Pular para o conteúdo

A história do hino da Espanha: curiosidades sobre a Marcha Real

Confira a história do hino da Espanha, um dos poucos hinos nacionais no mundo que não possui letra. Confira curiosidades sobre sua criação.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

1 de março de 2024, às 11:30

Sabia que a história do hino da Espanha é repleta de curiosidades interessantes? Por exemplo, este é um dos poucos hinos nacionais no mundo que não possui letra oficial! 😱

Bandeira da Espanha / Reprodução

Se você quer saber mais sobre este assunto, continue lendo, que hoje vamos te contar várias curiosidades por trás da história do hino da Espanha. Bora começar?

Origem e história do hino da Espanha

Atualmente considerada o hino nacional da Espanha, a Marcha Real tem uma origem que remonta ao século XVIII com a Marcha Ganadera, uma marcha militar cujo autor é desconhecido.

Devido à grande popularidade da Marcha Ganadera, ela acabou sendo adotada como Marcha Real. Sua música foi originalmente usada como uma marcha pelo regimento espanhol durante o reinado de Carlos III, que governou de 1759 a 1788.

A criação da Marcha Real aconteceu devido à necessidade de ter uma melodia que pudesse ser tocada durante cerimônias militares e eventos oficiais. A composição ficou tão enraizada na cultura popular da Espanha que acabou se firmando como hino nacional oficial. Aliás, esta é uma das marchas mais antigas ainda em uso no mundo todo!

A Marcha Real continuou a ser usada ao longo do tempo, estando associada à Espanha e sua realeza. Amplamente tocada em eventos oficiais e cerimônias importantes, até hoje é tocada nos torneios de futebol em que há a participação da seleção espanhola.

Enquanto muitos hinos nacionais passaram por várias revisões e mudanças ao longo do tempo, a Marcha Real permaneceu relativamente inalterada desde sua criação, em especial por ser uma música instrumental.

Por que o hino da Espanha não tem letra?

Ao longo dos anos, houve várias tentativas de adicionar letras à Marcha Real para transformá-la em um hino nacional como os outros existentes no mundo. 

No entanto, essas tentativas não deram certo, sobretudo pela dificuldade em chegar a um consenso sobre as letras. Por isso, a Marcha Real permanece sem uma letra oficial

A Marcha Real é um símbolo tão forte da cultura do país que muitos acabam não gostando das letras apresentadas, além de haver grupos que sentem que suas identidades não são adequadamente representadas. Sendo assim, muitos espanhóis têm um forte apego à Marcha Real em sua forma instrumental.

A letra não oficial do hino da Espanha

Uma das tentativas mais recentes de adicionar letra à Marcha Real foi em 2007, promovida pelo Comité Olímpico Español (COE). O objetivo era dar ao hino uma identidade mais completa e possibilitar que os espanhóis tivessem uma letra para cantar durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. 

A princípio, a iniciativa teve grande participação e interesse, recebendo vários projetos. No entanto, apesar de ter havido um ganhador escolhido pelos jurados, o hino espanhol seguiu sem uma letra oficial e nenhuma das propostas acabou sendo oficialmente adotada!

O motivo? Novamente as letras foram recusadas pela população, que preferiu manter a Marcha Real tal como era em respeito à tradição e à história do país.

Hino Nacional da Espanha, por Paulino Cubero

A letra ganhadora do concurso de 2007 foi a de Paulino Cubero, proveniente da comunidade autônoma de Castilla-La Mancha. Vamos conferir alguns trechos da composição?

Nos primeiros versos, podemos ver a unificação do povo espanhol em prol da pátria:

¡Viva España!

Viva a Espanha!

Cantemos todos juntos

Vamos cantar juntos

Con distinta voz

Com voz diferente

Y un solo corazón

E um só coração

Essa mensagem está de acordo com o espírito de solidariedade e comunidade, que é muitas vezes associado às celebrações nacionais.

Em outra passagem, podemos ver uma bela expressão de amor à pátria e celebração da liberdade sob o céu azul da Espanha:

Ama a la Patria

Ame a Pátria

Pues sabe abrazar

Pois ela sabe abraçar

Bajo su cielo azul

Sob seu céu azul

Pueblos en libertad

Povos em liberdade

Nessa estrofe, o autor destaca a importância do amor e do respeito pela pátria, que tem a capacidade de acolher e abraçar os seus cidadãos sob o seu céu. Também ressalta a diversidade e a liberdade dos povos que compartilham a Espanha como sua terra natal.

De forma geral, apesar de não terem sido acolhidos como letra oficial do hino nacional da Espanha, os versos de Paulino Cubero celebram com vigor o país, sua terra, seu povo e seus princípios.

Esta composição destaca uma diversidade de vozes e um único coração batendo pela Espanha, demonstrando a força da comunidade espanhola e ressaltando a essência do amor, orgulho e gratidão pelo país.

Conheça a família real espanhola

A Marcha Real, considerada como o hino nacional da Espanha, tem tudo a ver com a realeza espanhola. Se você ainda não conhece a monarquia que governa o país há muito tempo, em nosso blog você pode conferir tudo sobre a família real espanhola e quem são seus membros atualmente! 👑

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts