Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Charlie Brown Jr.: relembre os maiores sucessos do grupo

Listas musicais · Por Camila Fernandes

18 de Julho de 2019, às 07:00

Vinte e um anos de carreira, dez álbuns de estúdio lançados e dois Grammys Latinos conquistados — só por aí já dá para ver o tamanho do sucesso da banda Charlie Brown Jr. O grupo surgiu em 1992 e encerrou suas atividades em 2013, deixando muitas saudades e uma lista de grandes músicas que entraram para a história do rock nacional.

As letras e o estilo musical do grupo têm tudo a ver com suas raízes, que os integrantes nunca deixaram de lado: o cenário urbano e os campeonatos de skate da cidade de Santos, em São Paulo. Quer relembrar os maiores sucessos do Charlie Brown Jr. e ainda saber mais sobre a trajetória da banda? Se liga nesse resumo que preparamos e saiba mais sobre essas músicas:

  • Proibida Pra Mim (Grazon)
  • Lutar Pelo Que É Meu
  • Lugar Ao Sol
  • Pontes Indestrutíveis
  • Céu Azul
  • Só Os Loucos Sabem

Sucessos que fizeram história – as melhores músicas do Charlie Brown Jr. 

Apesar de seu fim precoce em 2013, a banda deixou uma lista enorme de sucessos atemporais que jamais serão esquecidos. Parte disso é por causa das letras complexas, cheias de poesia e com frases inspiradoras, porque nem só de som pesado se faz o rock, né? É só dar uma olhadinha na nossa seleção de frases do CBJr. para entender do que estamos falando!

É hora de relembrar algumas das melhores músicas do Charlie Brown Jr., vamos lá? Se liga no nosso top 6!

6. Proibida Pra Mim (Grazon)

Proibida Pra Mim faz parte do primeiro álbum da banda, de 1997, e é uma das mais tocadas até hoje. Ela rendeu o prêmio de revelação do ano para o grupo em 1998 e entrou para a trilha sonora de Malhação no mesmo ano. 

Mas, qual o motivo desse Grazon entre parênteses no nome da música? É que a letra foi escrita por chorão para Graziela Gonçalves, que na época era sua namorada. Grazon é um apelido carinhoso que ele criou para ela. Bem romântico, né? 

Se não eu, quem vai fazer você feliz? 💕

5. Lutar Pelo Que É Meu 

Lutar Pelo Que É Meu faz parte do álbum Imunidade Musical, de 2005. Ela foi a segunda música do grupo como tema de abertura de Malhação, nos anos de 2006 e 2007. Antes disso, a música Te Levar havia ficado por 7 anos na abertura da série! 😱

Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida 🙆

4. Lugar Ao Sol 

Lugar Ao Sol foi escrita por Chorão como uma homenagem ao pai, que faleceu em 2000. A música foi lançada como single no ano seguinte, tornou-se a mais bem sucedida do álbum 100% Charlie Brown Jr. – Abalando a Sua Fábrica, e um dos maiores hits da banda.

Um dia eu espero te reencontrar numa bem melhor 😞

3. Pontes Indestrutíveis

Pontes Indestrutíveis faz parte do álbum Ritmo, Ritual e Responsa, lançado em 2007. Seis anos depois ela entrou para a trilha sonora da novela Amor À Vida, da Globo, e até hoje permanece entre as mais ouvidas da banda.

Buscando um novo rumo que faça sentido nesse mundo louco

Quem nunca, né?

2. Céu Azul

Tão natural quanto a luz do dia, mas que preguiça boa, me deixa aqui à toa. Hoje ninguém vai estragar meu dia! Dá para acreditar que essa letra foi feita em menos de cinco minutos? Foi o que Chorão afirmou em uma entrevista dada em 2012. 

Céu Azul faz parte do álbum Música Popular Caiçara, de 2011, e já esteve na trilha sonora de três novelas.

1. Só Os Loucos Sabem

Lançada em 2010, a música faz parte do disco Camisa 10 (Joga Bola Até Na Chuva), penúltimo álbum de estúdio da banda. O sucesso de Só Os Loucos Sabem é tanto que a música entrou para o ranking da revista Rolling Stone como uma das 10 canções mais marcantes do século no Brasil!

E quem é que nunca viu um meme com alguma variação da frase um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém?

Como surgiu o Charlie Brown Jr.?

O vocalista Chorão e o baixista Champignon se conheceram no início da década de 90, quando passaram a integrar juntos a banda Whats’Up. A sintonia entre os dois veio desde o começo e eles decidiram sair do grupo para fundar sua própria banda. Na época, Champignon tinha só 14 anos.

Chorão e Champignon recrutaram outros amigos para integrar sua nova banda: Renato Pelado como baterista, e os guitarristas Marcão e Thiago Castanho. O grupo ficou um tempo sem nome, e só virou Charlie Brown Jr. depois que Chorão quase bateu em uma barraca de lanches que se chamava Charlie Brown 😂 

O sucesso nacional só veio alguns anos depois, quando o produtor dos Mamonas Assassinas, Rick Bonadio, resolveu apostar na banda e eles assinaram um contrato com a Virgin Records. O primeiro álbum de estúdio do CBJr foi lançado em 1997 com o nome Transpiração Contínua Prolongada, uma referência aos anos de luta para conquistar o sucesso

Idas e vindas

Durante os 21 anos de existência da banda, não faltaram desentendimentos. Thiago Castanho foi o primeiro a sair do grupo, em 2001, mas acabou voltando em 2005. Assim que ele voltou, os integrantes Champignon, Marcão e Renato Pelado decidiram deixar o CBJr. 

Champignon e Marcão voltaram em 2011, mas Renato nunca mais voltou, sendo substituído por Bruno Graveto em 2008. O único membro que permaneceu na banda do início ao fim foi o vocalista Chorão. 

Morte de Chorão e de Champignon

Infelizmente, a carreira do Charlie Brown Jr. terminou de forma muito trágica, quando o vocalista Chorão foi encontrado morto no dia 6 de março de 2013. Os demais integrantes até tentaram seguir tocando juntos, com outro nome, mas o grupo acabou definitivamente seis meses depois, com a morte do baixista Champignon. O rock nacional perdeu dois grandes nomes, e o CBJr ficou na história. 😢

Histórias, nossas histórias…

O Charlie Brown Jr. fez história e deixou muitas saudades. Felizmente, em mais de duas décadas de existência a banda acumulou uma lista de sucessos que ainda vai estender seu legado por muitos anos. 

Essas são algumas das músicas do Charlie Brown Jr. que marcaram a trajetória do rock nacional, mas é claro que os sucessos não param por aí! Quer continuar ouvindo os hits da banda? É só dar o play pra ouvir as melhores do Charlie Brown Jr