Terra-Titanic
Peter Schilling
Navegando pela Alegoria da 'Terra-Titanic'
A música 'Terra-Titanic', do artista alemão Peter Schilling, é uma obra que utiliza a metáfora do naufrágio do Titanic para abordar temas mais amplos, possivelmente refletindo sobre a arrogância humana e a fragilidade da vida diante das forças da natureza ou das consequências de nossas próprias ações. A letra começa descrevendo a previsão do desastre pelo radar e pelo sonar, mas apesar dos avisos, o capitão permanece indiferente, enchendo seu copo de uísque até a borda. Essa imagem pode ser interpretada como uma crítica à complacência e à negação dos sinais de perigo que muitas vezes caracterizam a sociedade.
No decorrer da música, a presença do iceberg é descrita como majestosa e ameaçadora, uma beleza perigosa que é visível, mas cujo perigo não é plenamente reconhecido. A expressão 'Terra-Titanic' sugere que a Terra, assim como o Titanic, está em uma rota de colisão com o desastre, ignorando os sinais de alerta. A comunicação de socorro (S-O-S) não é recebida, o que pode simbolizar a falta de comunicação ou ação efetiva diante de crises iminentes.
A música termina com a imagem do capitão, vestido em seu smoking, ignorando as 'ratinhas' que abandonam o navio e enfrentando a escuridão que se aproxima com o copo na mão. Essa cena pode ser uma representação da negação até o último momento, uma recusa em aceitar a realidade do desastre iminente. A 'Terra-Titanic' de Schilling é uma poderosa alegoria sobre a condição humana e as consequências de ignorar os sinais de perigo que nos cercam.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Peter Schilling e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: