Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Vida e carreira do cantor Billy Idol: relembre o ídolo punk

Biografias · Por Érika Freire

28 de Janeiro de 2022, às 12:00

O cantor Billy Idol é uma daquelas lendas inesquecíveis que marcaram os anos 80, uma década tão representativa para a música.

Mesclando punk rock, com glam, hard e dance-punk, Billy Idol chamava a atenção com seu estilo meio bad boy e rebelde, com roupas de couro e cabelo arrepiado. 

Cantor Billy Idol
Créditos: Divulgação

O jeitão diferente do britânico serviu de inspiração para o Supla, que já revelou sua admiração pelo músico. Se você curte punk e a década de 80, bora conferir um pouco sobre a vida e carreira do cantor Billy Idol!   

Biografia do cantor Billy Idol

Billy Idol é o nome artístico de William Albert Michael Broad. O cantor nasceu em 1955, na cidade de Middlesex, Inglaterra. 

Seu nome artístico surgiu de forma inusitada. É que ele foi chamado por uma professora de idle, que é um termo tipo ocioso, vagabundo, preguiçoso… Esperto e sem perder a piada, ele fez um trocadilho da palavra com idol e daí surgiu o apelido, Billy Idol.  

Passou parte da sua infância em Long Island, Nova Iorque, até a família decidir voltar para a Inglaterra, 4 anos depois. 

Billy Idol
Créditos: Divulgação

Em 1975, foi para a Universidade de Sussex, mas a paixão pela música falou mais alto e um ano depois ele saiu. Se juntou a um grupo de fãs do Sex Pistols e deu início ali à sua vida punk.

Antes de ficar famoso em sua carreira solo, Billy Idol chegou a integrar, na década de 70, duas banda de punk rock, o Chelsea e o Generation X. 

Consagração veio com a carreira solo 

Em 1980 o britânico decidiu voltar para os Estados Unidos para se dedicar à carreira solo. Firmou uma parceria com o guitarrista Steve Stevens e juntos lançaram diversos hits que se consagraram na voz de Billy Idol.

O primeiro álbum foi lançado em 1982, autointitulado, e trouxe canções como White Wedding, Come On e Hot in the City. Mas o estouro veio mesmo com o segundo disco, Rebel Yell, de 83, que trouxe o clássico de sua carreira Eyes Without a Face.

Capa do álbum Rebel Yell, de Billy Idol
Capa do álbum Rebel Yell / Créditos: Divulgação

Depois, vieram na sequência os álbuns: Whiplash Smile, Charmed Life, Cyberpunk, Devil’s Playground, Happy Holidays e Kings and Queens of the Underground.

Em 2014, o cantor escreveu a sua autobiografia, Dancing With Myself. Ainda na ativa, hoje Billy Idol está com mais de 65 anos e lançou, em 2021, o EP Roadside.

As melhores músicas do cantor Billy Idol

Relembre a seguir os maiores sucessos de Billy Idol! 

Eyes Without a Face

Eyes Without a Face marcou a carreira de Billy Idol, se consagrando como uma de suas músicas mais conhecidas.

A balada que faz a gente voltar aos anos 80, tem uma letra sombria a respeito de um homem perdido, frustrado e sem esperança. A letra foi escrita pelo próprio Billy Idol em parceria com Steve Stevens. 

I spend so much time (Desperdicei tanto tempo)
Believing all the lies (Acreditando em todas as mentiras)
To keep the dream alive (Para manter vivo o sonho)

Dancing With Myself

Saindo de uma baladinha para a agitada Dancing with Myself, outro clássico de Billy Idol, lançado em 1980 originalmente pela banda Generation X.

Um ano depois, Billy Idol lançou a sua versão, tornando a canção um sucesso da década.  

Rebel Yell

Música inspirada em um encontro com os integrantes do Rolling Stones. Após se deparar com os roqueiros britânicos segurando uma garrafa escrita Rebel Yell, Billy Idol decidiu escrever a música.

Rebel Yell faz parte do álbum homônimo, o segundo da carreira de Billy Idol. 

Bitter Taste

Depois de 7 anos sem lançar nada inédito, o cantor apresentou em 2021 a música Bitter Taste, que faz parte do EP Roadside.

A inspiração para compor Bitter Taste foi o acidente de moto que o cantor sofreu em 1990. Idol quase perdeu uma das pernas e, apesar do episódio traumático, foi a partir do susto que o cantor iniciou a sua recuperação das drogas.  

White Wedding

Mais uma do álbum de estreia de Billy Idol, White Wedding, fala sobre o casamento gótico de sua irmãzinha. Na época, houve polêmica por conta do videoclipe por conter supostas saudações nazistas. 

Porém, o diretor David Mallet disse que foi um mal entendido. Idol faz o papel do noivo no clipe e Perri Lister, sua namorada da época, é a esposa. 

Sweet Sixteen

Presente no álbum Whiplash Smile, lançado em 1986, a música Sweet Sixteen é inspirada na história do imigrante Edward Leedskalnin, que construiu um misterioso castelo coral na Flórida.  

Atualmente, o Coral Castle se tornou ponto turístico e é também local de eventos e festas de casamento. 

Flesh For Fantasy

Composta por Billy Idol e Steve Stevens, Flesh For Fantasy é uma das faixas do disco Rebel Yell, lançado em 1983.

O clipe inicia com dançarinos vestidos de couro e a letra, um tanto esquisita, fala sobre sair por aí à noite, em busca de se sentir bem. 

Mony Mony

Mony Mony é uma música de 1968, da banda Tommy James and the Shondells. Billy Idol a regravou em 1981, criando uma versão mais rock and roll.

Ele foi certeiro e a música acabou se tornando um hit de sucesso na época. 

Cradle Of Love

Cradle Of Love foi o primeiro single do quarto álbum lançado por Billy Idol, Charmed Life, de 1990.

Composta por Billy Idol e David Werner, é mais uma entre as melhores músicas do cantor, tendo inclusive conquistado o segundo lugar na Billboard Hot 100. 

Catch My Fall

A letra de Catch My Fall foi escrita pelo próprio Billy Idol e tem uma mensagem interessante sobre contar com alguém que seja capaz de lhe apoiar nos momentos em que estiver para cair.

É mais um destaque do álbum Rebel Yell, de 83.

Conheça a história do movimento punk

Quer se aprofundar no surgimento do punk? O movimento conhecido pela transgressão e busca dos jovens pela liberdade. A gente te conta tudo sobre a história do punk!

Leia também: