Won't Get Fooled Again
The Who
A Revolução Cíclica em 'Won't Get Fooled Again'
A música 'Won't Get Fooled Again', da banda britânica The Who, é um hino de ceticismo político e uma crítica à natureza cíclica das revoluções sociais e políticas. A letra, escrita por Pete Townshend, reflete sobre a tendência das mudanças revolucionárias de acabarem substituindo um sistema opressor por outro, sem trazer as melhorias substanciais que foram prometidas.
O refrão 'I'll tip my hat to the new constitution / Take a bow for the new revolution' sugere um reconhecimento irônico das mudanças que estão acontecendo, enquanto 'And I'll get on my knees and pray / We don't get fooled again' expressa a esperança de que as pessoas não sejam enganadas novamente por promessas vazias de mudança. A música destaca a desilusão com líderes que, apesar de prometerem transformações, acabam perpetuando as mesmas injustiças e desigualdades do passado ('Meet the new boss / Same as the old boss').
A canção também aborda a manipulação das massas ('For I know that the hypnotized never lie'), sugerindo que aqueles que são enganados por ideologias ou líderes carismáticos não conseguem reconhecer a verdade. A referência à aparência das ruas e slogans que mudam, mas não o conteúdo subjacente ('There's nothing in the street / Looks any different to me'), reforça a ideia de que as mudanças superficiais não alteram a realidade fundamental da sociedade. 'Won't Get Fooled Again' é uma poderosa expressão de desencanto com a política e um chamado para a vigilância contínua contra a repetição dos erros do passado.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de The Who e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: