Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 115.740

A Sátira Artística em 'Bienal' de Zeca Baleiro

A música 'Bienal' de Zeca Baleiro é uma crítica satírica ao mundo da arte contemporânea e à sua recepção pelo público. O artista utiliza uma linguagem repleta de ironia para descrever uma obra de arte fictícia, composta por elementos inusitados e repulsivos, como 'fios de pentelho de um velho armênio' e 'asa de barata torta'. Essa descrição hiperbólica serve para questionar os limites do que é considerado arte e como a arte é valorizada ou desvalorizada a partir de conceitos muitas vezes elitistas e inacessíveis ao grande público.

A canção também aborda a dificuldade de compreensão da arte moderna por parte das pessoas comuns, representadas pela figura da mãe do narrador, que expressa sua perplexidade e repulsa diante da obra. A menção ao 'segundo caderno' e ao 'produto bruto interno' sugere que a compreensão da arte contemporânea muitas vezes requer conhecimentos específicos e uma conexão com questões econômicas e culturais mais amplas, o que pode alienar aqueles que não estão familiarizados com esse universo.

Por fim, Zeca Baleiro faz referências a elementos da cultura brasileira, como 'dendê de vatapá' e 'psicodélica baiana', misturando-os com itens do cotidiano e da cultura pop, como 'tampinhas de pepsi e fanta uva'. Essa fusão reforça a ideia de que a arte pode ser criada a partir de qualquer material e que a beleza ou o valor estético não estão necessariamente atrelados à tradição ou ao convencional. A música, portanto, é um convite à reflexão sobre a arte, a criatividade e os critérios que definem o que é digno de admiração e respeito no cenário artístico.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Zeca Baleiro. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Zeca Baleiro e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção