Pular para o conteúdo

Lendas espanholas: conheça 5 histórias do folclore do país

Conheça 5 lendas espanholas populares no folclore da Espanha. Saiba mais sobre os costumes do país.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

5 de abril de 2024, às 09:00

Aprender mais sobre o folclore e as lendas espanholas pode te ajudar e muito a se aprofundar em vários aspectos da cultura da Espanha. Por exemplo, compreender melhor ditados populares, histórias infantis, ensinamentos e costumes do país.

Há diversas expressões cuja origem está em lendas e mitos. Pensando nisso, vamos te apresentar algumas lendas espanholas mais populares no país. Bora conhecer tudo sobre o tema?

Folclore e lendas espanholas

O folclore e as lendas espanholas são histórias que têm origem na tradição oral e foram transmitidas de geração em geração, enriquecendo-se com as mais diversas influências culturais, históricas e geográficas com o passar do tempo.

Elementos folclóricos são tão enraizados na cultura de um povo que influenciam diretamente na língua falada na região. Por isso, é bem comum ver traços das lendas marcando presença em muitos ditados populares e expressões idiomáticas.

Alguns dos temas recorrentes no folclore e nas lendas espanholas são os heróis e heroínas lendários, como El Cid; as criaturas sobrenaturais, como fantasmas, bruxas e duendes; e histórias de amores proibidos e trágicos.

Além disso, podemos ver nas lendas alguns traços de eventos e conflitos históricos transformados em narrativas lendárias.

Como se diz “folclore” em espanhol?

Antes de conhecermos algumas lendas espanholas, é importante entender mais sobre o tema e ampliar o vocabulário, certo? 

Comecemos aprendendo a dizer folclore em espanhol: folclore, folklore ou folclor.  Essa palavra se refere a um conjunto de costumes, crenças e outras coisas que têm caráter tradicional e popular. 

Já as lendas e mitos são acontecimentos fantásticos transmitidos pela tradição, ou um relato baseado em fatos ou personagens reais, muitas vezes modificado pela fantasia ou admiração. A palavra lenda em espanhol é leyenda.

5 lendas espanholas famosas

A Espanha é um país com uma cultura muito diversa, influenciada pelas várias regiões que o compõem. Ao todo, são 17 comunidades autônomas, e cada região tem sua própria identidade cultural distinta, refletindo na história e na língua. 

Essa diversidade pode ser vista diretamente na culinária, na música e nas tradições locais, como nas lendas e mitos do folclore espanhol 

A seguir, você vai poder conhecer mais da tradição e cultura desse país tão antigo através de 5 lendas espanholas muito populares!

O Barco de Arroz (El Barco del Arroz)

Como já comentamos, por estarem tão enraizadas na cultura, é muito comum que uma lenda influencie na língua espanhola. Isso aconteceu com a lenda do Barco de Arroz, já que, a partir dela, nasceu a expressão estar más perdido que el barco del arroz.

A origem desta lenda é recente e data da época da Guerra Civil espanhola. A história conta que, durante um período de escassez e fome, um barco argentino cheio de arroz foi enviado à Espanha para suprir as necessidades da população.

No entanto, antes de chegar ao seu destino em Cádiz, na Andaluzia, este navio, chamado Alcatraz, desapareceu sem deixar rastros, e ninguém nunca descobriu o que aconteceu com ele.

Três anos antes, em Málaga, outro barco conhecido como el barco del arroz também influenciou na criação dessa lenda. Um navio carregado de comida (mais precisamente farinha, azeite e bacalhau) foi enviado à região, mas encalhou perto da praia e a carga se perdeu no mar.

A partir de várias histórias de barcos carregados com suprimentos terem desaparecido, começou a surgir a lenda do barco de arroz, um navio que nunca chegava ao seu destino, e deu origem à famosa expressão espanhola.

Don Juan Tenorio

Don Juan Tenorio é um mito espanhol muito conhecido e sua possível origem está no livro El burlador de Sevilla (O burlador de Sevilha).

A história gira em torno de um sedutor incorrigível que vive em Sevilha durante o século XVI. Don Juan é conhecido por sua habilidade em conquistar mulheres, desafiando constantemente as normas sociais e religiosas da época.

Na narrativa de José Zorrilla, o autor que popularizou o personagem, Don Juan faz uma aposta com seu rival Luis Mejía, dizendo que conquistaria uma noviça e a namorada de Mejía.

Após algum tempo, Don Juan alcança seus dois objetivos e também rapta do convento Dona Inés. O conquistador acaba se apaixonando por Inés e decide pedir sua mão em casamento. 

Mas o pai da moça, sabendo da fama de enganador de Don Juan, vai até sua casa para repreender o homem por enganar duas mulheres. As ações de Don Juan o levam à perdição. Ele mata o pai de Inés e Luis Mejía e foge, abandonando sua prometida, que acaba morrendo de tristeza. 

Don Juan Tenorio se tornou um personagem lendário que aparece em várias peças de teatro, poemas, obras literárias e inclusive em músicas, como em Don Juan, do grupo Ventino:

Por la forma en que me ves, ya lo sé, ya lo sé

Pelo jeito que você me olha, já sei, já sei

Que tú tienes una fama de Don Juan

Que você tem fama de Don Juan

El Cid

El Cid é, sem dúvida, um dos personagens mais lendários da Espanha. Refere-se a uma pessoa real, Rodrigo Díaz de Vivar, mais conhecido como Cid Campeador. 

Cid foi um cavaleiro e líder militar que conseguiu conquistar Valência e ajudou no levante da Península Ibérica na época da Reconquista.

A imagem do cavaleiro foi tão reverenciada que virou até história de livro! O poema épico espanhol preservado mais antigo é em homenagem a ele e se chama El Cantar de mio Cid.

Apesar de ter tido seu nome marcado como um herói, Cid é reconhecido por muitos autores como um mercenário, já que ao longo de sua vida serviu a vários líderes, tanto cristãos como mouros.

O Carro da Morte (El Carro de la Muerte)

As lendas de terror são muito comuns no imaginário popular, e uma das mais famosas na Espanha é a lenda do carro da morte, típica da região de Astúrias.

Trata-se de um presságio de morte, um carro que voa pelos céus asturianos em busca de moribundos para recolher suas almas. Seu condutor? A última pessoa que morreu na região!

Muitos descrevem este carro como algo silencioso, e há quem diga que ele é puxado por cavalos invisíveis.

Aqueles que avistam o Carro da Morte estão condenados a encontrar um destino trágico em breve, seja por doença, acidente ou outras circunstâncias fatais. A aparição do carro é vista como um presságio sinistro, um aviso do inevitável.

O Monstro do Lago de Banyoles (El Monstruo del Lago de Banyoles)

A lenda do Monstro do Lago de Banyoles é uma história folclórica catalã que acontece no maior lago da Catalunha, o Lago de Banyoles, localizado na província de Girona.

Mon-mon é uma criatura misteriosa que habita as profundezas do lago. Geralmente, é descrito como uma criatura grande e serpentina, semelhante a um dragão ou serpente gigante.

Na verdade, é uma lenda bastante similar às do Lago Ness e do Triângulo das Bermudas, já que também associam esse lugar a naufrágios e quedas de avião. Muitas histórias relatam encontros assustadores com a criatura, que costuma ser responsabilizada por desaparecimentos misteriosos.

A origem dessa lenda é bastante antiga e data do século VIII, quando muitas pessoas começaram a descrever um lagarto aquático gigante que soltava fogo pelos olhos e comia o gado dos camponeses da região. 

Os melhores quadrinhos em espanhol para praticar o idioma

Conhecer mais da cultura de um país, como as lendas espanholas, é perfeito para alavancar seus estudos no idioma. Para seguir avançando, não deixe de conferir também quais são os melhores quadrinhos em espanhol! 📚

quadrinhos em espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts