Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 454.337

Hino de Pernambuco

Alceu Valença

Exaltação e Orgulho: A Análise do Hino de Pernambuco na Voz de Alceu Valença

O Hino de Pernambuco é uma composição que exalta as riquezas naturais, a história e o espírito de luta do povo pernambucano. A letra, repleta de referências ao passado glorioso e à esperança no futuro, é um verdadeiro poema que celebra a identidade do estado. Alceu Valença, um dos mais renomados artistas da música brasileira, conhecido por sua forte ligação com as raízes nordestinas, empresta sua voz para dar vida a este hino, reforçando a mensagem de orgulho e pertencimento que ele transmite.

A letra do hino faz diversas alusões históricas, como a luta dos pernambucanos em batalhas que marcaram o estado, e a importância de Olinda na construção da República Brasileira. A menção aos 'altos coqueiros' e às 'belezas soberbo estendal' destaca a riqueza natural de Pernambuco, enquanto a comparação com a 'Nova Roma' evoca a ideia de um centro de poder e resistência, remetendo ao passado romano de conquistas e glórias. A repetição do termo 'imortal' reforça a ideia de que o espírito pernambucano é eterno e indestrutível.

A música não apenas celebra a história e a cultura de Pernambuco, mas também serve como um hino de resistência e liberdade. A referência à 'alva estrela que fulge e não finda' pode ser interpretada como um símbolo de esperança e guia para o futuro. A proclamação da liberdade e a inflamação do peito dos escravos diante do 'Sol dessa terra da cruz' ressaltam o desejo de liberdade e justiça que permeia a história do estado. A interpretação de Alceu Valença, com sua voz marcante e interpretação emotiva, amplifica o sentimento de amor e devoção à terra pernambucana, tornando o hino ainda mais poderoso e tocante.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Oscar Brandão Da Rocha / Nicolino Milano. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Adailson. Revisões por 4 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Alceu Valença e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção