Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 39.705

Acender as Velas

Zé Keti

Luzes e Sombras no Morro: A Realidade em 'Acender as Velas' de Zé Keti

A música 'Acender as Velas' de Zé Keti é um retrato vívido e crítico das condições de vida nos morros cariocas, destacando a negligência e o abandono enfrentados pelos seus habitantes. Através de uma melodia melancólica e uma letra poética, Zé Keti usa o ato de acender velas não apenas como uma prática religiosa ou de iluminação, mas como um símbolo da rotina de lutas e perdas na comunidade.

A letra menciona a ausência de serviços básicos como transporte ('não tem automóvel pra subir'), comunicação ('não tem telefone pra chamar') e até mesmo a falta de beleza nas condições de vida ('não tem beleza pra se ver'), pintando um quadro de isolamento e esquecimento. Essa realidade é agravada pela chegada tardia do doutor, uma metáfora para a assistência insuficiente ou inexistente que as comunidades marginalizadas recebem, resultando em mortes que poderiam ser evitadas ('a gente morre sem querer morrer').

Zé Keti, conhecido por sua participação no movimento da música popular brasileira e por suas letras que refletem as questões sociais de sua época, utiliza 'Acender as Velas' para denunciar as disparidades sociais e a urgência de atenção às áreas menos favorecidas. A música se torna um grito por justiça e igualdade, ressoando a voz dos invisíveis na sociedade.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Zé Keti e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500


Opções de seleção