Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre as 12 melhores músicas da Fresno

Listas musicais · Por Renata Arruda

28 de Novembro de 2020, às 12:00

Uma das principais representantes do movimento emo no Brasil, a Fresno surgiu em Porto Alegre no início dos anos 2000 e passou por várias formações até se firmar como o quarteto atual: Lucas Silveira, Gustavo Mantovani, Mario Camelo e Thiago Guerra.

fresno as melhores
Créditos: Divulgação

Em sua fase inicial, as letras eram marcadas por temas como as desilusões amorosas e a melancolia. Com o tempo, a banda passou a beber de outras fontes, como o hard rock e o industrial, e também a tratar de questões sociais e da superação de adversidades.

Para relembrar a carreira do grupo, que já conta com 20 anos de estrada, reunimos as melhores músicas da Fresno para curtir a nostalgia dos tempos emo e ainda conferir o que eles estão fazendo atualmente. Vem saber mais sobre as faixas:

  • Milonga
  • Diga, Parte 2
  • Alguém Que Te Faz Sorrir
  • Desde Quando Você Se Foi
  • e muitas outras!

As melhores músicas da Fresno

Das primeiras canções às mais atuais, trouxemos um panorama com as melhores da Fresno.

Milonga

Milonga é o nome dado a um ritmo musical popular na América Latina. Não fica muito claro o motivo do termo ter sido escolhido para o título da música, que fala sobre alguém que ainda não superou um término.

Diga, Parte 2

A letra é forte e de cara já diz: tira a maquiagem pra que eu possa ver aquilo que você se esforça pra esconder 👀

Diga, Parte 2 coloca o dedo na ferida e expressa toda a mágoa de quem sofreu uma desilusão amorosa das brabas.

Alguém Que Te Faz Sorrir

Lançada em 2006 no álbum Ciano, Alguém Que Te Faz Sorrir foi regravada para o Redenção, de 2008, ganhando programações feitas pelo produtor Rick Bonadio.

É daquelas pra ouvir durante uma dor de cotovelo, pensando no amor antigo que seguiu em frente.

Desde Quando Você Se Foi

Mais uma música presente no álbum Redenção, Desde Quando Você Se Foi fala sobre um cara que reconhece o quanto foi imaturo no relacionamento e agora espera uma chance para poder mostrar o quanto mudou. 

Sua Alegria Foi Cancelada (part. Jade Baraldo)

Faixa-título do mais recente álbum da banda, Sua Alegria Foi Cancelada tem participação da cantora Jade Baraldo e mostra um Fresno mais melancólico e experimental.

A música fala sobre medo e desesperança, com um título que remete à cultura do cancelamento.

Eu Sou A Maré Viva

Eu Sou A Maré Viva foi lançada no EP de mesmo nome, em 2014. Segundo Lucas Silveira, a música fala sobre ter força para aguentar a pressão e o falatório: é uma música que até hoje é muito sensível para mim, é difícil de cantar, contou em entrevista na época.

Quando Eu Caí

Mais uma canção da nova fase da Fresno, Quando Eu Caí é uma bela canção, que fala sobre alguém que voltou a sentir alegria e acreditar no amor após conhecer alguém especial e agora quer continuar a relação.

Cada Acidente (part. Tuyo)

Gravada em parceria com a banda paranaense Tuyo, a swingada Cada Acidente tem um tom otimista, falando sobre uma relação que aconteceu quando menos se esperava e acabou com toda a tristeza.

Duas Lágrimas

Para Lucas Silveira, a emocionante Duas Lágrimas é uma das melhores faixas do álbum O Rio, A Cidade, A Árvore.

Foi uma das canções que a banda escolheu para apresentar ao lado de Chitãozinho e Xororó, em 2008, no palco do lendário Estúdio Coca-Cola.

Onde Está

Onde Está é lembrada com carinho pela Fresno por ter sido a primeira música a tocar na rádio em Porto Alegre, no início da carreira.

Uma curiosidade sobre ela é que foi composta por Lucas Silveira com uma espécie de banda paralela chamada Chester.

Stonehenge

Considerada pela banda como uma das suas melhores canções, Stonehenge fala sobre alguém que ama uma pessoa que, no fundo, não merece o seu amor.

O título é uma referência ao famoso santuário localizado no Reino Unido.

Teu Semblante

Considerada por Lucas Silveira como a música “mais bem resolvida” do álbum Quarto dos Livros, a ideia para o título de Teu Semblante surgiu após o vocalista ouvir a faixa Não Tão Menos Semelhante do grupo de pagode Só Preto Sem Preconceito. Inusitado!

Saiba mais sobre a Fresno

Formada em Porto Alegre em 1999, a Fresno começou sua carreira como uma banda emo, que se consolidou em 2001, quando o músico e compositor Lucas Silveira assumiu os vocais.

Dois anos depois, o grupo gravou de forma independente o seu primeiro álbum, Quarto dos Livros, que os tornou conhecidos na cena alternativa do país.

Capa do álbum Quarto dos Livros
Capa do álbum Quarto dos Livros / Créditos: Divulgação

Nos anos seguintes, a banda lançou os CDs O Rio, A Cidade, A Árvore, em 2004, e Ciano, em 2006, que fez com que quebrassem as barreiras do underground e alcançassem as rádios de todo o país, além de ganhar espaço na MTV.

Em 2008, a Fresno já havia assinado com uma grande gravadora, pela qual lançaram o álbum Redenção.

Produzido por Rick Bonadio, que deu à banda uma sonoridade mais pop, o projeto conquistou um Disco de Ouro e recebeu prêmios importantes para a música brasileira, como o VMB e o Prêmio Multishow.

Capa do álbum Redenção
Capa do álbum Redenção / Créditos: Divulgação

Já sendo uma banda reconhecida, a Fresno voltou a ser independente entre os anos de 2011 a 2018.

Durante esse período, foram lançados dois álbuns de estúdio, um CD e DVD ao vivo, em comemoração aos 15 anos da banda e os EPs Cemitério das Boas Intenções e Eu Sou a Maré Viva, considerado como um dos mais pesados do quarteto. 

Em 2019, a banda lançou o álbum Sua Alegria Foi Cancelada, pelo selo BMG Brasil, após grande campanha digital.

Devido à pandemia, a Fresno precisou adiar sua turnê, mas não deixou os fãs na mão: em abril, Lucas Silveira fez a live QuarentEMO, tocando 4 horas de música para um público de mais de 100 mil espectadores.

Bandas emo dos anos 2000

Depois de conferir as melhores músicas da Fresno, vem relembrar da febre do emocore com as 14 bandas emo que marcaram os anos 2000!

melhores bandas emo

Não deixe de conferir também: