LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Indicações

Mulheres incríveis na música que você precisa ouvir

Por Nathalia Terayama

28 de Fevereiro de 2019, às 07:00


Ser mulher, sobretudo em uma sociedade patriarcal, é um ato de resistência contínua e incessante. O dia internacional da mulher é fruto das lutas de mulheres corajosas que vieram antes de nós. Mas ainda é muito pouco perto do que ainda enfrentamos diariamente.

As mulheres sobre as quais falaremos neste texto são apenas uma amostra dentro dos inúmeros exemplos de empoderamento, talento e força que temos ao longo da história da música. Representam a força feminina mesmo nos contextos de adversidade.

Confira a seguir exemplos de mulheres na música que você precisa ouvir!

Maria Bethânia

Comecemos com essa baiana arretada! Maria Bethânia Viana Telles Velloso, conhecida no meio artístico apenas como Maria Bethânia, dispensa apresentações. É inegável que ela é uma das cantoras mais aclamadas no Brasil e reconhecida inclusive internacionalmente.

Foto da Maria Bethânia
Créditos: Divulgação

Filha de Dona Canô e irmã de Caetano Veloso, Bethânia mudou-se para o Rio de Janeiro em 1965 e substituiu ninguém menos que Nara Leão no show-manifesto Opinião. É uma mulher forte, descendente de mulheres igualmente fortes, que viveu em uma época obscura, política e socialmente, da história brasileira. Teve o irmão e os amigos exilados e mesmo assim seguiu firme com sua carreira e seu ativismo.

Por que ouvir?

Bethânia mistura a doçura e suavidade do sotaque baiano com explosões de força e alcance vocal. Ela representa o sincretismo brasileiro e o axé da Bahia, interpreta músicas fortes e com letras históricas.

Além disso, é conhecida por parcerias com artistas de diferentes gerações da música brasileira, como Arnaldo Antunes e Ivete Sangalo, e por interpretar brilhantemente textos de escritores internacionalmente conhecidos. Confira a letra de música mais acessada da cantora, Carta de Amor.

Whitney Houston

Seguindo a linha de mulheres fortes, Whitney Elizabeth Houston, conhecida mundialmente apenas como Whitney Houston, nasceu em Nova Jersey – EUA. Filha de uma cantora, começou cedo a cantar na igreja que sua família frequentava.

Além de cantora ela era compositora, empresária, atriz, produtora cinematográfica e modelo. A versatilidade, o talento e a personalidade marcante a fizeram ser reconhecida pelo Guinness World Records como a artista mais premiada de todos os tempos.

Teve uma vida de sucesso, marcada pela superexposição, também, por um relacionamento conturbado com seu pai e com seu ex-marido. Ela foi uma mulher forte e empoderada. Porém, viveu um relacionamento abusivo e teve seus desejos silenciados pela indústria musical.

Por que ouvir?

Whitney tinha uma amplitude vocal invejável e, além disso, era uma excelente intérprete. Seus shows faziam justiça ao que se espera de uma artista do seu nível. Suas letras eram românticas e empoderadas.

Houston foi profundamente influenciada por cantoras que vieram antes dela, como Aretha Franklin, e influenciou as gerações que vieram depois de sua ascensão, como Mariah Carey. Sem dúvidas é uma das exemplares insubstituíveis e sua morte prematura foi uma perda para o mundo todo. Relembre os maiores sucessos da carreira de Whitney Houston aqui.

Mercedes Sosa

Continuando na linha de mulheres incríveis, temos Haydée Mercedes Sosa, ou simplesmente Mercedes Sosa, uma cantora orgulhosamente argentina nascida em San Miguel de Tucumán.

Segundo o jornal The Daily Telegraph ela foi “uma intérprete incomparável de obras de seu compatriota, o argentino Atahualpa Yupanqui, e da chilena Violeta Parra”. Desta, ela deu vida à canção Gracias A La Vida. Além de cantora, ela era ativista política e Embaixadora da Boa Vontade da Unesco na América Latina e Caribe.

Cantora Mercedes Sosa
Créditos: Divulgação

Por que ouvir?

Sosa tinha o timbre forte que, atrelado ao ritmo de suas músicas, nos remete perfeitamente à América Latina. Fez inúmeras parcerias musicais durante sua carreira, inclusive com cantores brasileiros como Beth Carvalho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Gal Costa.

Mercedes Sosa foi uma uma mulher admirável não só pelo seu timbre, mas pela história de vida e pelo ativismo político. É, sem dúvidas, o tipo de cantora que a gente não pode deixar este mundo sem ouvir e conhecer. Ouça Todo Cambia, Solo Le Pido A Dios, Canción Con Todos e mais músicas aqui.

Carminho

Maria do Carmo de Carvalho Rebelo de Andrade, ou simplesmente Carminho, é uma portuguesa nascida em Lisboa que, além de cantora, é também compositora. É filha da cantora Teresa Siqueira e tem formação acadêmica de Publicidade e Marketing, carreira que não chegou a exercer.

Ainda que tenha começado a cantar na infância, foi apenas aos 22 anos que decidiu seguir a carreira profissional. É considerada uma das principais representantes do fado da nova geração, ritmo ao qual dedica maior parte de suas canções, mas também canta música popular brasileira e jazz.

Por que ouvir?

Certamente você deve estar pensando: “Fado? Sério?”. Acredite, eu também pensava assim! Mas posso te garantir que vale muito a pena. Os vocais são intensos e demonstram uma elasticidade impressionante.

Além disso, a mistura de instrumentos e os ritmos ora lentos e melancólicos, ora alegres e empolgantes, te transportarão diretamente para Portugal. Experimente ouvir algumas músicas dela aqui.

Iza

E, por último, mas não menos importante, Isabela Cristina Corrêa Lima, a Iza. Essa fada carioca chegou e arrebatou os nossos corações. Sofreu bullying na escola durante a infância, época também em que começou a cantar no coral de uma Igreja. Hoje em dia ela é símbolo de representatividade, força, talento e empoderamento.

Cantora Iza
Créditos: Divulgação

Cheia de influências musicais de peso, ela afirma se inspirar em mulheres maravilhosas como: Lauryn Hill, Beyoncé, Negra Li e Luciana Mello. Com esse monte de referência nacional e internacional, não tem como não amar, né?

Por que ouvir?

Além dos vocais, do groove e de tudo que envolve as músicas da cantora e compositora, precisamos reconhecer: algumas letras são impressionantes. Com 28 anos, Iza já fez parceria com nomes respeitados e consolidados na carreira artística. Alguns exemplos são: Caetano Veloso, Maria Gadu e Sandy.

Se ainda assim você ainda tiver alguma dúvida se deve ou não conhecer mais profundamente a carreira da Iza, peço, por gentileza, que escute esse cover da imortal Nina Simone e seja feliz. Obrigada. De nada! Ah, aproveita e já adiciona alguns hits da Iza na sua playlist.

Por Fim…

Para finalizar, deixo aqui mais algumas mulheres que vale a pena conferir: Rosario Flores, Elis Regina, Janis Joplin, Edith Piaf, Natalia Lafourcade, Ceumar, Ella Fitzgerald, Shadia Mansour, entre tantas outras. Poderíamos ficar aqui dias e mais dias falando sobre as milhares de mulheres fantásticas, talentosas e inspiradoras que temos neste mundo.

Conheça 3 cantoras latinas que precisam entrar na sua playlist já!

O único desejo possível neste Dia Internacional da Mulher é que, além deste, os outros 364 dias do ano também sejam de respeito. Que sejamos mais respeitadas e menos subestimadas em qualquer meio em que queiramos estar. Feliz dia de luta para todas nós!
E aí? Gostou da seleção de cantoras? Conhece mais alguma? Indica pra gente nos comentários!

Aproveita pra dar o play nessa seleção Girl Power, recheada de hits de grandes mulheres da música.