Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Curiosidades sobre Abbey Road, o icônico álbum dos Beatles

Curiosidades · Por Mateus Pereira Silveira

18 de Janeiro de 2021, às 19:00

Quando o assunto é The Beatles, sabemos que por trás de cada álbum há muitos bastidores, que mesmo 50 anos após o fim do grupo, ainda não foram completamente descobertos.

Como não poderia deixar de ser, o icônico disco Abbey Road guarda as melhores histórias.

Lançado em 1969, o trabalho é contemplado como uma preciosidade por críticos e apreciadores, porque além de reunir músicas incríveis, ele marcou a última reunião dos quatro artistas em estúdio para a gravação de um disco

O resultado foi uma obra que faz parte da cultura pop, principalmente por sua capa, consagrada por diferentes artistas.

Para homenagear a obra, trouxemos para você um conteúdo para lá de especial com todas as curiosidades e histórias sobre o Abbey Road. Vem com a gente! 

As curiosidades sobre Abbey Road, dos Beatles 

A travessia de rua mais famosa do mundo musical guarda grandes momentos que começaram muito tempo antes do registro mais lembrado do quarteto de Liverpool. 

E para não atropelar as coisas, nós vamos por partes, para você saber de todos os detalhes. 

O último álbum gravado não foi o último lançado

Em 1969, o clima entre John, Paul, George e Ringo estava longe de ser o melhor. Os conflitos artísticos entre eles estavam mais aflorados e as gravações do disco Let It Be já haviam sido conturbadas o bastante. 

Diante dessa situação, até o produtor George Martin estava receoso em continuar com as sessões no estúdio. Aos poucos as coisas foram se acomodando, e o trabalho foi ganhando sua cara, com cada integrante trazendo suas composições para gravarem em conjunto. 

The Beatles
Créditos: Divulgação

Após seis meses, o Abbey Road estava finalizado e pronto para ser lançado. Tanto que ele furou a fila e foi para o mercado em setembro daquele ano, enquanto o Let It Be só ganhou o mundo em 1970, quando eles já haviam anunciado o fim dos Beatles. 

Uma rua que nunca mais foi a mesma 

Antes que o endereço do estúdio fosse escolhido como o nome definitivo do disco, outros títulos foram cogitados, entre eles Everest, em referência ao ponto mais alto do mundo e à marca de cigarro. 

Como viajar ao Tibet só para fotografar os Beatles no cenário ideal estava fora de cogitação, uma solução caseira apareceu nas reuniões.

A partir disso, Paul desenhou um esboço de como a capa seria e no dia 8 de agosto de 1969, a famosa imagem foi registrada

Bastidores da imagem do disco Abbey Road
Bastidores da imagem do disco Abbey Road / Créditos: Divulgaçao

O processo foi tão orgânico que a sessão com o fotógrafo Ian Macmillan durou apenas 10 minutos, tempo necessário para o quarteto atravessar a Abbey Road algumas vezes, que foi fechada para o ensaio por policiais. 

Depois dali, a rua se tornou um cartão postal londrino e atrai turistas que posam na faixa de pedestres, replicando a foto que se tornou uma obra de arte. 

Mais um fato curioso sobre a capa: ela foi a única que não tinha nem o nome do álbum ou a logo da banda.

Apesar de os empresários da banda ficarem com o pé atrás com a ideia, ela foi levada adiante e se tornou um sucesso. 

Capa do disco Abbey Road
Capa do disco Abbey Road / Créditos: Divulgação

Conheça a história das capas de 8 álbuns clássicos dos Beatles 

Paul McCartney está vivo? 

Contudo, a genialidade da capa gira em torno da teoria de que Paul McCartney estaria morto e foi substituído

As suposições apontavam que o músico havia falecido em um acidente de carro em 1966 e isso foi inclusive descrito na canção A Day In The Life, nos seguintes versos: 

He blew his mind out in a car (Ele explodiu sua cabeça em um carro)
He didn’t notice that the lights had changed (Ele não notou que o sinal havia mudado)

O que foi especulado como uma confirmação da morte de Paul era, na verdade, o acidente que vitimou o milionário Tara Browne

Acidente de carro de Tara Browne
Acidente de carro de Tara Browne / Créditos: Divulgação

Como os boatos permaneciam, McCartney decidiu brincar com a ideia e trouxe para a capa de Abbey Road vários elementos que, juntos, aumentavam ainda mais a teoria da conspiração. 

Vamos a eles: 

  • Paul é o único que aparece descalço na foto, o que seria um símbolo de um velório. 
  • Nesse suposto cortejo, John que veste branco, representando Deus. Já Ringo representaria o agente funerário, enquanto George, todo de jeans, era o coveiro. 
  • O passo de Paul ao atravessar a faixa é diferente dos demais, já que ele está com o pé esquerdo à frente. 
  • Ele também segura o cigarro com a mão direita, sendo que ele é canhoto. 
  • O Fusca estacionado também dá novas sugestões. Na placa do carro estão as letras LMW, uma alusão à frase Linda McCartney Widow (Linda McCartney Viúva) 
  • Na sequência da mesma placa está escrito IF28, que se refere a idade que Paul teria se estivesse vivo. 

Claro que tudo não passava de meras hipóteses que nunca foram realmente comprovadas. Mas isso não deixa ser engraçado e Paul continuou dando corda, até brincando com a proposta na capa de Paul Is Live, no qual visita a faixa novamente, dessa vez com sapatos e acompanhado de seu cachorro. 

Capa do álbum Paul Is Live
Capa do álbum Paul Is Live / Créditos: Divulgação

Curiosidades sobre as músicas do Abbey Road 

  • No fim das contas, Lennon se baseou em You Can’t Catch Me, de Chuck Berry, e foi processado pela gravadora por violação dos direitos autorais. 
  • Come Together era para ser um jingle para a campanha de Timothy Leary, que concorria ao cargo de governador da California. No meio do caminho, John decidiu dar outro caminho para a música.
  • A música I Want You (She So Heavy), que é uma declaração de John para Yoko Ono, tem 7 minutos de duração, mas apenas 14 palavras em sua letra. 
  • Para Paul, as composições de George Harrison não estavam à altura dos Beatles. Então o guitarrista veio com Something, uma canção de amor que se tornou a segunda música do grupo mais regravada por outros artistas.
  • Her Majesty é a faixa que encerra o disco e tem somente 26 segundos. 
  • A clássica Here Comes The Sun foi composta por Harrison durante uma de suas fugas do estúdio para visitar o amigo Eric Clapton. 
  • Enquanto era o baterista dos Beatles, Ringo compôs apenas duas canções para a banda, sendo uma delas Octopus’s Garden, inspirada em uma de suas férias na Sardenha. 

Fica que tem mais histórias! 

Seja você Beatlemaníaco ou não, temos certeza que você vai querer saber mais curiosidades sobre a maior banda de rock da história! 

Curiosidades sobre os Beatles

Leia mais sobre os Beatles