Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Demon Slayer: o anime que virou uma franquia de sucesso  

Saiba todos os segredos e os detalhes de um dos animes mais aclamados de todos os tempos e desperte o otaku que existe dentro de você!

Curiosidades · Por Karoline Póss

20 de Fevereiro de 2024, às 12:00

O anime Demon Slayer é um dos maiores sucessos dos últimos anos.

Também chamado de Kimetsu no Yaiba, romanização do seu título original em japonês, a produção é assinada pelo Ufotable, estúdio de animação japonês que também trabalhou com outros animes de sucesso ao longo dos anos, como Fate/Zero (2011). 

Baseado no mangá homônimo de Koyoharu Gotouge, o anime foi lançado em 2019 e já se transformou em uma grande franquia com filmes e jogos. Aqui no Brasil, onde já era conhecido e apreciado desde sua estreia, ganhou ainda mais destaque entre o público após ser adicionado ao catálogo da Netflix.

Demon Slayer: tudo sobre Kimetsu no Yaiba, anime que é fenômeno mundial

Confira tudo o que você precisa saber sobre esse enorme sucesso! 

Folclore japonês em alta 

Demon Slayer é baseado em elementos históricos e folclóricos da cultura japonesa. Ambientado na Era Taisho (1912-1926), a narrativa sobrenatural acompanha a história de Tanjiro Kamado, um jovem e bondoso rapaz que vendia carvão para ajudar em casa. 

Sua família foi atacada por onis, e sua mãe e quatro de seus cinco irmãos morreram. Nezuko, a única sobrevivente, foi transformada em oni, mas, ao contrário dessa criatura da mitologia japonesa, ela ainda demonstrava certa consciência e emoções humanas. 

Tanjiro parte com sua irmã e se torna um caçador de onis para impedir que tragédias como essa se repitam, enquanto tenta descobrir como transformar sua irmã em humana novamente. 

O anime aborda diversos temas, como a importância da família e da amizade, os sacrifícios que fazemos por aqueles que amamos e a luta entre o bem e o mal, mantendo a esperança mesmo quando desistir parece ser a opção mais fácil. 

Quanto à sua abordagem sobrenatural, deleita-se no rico folclore japonês com representações de criaturas da mitologia local, como os yokais e as máscaras de proteção baseadas no Tengu (que afasta maus espíritos) e na Kitsune (para proteger dos perigos). 

Personagens de destaque

Grande parte do sucesso de Demon Slayer se dá aos personagens serem bem escritos, com personalidades envolventes, que fazem o público se interessar por eles. 

Tanjiro

Tanjiro viu sua vida virar de cabeça para baixo após perder sua família, mas seu coração é tão bom que só conseguia pensar em ajudar não só a sua única irmã sobrevivente, mas a todos que pudessem se tornar vítimas deste mal. 

Assim, ele passou dois anos treinando a Respiração da Água com Urokodaki até se tornar um caçador de onis, usando seu olfato aguçado para detectar os demônios. 

Apesar de saber da necessidade de exterminá-los, seu coração empático faz com que Tanjiro sinta pena até mesmo dos demônios, transformando-o em um personagem de natureza extremamente humana.  

Nezuko

Nezuko é irmã de Tanjiro e a única sobrevivente do ataque. Embora tenha sido transformada em um demônio, ela ainda mantém sua consciência e, graças a isso, consegue reconhecer seu irmão e não atacá-lo. 

Ela também adquiriu várias habilidades sobre-humanas, como regeneração, super força e aumentar ou diminuir de tamanho.  

Zenitsu 

Zenitsu, treinado no estilo de batalha Respiração do Trovão, é um garoto medroso, que menospreza a si mesmo por não ter sido capa de aprender todas as técnicas. Mas possui um bom coração e não demora a reconhecer Tanjiro como um bom companheiro – além de achar Nezuko bonita. 

Inosuke

Inosuke foi criado por um javali selvagem e se tornou um autodidata em Respiração das Feras, lutando com duas espadas. Sua primeira reação costuma ser violenta, mas é muito determinado e um hábil caçador. De primeira, não se dá bem com Tanjiro por ele defender Nezuko, uma oni, mas logo ele entende suas motivações e se tornam bons amigos.  

Os Demônios 

Vários tipos de onis são confrontados ao longo do anime de Demon Slayer, divididos nas categorias demônios comuns, luas inferiores e luas superiores. 

Dentre os mais marcantes, Muzan é conhecido como o primeiro humano a ter se tornado oni, passando por uma mutação após se tratar com remédios à base de Lírio Aranha Azul. Ele é considerado o Rei dos Demônios.

Os Hashiras

Há nove hashiras, membros de elite do Esquadrão de Extermínio de Demônios, e todos já apareceram no anime. São eles:

  • Giyu Tomioka; Hashira da Água
  • Shinobu Kocho; Hashira do Inseto
  • Kyojuro Rengoku; Hashira das Chamas
  • Mitsuri Kanroji; Hashira do Amor
  • Obanai Iguro; Hashira das Serpentes
  • Sanemi Shinazugawa; Hashira do Vento
  • Gyomei Himejima; Hashira da Rocha
  • Tengen Uzui; Hashira do Som
  • Muichiro Tokito; Hashira da Névoa
Demon Slayer anime

Trilha sonora marcante 

A trilha sonora de Demon Slayer conquistou o público. Além de Gurenge, icônica abertura performada pela cantora LiSA, uma das artistas de maior sucesso do Japão, o anime também conta com músicas tema que entram em cena durante os episódios para torná-los ainda mais dramáticos e envolventes.  

Uma das mais marcantes é Kamado Tanjiro no Uta, a canção do protagonista que narra todos os sentimentos que o fazem seguir em frente, apesar das dificuldades. 

戻れない帰れない

/Modorenai kaerenai/

Não posso voltar, eu não posso voltar

広がった深い闇

/Hirogatta fukai yami/

Há apenas escuridão profunda

泣きたくなるような優しい音

/Nakitaku naru yōna yasashii oto/

Um som suave que faz você chorar

どんなに苦しくても

/Donna ni kurushikute mo/

Não importa o quão doloroso seja

前へ (前へ) 前へ (前へ) 進め (進め)

/Mae e (mae e) mae e (mae e) susume (susume)/
Siga em frente (siga em frente), siga em frente (siga em frente), continue (continue)

Gosta de trilhas sonoras de anime? Então confira também: 

O sucesso de Demon Slayer 

Demon Slayer é um anime de grande sucesso de críticas, tanto entre os sites especializados como entre o público geral. 

Grande prova dessa aprovação é o sucesso comercial do anime, que rapidamente se expandiu em uma franquia com vários filmes, jogos e teve seu mangá traduzido para vários idiomas, inclusive o português brasileiro.   

Nos cinemas, por exemplo, os números mostram a demanda alta de Demon Slayer. Seu primeiro filme, Mugen Train (2020), arrecadou mais de $500 milhões de dólares ao redor do mundo, sendo o filme japonês com a maior bilheteria já registrada

Quantas temporadas tem o Demon Slayer?

Atualmente, Demon Slayer conta com quatro temporadas. Três delas já foram lançadas de 2019 para cá, enquanto a quarta é prevista para estrear neste ano de 2024. 

Além do anime, também há 3 filmes de Demon Slayer

  • Demon Slayer – Mugen Train: O Filme (2020)
  • Demon Slayer – Para a Vila do Espadachim (2023)
  • Demon Slayer – To The Hashira Training (2024)

Ao todo, o anime Demon Slayer tem 55 episódios lançados até o momento. Ainda não foi divulgado quantos episódios terá a temporada 4 de Demon Slayer.

Músicas de anime para a sua playlist

Se você gosta de músicas de anime, precisa conferir a nossa seleção de filmes que, além de histórias apaixonantes que conquistaram fãs em todo o mundo, contam com trilhas sonoras incríveis. Confira!

Trilhas sonoras de filmes de animes