Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 347.616

Insensatez

Tom Jobim

A Melancolia e o Arrependimento em 'Insensatez' de Tom Jobim

A canção 'Insensatez', composta por Tom Jobim, é uma das pérolas da música brasileira, imortalizada na voz de diversos intérpretes. A letra, carregada de emoção, fala sobre arrependimento e a dor causada por atos impensados no âmbito do amor. A 'insensatez' mencionada no título e na primeira linha da música refere-se a uma ação desconsiderada que resultou em sofrimento para um 'amor tão delicado'. A música, portanto, é um lamento por um erro cometido, uma reflexão sobre as consequências de atitudes precipitadas que afetam profundamente os relacionamentos.

O eu lírico da canção questiona a si mesmo, reconhecendo a fraqueza e a falta de sensibilidade que levaram a ferir alguém que amava. A repetição do questionamento 'Ah, porque você foi fraco assim?' ressalta a perplexidade e a autoanálise após o ato de 'insensatez'. A música também traz uma mensagem universal sobre a importância da sinceridade e do perdão. A expressão 'Quem semeia vento, diz a razão, colhe sempre tempestade' é um provérbio que ilustra bem a ideia de que nossas ações têm consequências, e que atitudes negativas tendem a gerar resultados igualmente negativos.

Tom Jobim, um dos maiores nomes da Bossa Nova, utiliza sua habilidade lírica para tocar em temas profundos de forma suave e poética. 'Insensatez' é uma música que, além de sua beleza melódica, oferece uma lição sobre humanidade e a necessidade de reconhecer nossos erros. O pedido de perdão, 'Vai, meu coração pede perdão', é um apelo para a reconciliação e a compreensão, elementos essenciais para a cura das feridas emocionais. A música termina com uma nota de esperança, sugerindo que o perdão é um caminho para a redenção e que todos merecem uma chance de serem perdoados.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Antonio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Revisões por 5 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Tom Jobim e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção