Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 118.055

A Doçura e o Trabalho: Uma Análise de 'As Abelhas' de Vinicius de Moraes

A música 'As Abelhas', composta pelo renomado poeta e músico brasileiro Vinicius de Moraes, é uma obra que se destaca pela sua simplicidade e beleza lírica. A letra da canção descreve de maneira lúdica e poética o cotidiano das abelhas, seres incansáveis e essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico e da biodiversidade.

A narrativa começa com a abelha-mestra e suas companheiras se preparando para uma festa no jardim, um cenário que remete à natureza e à liberdade. O 'zune-que-zune' é uma onomatopeia que imita o som característico do voo das abelhas, trazendo um elemento sonoro para a letra. A dança entre as flores, 'da rosa pro cravo', simboliza o trabalho de polinização, essencial para a reprodução das plantas. A repetição dessa sequência de ações enfatiza a rotina laboriosa desses insetos e a importância de cada passo em seu processo de produção do mel.

Por outro lado, a figura da abelha-rainha é apresentada de forma contrastante. Descrita como sempre cansada e com 'pancinha', ela não participa do trabalho coletivo, o que pode ser interpretado como uma metáfora para a sociedade, onde alguns trabalham enquanto outros desfrutam dos frutos desse trabalho. A canção, apesar de sua aparente simplicidade, pode ser vista como uma reflexão sobre o trabalho, a cooperação e a distribuição de papéis dentro de uma comunidade, seja ela um jardim de abelhas ou uma sociedade humana.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Bacalov / Vinícius de Moraes. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Vinicius de Moraes e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção