Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantores ativistas: conheça 11 artistas que apoiam causas sociais

Curiosidades · Por Renata Arruda

15 de Janeiro de 2022, às 19:00

Na história da música, não são poucos os cantores que se envolveram com pautas sociais e se tornaram ativistas. Enquanto alguns preferem atuar no âmbito pessoal e até privado, outros escrevem canções de protesto e há até os que se tornam verdadeiros símbolos das causas que apoiam.

Pensando nisso, selecionamos alguns cantores ativistas que são engajados em diversas causas diferentes e aproveitam a arte e a fama para lutar por um mundo melhor para todos. Vem saber mais sobre o trabalho deles!

Cantores que são ativistas

Conheça alguns grandes nomes nacionais e internacionais que apoiam causas sociais.

Preta Gil

Preta Gil é uma artista que costuma levantar bandeiras, sendo uma importante voz a favor dos direitos LGBTQIA+, contra o racismo e a gordofobia. 

A cantora ainda organiza anualmente o Bazar da Preta, cujo lucro é revertido para a ONG IKMR, que auxilia crianças refugiadas, e para o veículo independente de comunicação Voz das Comunidades.

https://youtu.be/K7CzgQtsPz4

Rihanna

Conhecida por seu engajamento em causas sociais, em 2006 Rihanna criou a fundação Believe Foundation para ajudar crianças com doenças terminais. 

Em seguida, ela fundou a Clara Lionel Foundation para ajudar pessoas vulneráveis em Barbados, seu país natal. Durante a pandemia de covid-19, a cantora ainda realizou doações para a compra de equipamentos de proteção e ventiladores.

Rihanna também participa regularmente de ações filantrópicas e é uma importante voz contra o racismo na indústria cultural.

Beyoncé

Depois do furacão Katrina devastar o sul dos Estados Unidos em 2005, Beyoncé e Kelly Rowland criaram a Fundação Survivor, ONG que concedeu abrigo temporário para pessoas vítimas de catástrofes naturais

Além disso, a cantora também é fundadora da BeyGood, iniciativa que arrecada doações para instituições comprometidas com causas como a educação, a pobreza, o desemprego, a falta de moradia e a vulnerabilidade social no mundo todo.

A artista ainda é conhecida por apoiar ativamente o movimento Black Lives Matter e iniciativas de empoderamento feminino.

Roger Waters

Roger Waters é famoso por ser ativista desde que co-fundou o Pink Floyd. O músico já participou de diversos shows beneficentes e foi uma voz proeminente da Millennium Promise, ONG que luta contra a pobreza extrema na África Subsaariana.

Além disso, Waters é um ferrenho defensor da causa palestina e frequentemente protesta contra a ascensão da extrema-direita no mundo. Em sua última passagem pelo Brasil, o músico causou polêmica ao projetar as palavras Ele Não no telão.

Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho é conhecido por ajudar os moradores de Xerém, bairro da cidade de Duque de Caxias onde mora há mais de 20 anos. O cantor já foi visto retirando pessoas desabrigadas de locais de risco e pedindo doações para vítimas de enchentes.

Em 1999, o cantor fundou o Instituto Zeca Pagodinho, que oferece aulas de música, teatro e artes plásticas para crianças e adolescentes da Baixada Fluminense.

Emicida

Atualmente, Emicida é uma das mais importantes vozes pela valorização da cultura negra brasileira, além de protestar contra o racismo e a violência policial.

Em 2020, o rapper fez uma live beneficente que arrecadou dinheiro para o programa Mães da Favela, da Central Única das Favelas (CUFA). 

Além disso, a LAB Fantasma, marca de roupas co-fundada pelo cantor e seu irmão Evandro Fióti, uniu-se à ONG SP Invisível em uma campanha de moda em que parte das renda foi revertida para a instituição.

Bono Vox

Desde o início da sua carreira, Bono Vox se envolve com causas sociais. Ele é co-fundador do projeto ONE, que mobiliza milhões de pessoas no combate à fome e à pobreza no continente africano.

O líder do U2 também participa ativamente na luta contra a AIDS, contribuindo com a ONG RED. Por seu trabalho em causas humanitárias e ambientais, o cantor recebeu um prêmio Nobel da Paz em 2008.

Shakira

Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF, Shakira fundou a instituição Fundación Pies Descalzos que ajuda na construção de escolas para crianças pobres na Colômbia.

Além disso, ela também é co-fundadora da ONG America Latina em Acción Solidaria (ALAS), que ajuda pessoas carentes ao redor da América Latina.

Daniela Mercury

Daniela Mercury é uma das principais cantoras a defender a causa LGBTQIA+ no Brasil. Ao lado da esposa Malu Verçosa, a artista lançou a primeira campanha mundial contra a homofobia e a transfobia como embaixadora da ONU.

Desde 1995, ela participa de campanhas para a Unicef, além de já ter apoiado diversas ONGs. Atualmente, Daniela Mercury é membro do Observatório de Direitos Humanos do CNJ e já se manifestou por diversas pautas sociais.

Kathleen Hanna

Kathleen Hanna é conhecida por liderar as bandas feministas Bikini Kill e Le Tigre, sendo uma das pioneiras do movimento punk Riot Grrrl. Em seu trabalho, a artista protesta contra a falta de representatividade e os estereótipos negativos associados às mulheres.

Em seus shows, ela defende as garotas na frente, pedindo para que as mulheres se aproximem do palco para evitar o assédio masculino. Como ativista, Hanna participa de movimentos a favor do casamento homoafetivo, dos direitos transfeministas e pró-escolha.

Em 2018, a cantora iniciou o projeto Tees 4 Togo, produzindo camisetas ilustradas por artistas cuja renda é investida na educação de meninas em Togo, no oeste africano.

Maria Gadú

Descendente do povo do Alto do Xingu, Maria Gadú revelou que luta pela causa indígena desde criança. Em 2018, a cantora foi ao 29º Prêmio da Música Brasileira caracterizada, em protesto contra o assassinato do cacique Jorginho Guajajara.

Em 2020, a artista anunciou uma pausa na carreira para atuar com povos indígenas. Ela ainda viajou com a delegação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para participar de uma conversa sobre cultura e clima na COP 26.

Músicas sobre política

Depois de saber mais sobre as causas sociais defendidas por cantores ativistas incríveis, não deixe de conferir também 12 canções nacionais e internacionais que falam sobre política!

Músicas sobre política

Leia também: