Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantores de pagode: 13 artistas que definiram o gênero

Confira a nossa lista de cantores de pagode que marcaram gerações!

Listas musicais · Por Renata Arruda

26 de Julho de 2023, às 17:20

Quem é que não curte um bom pagodinho? Uma das grandes paixões nacionais, os cantores de pagode animam qualquer festa, principalmente se vier acompanhado de um bom churrasco e uma cerveja gelada.

Sejam irreverentes ou românticas, as canções do gênero sempre trazem letras que grudam na memória — quem é que não conhece pelo menos uma frase de pagode icônica? — e nos deixam cantarolando o dia inteiro.

Pensando nisso, resolvemos listar alguns dos melhores grupos e cantores de pagode para você relembrar desses ícones que nos acompanham nos momentos de alegria e de fossa. Vem ver!

Os melhores cantores de pagode: nomes e grupos que não podem ficar de fora

Reunimos grandes nomes antigos e atuais para você saber mais!

Zeca Pagodinho

Quando o assunto é pagode, não tem pra ninguém: todo mundo sabe que um dos representantes importantes do pagode é Zeca Pagodinho!

O cantor começou sua carreira no início dos anos 80, apadrinhado por ninguém menos que Beth Carvalho. Desde então, já gravou mais de 20 álbuns, ganhando quatro prêmios Grammy Latino.

Belo

Belo despontou no cenário à frente do grupo Soweto, no qual permaneceu ao longo de oito anos de muito sucesso.

Querido dos fãs, sua carreira solo foi muito bem recebida, e desde então ele embala a história de muitos casais apaixonados com suas canções românticas.

5 pagodes que você curtiu nos anos 90

Thiaguinho

Thiaguinho descobriu seu talento para a música desde cedo. Aos 10 anos, ele já cantava em missas e, aos 18, passou a se apresentar também com o violão. Mais velho, enquanto cursava Comunicação Social, o cantor foi descoberto pelo reality show Fama.

De lá, ele assumiu os vocais do grupo Exaltasamba, um dos melhores grupos de pagode, tornando- se um ídolo em todo o Brasil. Contudo, em 2012 o cantor decidiu seguir carreira solo, trazendo muita alegria para seus fãs.

Grupo Menos É Mais

Com quatro anos de estrada, o Grupo Menos É Mais já se tornou um fenômeno de público, principalmente depois de conquistar atletas famosos como Neymar, Thiago Silva, Marquinhos e Roberto Firmino.

Com uma estratégia de lançar um vídeo por semana, o grupo já coleciona milhões de visualizações em seu canal e tem como um dos seus maiores sucessos a canção Manda Áudio.

Péricles

Péricles se tornou nacionalmente conhecido por integrar o Exaltasamba, dividindo os vocais tanto com Chrigor quanto com Thiaguinho.

Em 2012, o cantor decidiu seguir carreira solo, com a qual faz grande sucesso. Com oito álbuns lançados, é um dos pagodeiros famosos mais queridos pelo público.

Beth Carvalho 

Impossível falar de pagode sem mencionar a saudosa cantora, compositora e instrumentista que nos deixou em 2019.

Um dos maiores nomes do gênero, Beth Carvalho ajudou a revelar grandes artistas como o já citado Zeca Pagodinho, além de Jorge Aragão, Luiz Carlos Vila e o grupo Fundo de Quintal, entre outros.

Conhecida como A Madrinha do Samba, a cantora lançou quase quarenta álbuns e foi a responsável por introduzir o banjo com afinação de cavaquinho, o tantã e o repique de mão para o samba.

Jovelina Pérola Negra

Outra grande dama do pagode que não pode ser esquecida é Jovelina Pérola Negra. Vinda de família humilde, a sambista se tornou conhecida do público após participar do disco Raça Brasileira, em 1985.

Como pastora da escola de samba Império Serrano, ela foi responsável por consolidar o pagode como conhecemos hoje.

Alexandre Pires

Alexandre Pires começou sua carreira em 1989 com o grupo Só Pra Contrariar, formado com familiares. O nome era uma homenagem a uma música do grupo Fundo de Quintal que ele gostava de tocar no cavaquinho.

Com o sucesso, o músico passou também a gravar em espanhol, conquistando reconhecimento internacional. Em 2002, ele deixou o SPC para se dedicar à carreira solo, investindo em canções românticas.

Fundo de Quintal

Formado no Rio de Janeiro, a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, o Fundo de Quintal é um dos grupos de pagodes famosos mais tradicionais e influentes do Brasil

Conhecido pelo uso de instrumentos como o banjo, o tam-tam e o repique de mão, o conjunto sempre rejeitou a utilização de instrumentos alheios à sua especialidade.

Raça Negra

Formada nos anos 80 pelo vocalista Luiz Carlos, o Raça Negra só conseguiu gravar seu primeiro álbum em 1991, oito anos depois de surgir.

O grupo é considerado como um dos pioneiros do samba paulista, que tornaria o pagode uma grande sensação nos anos 90.

Com mais de 30 álbuns lançados, o Raça Negra é um dos maiores fenômenos do pagode e conquistou sucesso internacional.

Grupo Pixote

Um dos principais representantes do pagode romântico, o Pixote surgiu em 1993 já fazendo um grande sucesso nas rádios.

O grupo mantém um feito raro: o de não ter trocado os músicos desde a primeira formação, o que não é tão comum no pagode.

Liderado pelo vocalista Dodô, o Pixote lançou canções marcantes como Brilho de Cristal, Saudade de Nós e Insegurança, e chegou a tocar para um público de mais de 100 mil pessoas em uma apresentação durante a Copa do Mundo de 94.

Sorriso Maroto

Criado como uma brincadeira entre amigos para animar os churrascos, o Sorriso Maroto percebeu que seu som agradava ao público e resolveu se profissionalizar.

Em 2002, o grupo lançou seu primeiro álbum, homônimo, que fez grande sucesso com o público.

Com oito álbuns e sete DVDs lançados, o conjunto fez várias colaborações de sucesso, gravando ao lado de nomes como Thiaguinho, Anitta, Ferrugem e Dilsinho, entre outros.

Ferrugem

Vindo do subúrbio do Rio, Ferrugem é apaixonado pelo samba desde criança. Aos 13 anos, comprou seu primeiro tantã e saía de casa escondido para ir às rodas de samba aprender a dominar o instrumento.

O cantor ganhou destaque em 2015 com o álbum Climatizar, mas foi apenas em 2018 que estourou nacionalmente, graças ao sucesso do DVD Prazer, eu Sou Ferrugem. O trabalho foi indicado a um Grammy Latino.

Só as antigas do pagode

Depois de conhecer todos esses grandes cantores de pagode, deu vontade de curtir um som das antigas? Então, vem curtir esses 10 clássicos do pagode antigo para relembrar os anos 90!

Pagode das antigas

Veja mais posts sobre pagode: