Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 14.694

Madeira Que Cupim Não Rói

Alceu Valença

A Resistência Cultural em Versos de Carnaval

A música 'Madeira Que Cupim Não Rói', interpretada por Alceu Valença, é um hino de resistência cultural e orgulho pernambucano. A letra faz referência ao tradicional bloco de carnaval 'Madeira do Rosarinho', que sai pelas ruas do Recife, mostrando a força e a alegria do povo nordestino. O bloco é conhecido por sua originalidade e por manter vivas as tradições do carnaval de rua, resistindo ao passar dos anos e às mudanças sociais que muitas vezes tentam silenciar as manifestações populares.

O refrão da música destaca a resiliência e a integridade do bloco, comparando-o a uma 'madeira de lei que cupim não rói', uma metáfora para a força e a durabilidade das tradições culturais que resistem ao tempo e às adversidades. A canção também aborda a questão da injustiça, possivelmente referindo-se ao não reconhecimento ou à desvalorização das manifestações culturais populares pelos 'juízes', que podem ser interpretados como as figuras de autoridade ou críticos que não valorizam a cultura popular.

Alceu Valença, com sua música, não apenas celebra o carnaval pernambucano, mas também faz uma crítica social, defendendo a importância de preservar a cultura e a identidade de um povo. A canção se torna um grito de resistência e um convite para que todos reconheçam e respeitem a riqueza das tradições populares brasileiras, especialmente as do Nordeste.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Capiba (Lourenço Barbosa). Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Alceu Valença e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção