria

Muitos canções infantis do passado ainda são relembradas com muito carinho até hoje, como é o caso de Uni-Duni-Tê, do grupo Trem da Alegria. Essa é uma das canções mais lembradas do grupo, formado em 1985 por Michael Sullivan.

Uni, duni, duni, tê
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
Salamê minguê
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
Sorvete colorê
Sonho encantado, onde está você?

Abecedário da Xuxa — Xuxa

A rainha dos baixinhos emplacou muitos hits entre os anos 80 e 90 ao lançar diversos discos para crianças. 

Se você foi baixinho nos anos 80 certamente cantou o sucesso Abecedário da Xuxa, música que faz parte do quarto disco da apresentadora. 

Maria Chiquinha — Sandy & Junior

Coisa mais fofa era ver os irmãos Sandy & Junior cantando Maria Chiquinha! Composta por Guilherme Figueiredo, é um xote bem humorado que conta a história de Genaro e Maria Chiquinha.

Foi de Brincadeira — Mulekada

Julyana Lee, Jacarezinho e Tatiana Ruiz formavam o grupo Mulekada, que fez sucesso no final dos anos 90. 

Eles dançavam e animavam o público toda vez que apareciam no programa do Raul Gil, e um dos maiores hits foi a música Foi de Brincadeira.

Dança Dos Bichos — Eliana 

Música perfeita para ensinar as crianças sobre o mundo dos animais. Dança dos Bichos, da apresentadora Eliana, foi uma das músicas de maior sucesso em 96. 

A canção faz parte do disco Eliana, que trazia outros hits infantis, como Frutanimais, Brincando De Roda, entre outros. 

O Sítio do Picapau Amarelo — Gilberto Gil 

Monteiro Lobato escreveu a clássica série literária O Sítio do Picapau Amarelo, que se tornou um dos programas infantis de maior sucesso. A música de abertura é de Gilberto Gil, que destaca na letra os principais aspectos da obra de Monteiro Lobato.

Carrossel de Esperança — Clube da Criança 

A música Carrossel de Esperança era uma das trilhas sonoras do programa infantil Clube de Criança, o primeiro apresentado por Xuxa, transmitido pela antiga Rede Manchete na década de 80.

A canção foi composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas e ensina as crianças sobre a importância de se divertir, sorrir e ser feliz! 

Iô-Iô — Trem da Alegria

Um dos maiores sucessos do grupo Trem da Alegria, Iô-Iô foi lançada em 1988 e você certamente lembra do refrão chiclete Ioiô, ioiô, ioiô e eu te amo. Canção animada e divertida para brincar com as crianças! 

É Tão Bom — As Paquitas 

As crianças na década de 80 também tinham a companhia das Paquitas, que eram as meninas que ajudavam a Xuxa em seu programa.

As assistentes de palco montaram um girl group que conquistou a garotada, lançaram discos e fizeram filmes que foram um tremendo sucesso. 

A canção É Tão Bom faz parte do primeiro disco, As Paquitas, de 1989. 

Ilariê — Xuxa

Presente no álbum Xou da Xuxa 3, lançado em 1988, Ilariê era a trilha sonora perfeita para as festas infantis daquela época. As crianças adoravam e os adultos também não conseguiam ficar parados. 

Coração de Papelão — Jairzinho e Simony

Música mais fofinha impossível, cantada pela dupla Jairzinho e Simony, Coração de Papelão foi composta por Paul Anka e Edgard Poças. 

A música faz parte do disco Jairzinho & Simony e fala sobre o amor na fase infantil. 

Recortei a luz da lua e colei num papelão
Escrevi assim: Sou sua e te fiz um coração
Encontrei você na rua, você nem deu atenção
Eu nem sei qual é a sua, coração de papelão

Aquarela — Toquinho

Composição de Toquinho, a canção Aquarela foi um dos maiores sucessos da década de 80, sendo trilha sonora de comerciais televisivos. As crianças da época amavam, mas a canção se tornou eterna e até hoje é um grande sucesso. 

Vai voando, contornando
A imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul

Conheça a história completa Aquarela 

Lindo Balão Azul — Guilherme Arantes

Composição sensacional criada por Guilherme Arantes, a música Lindo Balão Azul foi um enorme sucesso e fez parte do especial Pirlimpimpim, da Rede Globo. Ela é considerada uma das melhores músicas infantis já compostas no país.

O Carimbador Maluco — Raul Seixas

O Maluco Beleza participou do especial Plunct, Plact, Zuuum, da Rede Globo, exibido em 1983 com a canção O Carimbador Maluco, presente no disco Novo Aeon. Apesar da música ser uma crítica ao ao excesso de burocracia do governo, o clipe com características infantis conquistou o público infantil. 

Ouça as melhores músicas de desenhos dos anos 90

Não tem coisa melhor do que relembrar a infância e as alegrias que essa fase da vida nos proporciona. Pensando nisso, a gente separou algumas das melhores músicas de desenhos que fizeram sucesso nos anos 90!

Tem trilha sonora do Bob Esponja, Família Dinossauro, Pokémon e muitos mais esperando por você! 

Músicas de desenhos dos anos 90

Leia outros conteúdos para crianças!