Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 247.331

Tiro Ao Álvaro (part. Elis Regina)

Adoniran Barbosa

O Amor e Suas Metáforas em 'Tiro Ao Álvaro'

A música 'Tiro Ao Álvaro', interpretada por Adoniran Barbosa e Elis Regina, é um clássico da música popular brasileira que utiliza metáforas para descrever o impacto do amor e da paixão. A letra compara o olhar da pessoa amada a uma série de elementos perigosos e letais, como 'bala de carabina', 'veneno estricnina', 'peixeira de baiano', 'atropelamento de automóver' e 'bala de revórver'. Essas comparações hiperbólicas servem para ilustrar a intensidade do sentimento que o eu lírico tem pela pessoa que está olhando para ele, sugerindo que esse olhar é tão penetrante e impactante quanto as armas e situações mencionadas.

A expressão 'táubua de tiro ao Álvaro' é uma referência a um alvo de tiro ao qual se atira repetidamente. No contexto da música, significa que o peito do eu lírico já foi 'atingido' tantas vezes pelo olhar da pessoa amada que não há mais espaço para novas 'flechadas'. Isso pode ser interpretado como uma forma de dizer que o eu lírico está completamente apaixonado e vulnerável aos efeitos desse amor. A repetição dessa ideia ao longo da música reforça a intensidade e a persistência desse sentimento.

Adoniran Barbosa, conhecido por suas composições que retratam o cotidiano e a cultura paulistana, frequentemente utilizava elementos do samba e do humor em suas músicas. 'Tiro Ao Álvaro' é um exemplo de como ele incorporava a linguagem coloquial e as expressões populares para criar letras que, apesar de simples, são ricas em significado e emoção. A parceria com Elis Regina, uma das maiores intérpretes da música brasileira, adiciona uma camada extra de expressividade à canção.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Adoniran Barbosa / Osvaldo Molles. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por Victor e leemon. Revisões por 9 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Adoniran Barbosa e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção