Pular para o conteúdo

Baralho espanhol: entenda como funciona e diferenças

Descubra tudo sobre o baralho espanhol: naipes, tradução, variedades e como ele se diferencia dos outros baralhos.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

29 de março de 2024, às 09:00

Quem é fã das cartas sabe que o baralho espanhol é bastante diferente do conjunto de cartas usado no Brasil. Inclusive, esse é um grande choque cultural entre brasileiros e os países hispanohablantes diante de um jogo tão cotidiano.

Baralho espanhol
Foto: Reprodução

Além do nome dos naipes, a quantidade de cartas também varia, e entender essas nuances pode enriquecer a experiência de jogar com pessoas de diferentes origens e também o seu vocabulário em espanhol.

Então, bora com a gente entender melhor as diferenças e significados das cartas do baralho em espanhol!

Baralho espanhol

Antes de entender a diferença do baralho espanhol, é importante conhecer também o nome desse jogo de cartas tão popular no mundo, ¿verdad?

A tradução de baralho em espanhol é baraja. Entretanto, cuidado com seu gênero, já que se trata de uma palavra heterogenérica. Ou seja, baralho é um nome feminino em castelhano, ok?

Na música Ya No Quiero Ná, na minutagem 0:20, você pode conferir a pronúncia de la baraja:

En la baraja, la reina soy yo

No baralho, eu sou a dama

Qual a diferença do baralho espanhol?

A primeira diferença do baralho espanhol em comparação com o francês — o baralho utilizado no Brasil — é o número de cartas. Isso porque há dois tipos possíveis de maços, um que contém 40 e outro com 48 cartas totais.

O baralho espanhol composto por 48 cartas é dividido em quatro naipes distintos. Cada naipe contém 12 cartas numeradas de 1 a 12 e três figuras. Por sua vez, no baralho com 40 cartas não existem os números 8 e 9. Apesar disso, ambas versões são consideradas completas!

No baralho espanhol não há presença de letras como no francês, e as figuras são representadas pelos números 10, 11 e 12. Seus nomes são, respectivamente, sota (dama), caballero (cavaleiro) ou caballo (cavalo), e rey (rei).

No entanto, há um baralho espanhol com 55 cartas que serve para jogos específicos, e nesta versão, sim, existem as letras. Neste baralho, os números 11, 12 e 13 são substituídos por J (sotas), Q (caballos) e K (reyes), e o número 1 é representado pela letra A (as).

Naipes em espanhol

Os quatro naipes em espanhol se chamam da seguinte forma:

  • oros (ouros)
  • copas (copas)
  • espadas (espadas)
  • bastos (paus)

Ah, lembre-se que a palavra copa em espanhol significa taça, portanto a figura que representa esse naipe no baralho é uma taça!

Além disso, os naipes são chamados de familia, palo ou pinta. Eles são reconhecidos pelos espaços em branco na caixa que está ao redor das figuras, isto é, o retângulo em volta de cada carta.

Rey de Oros, Rey de Espadas, Rey de Bastos, Rey de Copas / Foto: Reprodução

Se a caixa não tiver nenhum espaço, corresponde a uma carta de oros. Por outro lado, se houver somente um espaço na parte superior e inferior, é uma carta de copas. Dois espaços correspondem a espadas, e três espaços se referem a uma carta de bastos.

Outro detalhe interessante sobre o baralho espanhol é que algumas versões mais modernas dos maços de 48 cartas incluem dois comodines, os famosos coringas do baralho francês.

Inclusive, uma pessoa que exerce mais de uma função costuma ser chamada de comodín justamente em alusão a esta amada carta do baralho!

Nome dos jogos de baralho em espanhol

Na atualidade, o baralho espanhol é usado na Espanha, América Latina, Guiné Equatorial e Filipinas. Agora, vamos conhecer o nome dos jogos de cartas de baralho mais comuns em espanhol! A ver:

  • el aluette
  • la brisca
  • el burro
  • la casita robada
  • el jodete
  • la mata
  • el mus
  • el póker
  • la ronda
  • el sarangollo
  • el truco
  • el tute

Baralho espanhol: truco

Como você viu antes, com o baralho espanhol é possível jogar truco. Entretanto, o truco jogado com essas cartas tem regras diferentes do que jogamos no Brasil!

A primeira delas é que o truco espanhol pode ser jogado por até 6 pessoas, que vão se enfrentar em duplas.

Cada um dos jogadores recebe 3 cartas, e o objetivo é alcançar uma determinada pontuação, que pode variar a depender do país. Nesse sentido, a dupla que conseguir alcançar os pontos ou truques, vence.

Nas rodadas, os jogadores devem mostrar uma carta, e quem tiver a mais forte ganha. Além do pedido de truco, existe o envido e a flor.

Mais passatempos: aprenda o nome das brincadeiras em espanhol

O baralho é um jogo muito presente na vida de muitas pessoas, desde a infância até a vida adulta. Assim como ele, há várias outras brincadeiras que marcam nossa história, e aprender sobre o que nos rodeia é sempre muito importante, não acha? Descubra o nome das brincadeiras mais comuns em espanhol! 🎡

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts