Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia: Pitty, um dos maiores nomes do rock brasileiro

Conheça a biografia da cantora Pitty, com detalhes sobre sua carreira e vida pessoal!

Biografias · Por Ana Paula Marques

19 de Março de 2024, às 12:00

A biografia de Pitty está marcada de forma definitiva na história do rock brasileiro como um dos maiores nomes do ritmo.

A cantora baiana, que iniciou sua carreira estelar no começo dos anos 2000, segue relevante até os dias atuais, à frente de alguns dos maiores sucessos do rock brasileiro recente.

Pitty no clipe de SETEVIDAS
Reprodução: YouTube

A combinação de potência vocal, letras impactantes e presença de palco magnética arrasta multidões de fãs pelo país, na esteira de sucessos como Na Sua Estante, Setevidas e outros hits que transcendem fronteiras musicais.

Neste texto, você vai descobrir tudo sobre a vida e carreira da cantora Pitty, desvendando os segredos por trás de seu sucesso duradouro. Vamos lá!

Pitty: a biografia de uma das maiores roqueiras do Brasil

A biografia de Pitty começa em Salvador, capital da Bahia. Foi ali que nasceu Priscilla Novaes Leone, em 7 de outubro de 1977, filha de um músico e uma vendedora. 

A família morava em um apartamento alugado bastante simples, no centro de Salvador, até se mudar para a cidade de Porto Seguro, onde o patriarca abriu um bar de música.

Sob influência dos pais, a jovem Pitty logo foi apresentada a grandes ícones do rock das décadas de 1960 e 1970, como Lou Reed, Elvis Presley e os Beatles.

Ao crescer, Pitty foi gradualmente construindo seu próprio repertório, incorporando influências de artistas como Metallica, Faith No More, The Smiths e até Madonna. 

Biografia de Pitty: O começo de uma carreira meteórica

Apesar de ter crescido na meca do axé, Porto Seguro, Pitty sempre nutriu um apreço pelas bandas independentes de rock

Foi em uma dessas reuniões locais que Pitty foi ovacionada após entoar a música Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, um episódio catalisador para o começo de uma carreira próspera.

Ela logo passou a ser agenciada pelo empresário baiano Rogério Big Brother e se juntou à banda Shes, da qual fez parte de 1997 a 1999. Na sequência, Pitty assumiu os vocais do grupo de hardcore punk Inkoma até 2001.

Esses primeiros trabalhos chamaram a atenção de profissionais consagrados da música, como o produtor da banda Raimundos, de onde veio o convite para se aventurar na carreira solo.

A era Admirável Chip Novo e a chegada ao estrelato

Em 2003, a biografia de Pitty ganhou um novo capítulo: o primeiro álbum de estúdio, Admirável Chip Novo, lançado pela Deckdisc.

O trabalho fez sucesso avassalador, sendo indicado até mesmo ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. O álbum conquistou disco de platina, com mais de 200 mil cópias vendidas, e estourou em todo o país.

Hits como Equalize, Máscara e Teto de Vidro dominaram as rádios e foram parar até mesmo em novelas, apresentando a baiana para todo o Brasil. 

A consolidação do sucesso de Pitty

Após o bem-sucedido álbum de estreia, Pitty manteve o alto nível nos lançamentos seguintes, com um sucesso após o outro.

Primeiro veio o disco Anacrônico, em 2005, que apresentou alguns dos maiores hits da carreira da baiana, como Na Sua Estante

O terceiro álbum de estúdio veio em 2009: Chiaroscuro, cujo primeiro single, Me Adora, é um dos maiores sucessos de sua carreira. São mais de 97 milhões de views apenas no YouTube.

Leia Mais: Confira a análise de Roda, música da Pitty com o BaianaSystem.

O projeto paralelo Agridoce

Em 2011, a biografia de Pitty passou por uma reviravolta: quando a cantora se uniu ao guitarrista Martin Mendonça para lançar o projeto Agridoce.

Mais distante rock para se aproximar da folk music, o duo lançou um álbum homônimo e alcançou boa dose de sucesso com singles como Dançando e faixas em inglês.

Foram três anos à frente do Agridoce, que nunca alcançou o mesmo patamar que a banda Pitty, até que a cantora retomou os trabalhos com o grupo que leva o seu nome em meados de 2014.

As Setevidas de Pitty e a era atual

A banda Pitty retomou as atividades em 2014, com o lançamento do álbum (e single homônimo) Setevidas. Assim como o restante de sua discografia, o disco é totalmente autoral e inédito.

A produção entregou faixas de sucesso, como Serpente, e virou o terceiro DVD ao vivo da biografia de Pitty.

Na sequência, a cantora anunciou um novo rumo para sua carreira: passou a ser uma das apresentadoras do programa Saia Justa, do GNT, no qual ficou até 2022.

Isso não significou um novo hiato musical. A artista lançou o disco Matriz em 2019 e, em 2022, o EP Casulo.

20 anos de Admirável Chip Novo

O ano de 2023 marcado por muita celebração na biografia de Pitty: o prestigiado álbum de estreia Admirável Chip Novo completou 20 anos com uma comemoração para lá de especial.

Pitty reuniu grandes nomes da música brasileira para uma regravação do disco, batizado como Admirável Chip Novo (Re)Ativado

Artistas como Sandy, Criolo, Ney Matogrosso, Tropkillaz, Emicida e Pabllo Vittar deixaram suas colaborações em faixas do álbum.

Biografia de Pitty: colecionadora de prêmios

A cantora Pitty é também uma colecionadora de prêmios, que refletem sua influência duradoura, seu talento incontestável e uma carreira sólida, com mais de 20 anos de sucesso. 

Entre os troféus “na sua estante”, destacam-se o Melhores do Ano, o Prêmio Multishow e o MTV Video Music Brasil. 

A artista também já foi indicada quatro vezes ao Grammy Latino, além de ter se apresentado no exterior e em festivais de grande porte, incluindo o Rock in Rio e Lollapalooza.

A baiana emergiu como uma voz autêntica em um cenário onde as mulheres eram muitas vezes subestimadas ou sub-representadas.

Pitty transformou a lógica de um mercado majoritariamente masculino, abrindo espaço para novas artistas despontarem, como as cantoras Mahmundi e Marina Sena, fãs declaradas da baiana.

Biografia de Pitty: a vida pessoal da artista

Na vida pessoal, Pitty se envolveu com o baterista do NX Zero, Daniel Weksler em 2006.

O casal passou a morar junto em 2008 e trocou alianças dois anos depois. A noiva usou vermelho na cerimônia, que ocorreu em um bar de São Paulo, com a presença de famosos como Lobão e Rita Lee.

Após o casamento, um grande trauma: a cantora anunciou a gravidez e, pouco depois, um aborto espontâneo, situação que a traumatizou profundamente. Em 2016, Pitty engravidou novamente e trouxe ao mundo sua única filha, Madalena.

Ativismo social e posicionamento firme

Ao longo de toda a sua carreira, Pitty nunca se esquivou de temas espinhosos, como seus traumas pessoais e suas experiências. Ela garante nunca ter tido interesse em drogas ilícitas, assume ser agnóstica e “desconfia de religiões”.

Ela também sempre se posiciona, especialmente nas redes sociais, a respeito de temas contemporâneos, como questões sociais e políticas.

Assumidamente feminista e aliada das causas LGBTQIA+, a cantora usa sua música e plataforma para discutir esses temas, embora às vezes seja envolvida em polêmicas.

A mais recente ocorreu após uma crítica à visita surpresa da cantora Beyoncé à cidade-natal de Pitty, Salvador. 

Depois de ser duramente criticada nas redes sociais, ela acabou apagando o post em que criticava o “auê” em cima da visita de Beyoncé e pediu desculpas aos internautas.

Polêmicas à parte, a biografia de Pitty é, certamente, marcada pela coragem de dizer o que pensa e defender o que acredita ser certo.

Biografia de Pitty: as melhores frases do ícone do rock brasileiro

Se você curtiu a biografia da cantora baiana, vai amar a seleção que preparamos com as melhores frases da Pitty.

Entre letras de músicas e trechos de entrevistas, você vai descobrir o lado mais autêntico de uma das maiores compositoras contemporâneas do Brasil!

Frases da Pitty