Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Letras.mus.br: a história do maior site de letras de músicas do país

Fique por dentro da história do Letras.mus.br, a sua plataforma preferida para buscar letras de músicas e suas traduções!

Por trás do Letras · Por Laura Nolasco

20 de Setembro de 2023, às 07:00

Sempre que você busca um site de letras de músicas, é aqui no Letras.mus.br que você vem, não é? 💜 Que tal saber um pouquinho mais sobre sua plataforma de letras e traduções favorita?

Mockup do Letras.mus.br

Hoje vamos falar um pouquinho sobre como surgiu o Letras e contar algumas curiosidades, como qual é a letra mais acessada de todos os tempos e qual foi a primeira letra da plataforma! Vem com a gente:

A história do Letras.mus.br

O Letras.mus.br é um site de letras de músicas colaborativo, criado em 2003, em Belo Horizonte. Desde sempre, as pessoas podem enviar letras e traduções, que são avaliadas e vão para o site!

Hoje isso é bastante comum, mas em 2003 nem tanto: o Orkut, por exemplo, surgiu só uns meses depois. A Wikipédia também era um bebê de 2 aninhos!

Na época, o nosso layout era assim:

História do Letras.mus.br: layout em 2005
Versão do site Letras.mus.br em 2005.

Com o tempo, além de layouts novos, o Letras foi ganhando novas funções. Alguns exemplos são a função de criação de playlists, que surgiu em 2010 (e você pode criar a sua!); o nosso aplicativo para Android e iOS, que nasceu em 2013, e o blog, que nasceu em 2019.

História do Letras.mus.br em 2011
Versão do site Letras.mus.br em 2011.

Também estamos desde sempre nas redes sociais: começamos a usá-las ainda na época do Orkut! Tínhamos até um aplicativo nele, chamado Minha Música, que deixava o pessoal colocar uma música pra tocar no perfil, com a letra, cifra e um tanto de personalizações possíveis. Quem lembra?

História do Letras.mus.br no Orkut
Aplicativo “Minha Música” do Letras no Orkut.

Atualmente, somos a plataforma de letras de música mais acessada da América Latina! São 2.7 milhões de letras e traduções, mais de mil playlists e milhares de pessoas nos acompanhando nas redes sociais. Também temos uma versão em espanhol do Letras.

Explore mais curiosidades e desafios musicais do maior site de letras da América Latina com o feat perfeito: o fundador, Sam Vignoli! Aperte o play nessa festa musical:

Curiosidades sobre as letras de música no Letras.mus.br

Você sabe qual foi a primeira letra de música colocada na plataforma? A gente te conta: foi I Still Haven’t Found What I’m Looking For, do U2! A música é de 1988 e tem esse clipe super legal:

Outra curiosidade legal é que a música mais acessada desses 20 anos de história é Someone Like You, da Adele! Mas pelo visto não é só de música deprê que a galera gosta o nosso top 10 de sempre é super variado, olha só:

  1. Someone Like You – Adele
  2. O Que É Que Tem? – Jorge e Mateus
  3. Duas Metades – Jorge e Mateus
  4. Ressuscita-me – Aline Barros
  5. Céu Azul – Charlie Brown Jr.
  6. Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis 
  7. Só Os Loucos Sabem – Charlie Brown Jr.
  8. Rolling In The Deep – Adele
  9. Sou Humano – Bruna Karla
  10. Dias de Luta, Dias de Glória – Charlie Brown Jr.

Isso mesmo, tem 3 vezes Charlie Brown Jr. no top 10 das músicas mais acessadas. Apesar disso, eles são só o segundo nome no top 10 de artistas mais acessados de todos os tempos: nesse caso, o 1º lugar pertence ao Luan Santana! Mais uma vez, temos um top 10 super variado, indo do sertanejo ao pop internacional:

  1. Luan Santana
  2. Harpa Cristã
  3. Charlie Brown Jr.
  4. Aline Barros
  5. Legião Urbana
  6. Sorriso Maroto
  7. Gusttavo Lima
  8. Exaltasamba
  9. Bruna Karla
  10. Justin Bieber

Quem usa o Letras.mus.br ♥

Estamos sempre em contato com quem usa nosso produto para tentar melhorar, e ficamos super felizes em receber seus feedbacks.

Se você quer aprender inglês com música, saiba que a gente te ajuda também! 😉

Feedbacks recebidos no Letras.mus.br
Créditos: Divulgação.

Receber todo esse carinho de vocês nos deixa super felizes, pois nosso time faz tudo com o maior cuidado pra que tudo sempre esteja funcionando direitinho.

O Letras está fazendo 20 anos!

Em 2023 o Letras completa 20 anos! Pra celebrar a história da música nas duas últimas décadas, liberamos algumas recompensas exclusivas… Mas, pra resgatá-las, você deve provar que sabe tudo de música! E aí, encara essa?

letras 20 anos