LETRAS.MUS.BR - Letras de músicas

Por trás do Letras

Letras.mus.br: a história do maior site de letras de música do país

Por Laura Nolasco

24 de Agosto de 2019, às 07:00


Aposto que sempre que você quer saber a letra de uma música ou conferir a tradução, é aqui no Letras.mus.br que você vem! Mas que tal saber um pouquinho mais sobre sua plataforma de letras de música favorita? 😜

site de letras de música

Hoje vamos falar um pouquinho sobre como surgiu o Letras e contar algumas curiosidades, como qual é a letra mais acessada de todos os tempos e qual foi a primeira letra da plataforma! Vem com a gente: 

A história do Letras.mus.br

O Letras.mus.br é uma plataforma colaborativa de letras de música que foi criada em 2003, em Belo Horizonte. Desde sempre, as pessoas podem enviar letras e traduções, que são avaliadas e vão para o site! Hoje isso é bastante comum, mas em 2003 nem tanto: o Orkut, por exemplo, surgiu só uns meses depois. A Wikipédia também era um bebê de 2 aninhos! Na época, o nosso layout era assim: 

Versão do site Letras.mus.br em 2005

Com o tempo, além de layouts novos, o Letras foi ganhando novas funções. Alguns exemplos são a função de criação de playlists que surgiu em 2010 (e você pode criar a sua!), em 2013 nasceu o nosso aplicativo para Android e iOS e em 2019 começamos esse blog.  

Versão do site Letras.mus.br em 2011

Também estamos desde sempre nas redes sociais: começamos a usá-las ainda na época do Orkut! Tínhamos até um aplicativo nele, chamado Minha Música, que deixava o pessoal colocar uma música pra tocar no perfil, com a letra, cifra e um tanto de personalizações possíveis! Quem lembra? 

Aplicativo "Minha Música" do Letras no Orkut

Atualmente, somos a plataforma de letras de música mais acessada da América Latina! São 2.7 milhões de letras e traduções, mais de mil playlists e milhares de pessoas nos acompanhando nas redes sociais 😍. Também temos uma versão em espanhol do Letras

Muita gente não sabe, mas somos parceiros do Cifra Club e também do Palco MP3

Se você toca algum instrumento, com certeza já acessou o Cifra Club, né? Nessa plataforma você confere as cifras das suas músicas favoritas para aprender a tocá-las. 

Cifra Club

Já o Palco MP3 é uma plataforma na qual cantores e bandas independentes podem divulgar as suas músicas! 

Palco MP3

Curiosidades sobre as letras de música no Letras.mus.br

Você sabe qual foi a primeira letra de música colocada na plataforma? Não?! A gente te conta: foi I Still Haven’t Found What I’m Looking For, do U2! A música é de 1988 e tem esse clipe super legal: 

Outra curiosidade legal é que a música mais acessada desses 15 anos de história é Someone Like You, da Adele! Mas pelo visto não é só de música deprê que a galera gosta, o nosso top 10 de sempre é suuuper variado, olha só:

  1. Someone Like You – Adele
  2.  O Que É Que Tem? – Jorge e Mateus
  3.  Duas Metades – Jorge e Mateus
  4. Ressuscita-me – Aline Barros
  5. Céu Azul – Charlie Brown Jr.
  6. Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis 
  7. Só Os Loucos Sabem – Charlie Brown Jr.
  8. Sou Humano – Bruna Karla
  9. Dias de Luta, Dias de Glória – Charlie Brown Jr.
  10. Rolling In The Deep – Adele

Isso mesmo, tem 3 vezes Charlie Brown Jr. no top 10 das músicas mais acessadas. Apesar disso, eles são só o segundo nome no top 10 de artistas mais acessados de todos os tempos: nesse caso, o 1º lugar pertence ao Luan Santana! Mais uma vez, temos um top 10 super variado, indo do sertanejo ao pop internacional:

  1. Luan Santana
  2. Charlie Brown Jr.
  3. Legião Urbana
  4. Aline Barros
  5. Sorriso Maroto
  6. Gusttavo Lima
  7. Exaltasamba
  8. Bruna Karla
  9. Roberto Carlos
  10. Justin Bieber

Quem usa o Letras.mus.br ♥

Estamos sempre em contato com quem usa nosso produto para tentar melhorar, e ficamos super felizes com feedbacks como esses: 

Depoimento de um usuário do Letras

Se você quer aprender inglês com música, saiba que a gente te ajuda também 😉

Depoimento de um usuário sobre o aplicativo do Letras
Depoimento de um usuário do Letras através do Twitter
Depoimento de um usuário do Letras sobre aprender inglês

Receber todo esse carinho de vocês nos deixa super felizes, pois nosso time faz tudo com o maior cuidado pra que tudo sempre esteja funcionando direitinho. Tem alguma história com o Letras ou alguma sugestão do que quer ver por aqui? Comenta aqui embaixo!