Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre a carreira das 10 maiores bandas de rock dos anos 70

Nostalgia · Por Érika Freire

5 de Junho de 2020, às 12:00

Depois que os Beatles revolucionaram o rock dos anos 60, a década seguinte se tornou palco para o surgimentos de grandes nomes do gênero tanto lá fora quanto no Brasil. 

Com estilo hippie, cheio de looks coloridos e penteados cheios de estilo, surgia um novo período para o rock.

Banda Led Zeppelin
Integrantes do Led Zeppelin / Créditos: Divulgação

Impulsionado por bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Ramones, Aerosmith, The Clash, entre outros, sons e letras mais elaboradas e inovadoras começaram a ganhar espaço juntamente com o rock progressivo, o heavy metal e o punk

A década de 70 definitivamente abriu alas para o rock se manifestar não apenas como um estilo musical, mas também como expressão social e artística

Diante de tantos estilos de rock, não é fácil selecionar as maiores bandas dos anos 70. Mas a gente decidiu tentar e homenagear algumas delas neste post! Vem com a gente? 

As maiores bandas de rock internacional dos anos 70

Para representar o melhor do rock dos anos 70, selecionamos algumas bandas internacionais e também bandas brasileiras que representaram muito bem uma das melhores décadas para o rock e a cultura em geral.  

Led Zeppelin 

Maior nome do rock dos anos 70, o Led Zeppelin surgiu em Londres, em 1968, e ficou na estrada até 1980.

Um de seus maiores hits, Whole Lotta Love, faz parte do segundo álbum da banda, que tinha na formação Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham.

Ramones

O grande nome do punk rock americano, os Ramones surgiram em 1976 e influênciaram bandas do mundo todo por terem sido precursores no gênero. 

A banda era formada pelo trio Joey, Dee Dee e Johnny e lançou seu primeiro álbum em 1976 com sucessos como Judy Is a Punk, I Wanna Be Your Boyfriend, Hey Ho Lets Go, entre outros. 

Iron Maiden

Pra provar que a década de 70 foi um marco na história do rock e que bandas de diferentes estilos surgiram, o Iron Maiden não poderia ficar de fora da lista. 

A banda britânica de heavy metal foi formada em 1975 e desde então tem deixado um grande legado com músicas essenciais, como The Number Of The Beast, Run To The Hills, entre outras. 

Black Sabbath

Formada no ano de 1968 em Birmingham, na Inglaterra, o Black Sabbath foi o grande precursor do heavy metal. 

Liderada pelo excêntrico Ozzy Osbourne, vocalista da banda, o Black Sabbath tinha ainda em sua formação os integrantes Tony Iommi, Geezer Butler e o baterista Bill Ward. A música Paranoid é um clássico na história do Black Sabbath. 

Rush

Formada no Canadá em 1968, o Rush contava com os integrantes Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart. Lançaram o primeiro trabalho em 1974, se tornando conhecidos pelas experimentações e pela letras complexas. 

Entre os maiores sucessos da banda de rock progressivo estão Time Stand Still, Limelight, Tom Sawyer, entre outras. O Rush ficou em atividade até 2018, quando Neil Peart decidiu se aposentar.

6 músicas internacionais que definiram os anos 70

Bandas de rock nacional dos anos 70

Por aqui também tivemos muita coisa boa, olha só:

Secos & Molhados 

Banda formada por João Ricardo, Ney Matogrosso e Gérson Conrad, o Secos & Molhados surgiu em 1970, chamando a atenção pelo figurino e pela maquiagem ousada que os integrantes usavam. 

Um dos maiores álbuns da história do rock nacional é deles e ficou famoso por fazer duras críticas à ditadura e por ter uma capa icônica: as cabeças dos integrantes dispostas numa mesa como se fosse um jantar.

Casa Das Máquinas 

Ainda na ativa, a banda Casa Das Máquinas foi formada em São Paulo em 1973 e é uma das principais referências do rock brasileiro nos anos 70. 

A formação da banda ocorreu a partir de outro grande nome, Os Incríveis. Entre as músicas de destaque estão Vou Morar No Ar, Casa de Rock e Lar de Maravilhas.  

O Terço 

Outro grande representante do rock nacional da década de 70, a banda O Terço surgiu no Rio de Janeiro e se dedicava principalmente ao rock clássico.

Depois, a banda passou a experimentar outros estilos, como o rock progressivo e rock rural. Os integrantes da banda são Sérgio Hinds, Flávio Venturini, Sérgio Magrão e Fred Barley.

Made In Brazil

Considerada uma das mais antigas bandas de rock nacional em atividade, o Made In Brazil surgiu em 1967 e segue na estrada. 

O grupo tem 8 discos lançados e alguns dos sucessos são Uma Banda Made In Brazil, Minha Vida É o Rock’ N’ Roll e Os Bons Tempos Voltaram.

Vímana 

Lulu Santos, Fernando Gama, Luiz Paulo Simas e Candinho formavam a banda Vímana, que surgiu em 1974. Eles estreiaram em grande estilo ao lado dos Mutantes em um festival com outras bandas importantes da época. 

O Vímana passou por diferentes fases, fazendo parte da banda músicos como Lobão, Ritchie e João Luís Woenderbarg.  

Quer curtir mais do rock nacional dos anos 70?

Toda lista pode parecer um pouco injusta para alguns fãs de música, afinal, tantos nomes importantes tornaram a década de 70 especial tanto internacionalmente (com Pink Floyd e Sex Pistols etc) quanto nacionalmente (com Rita Lee e Raul Seixas etc) e acabam ficando de fora.

Por isso, preparamos uma playlist especial para você poder viajar no tempo e ouvir o melhor do rock nacional dos anos 70

Playlist Rock Brasil Anos 70

Continue relembrando sucessos