Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 22.115

Memórias e cicatrizes do passado em 'Casca de Côco'

A música 'Casca de Côco', interpretada pelo grupo Os Originais do Samba, é uma expressão artística que aborda a memória e as cicatrizes deixadas pelo período da escravidão no Brasil. Através de uma narrativa que envolve a figura de uma avó, a letra da música evoca a importância de não esquecer as dores e as injustiças vividas por aqueles que foram submetidos ao cativeiro.

A avó mencionada na canção é descrita como filha de um 'Ventre Livre', ou seja, nasceu após a Lei do Ventre Livre de 1871, que declarava livres os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir daquela data. A avó, apesar de não ter vivido a escravidão diretamente, carrega as memórias e as histórias contadas por seus antepassados, em especial a de seu Pai João, que simboliza a figura do escravo. A casca de côco no terreiro é uma metáfora para os resquícios da escravidão, que mesmo após a abolição, continuam presentes na memória coletiva e na cultura afro-brasileira.

A música também faz referência a elementos da vida cotidiana durante o período escravocrata, como a senzala, a Casa Grande, e práticas culturais como a alimentação e o trabalho manual. Ao rejeitar a presença da casca de côco, a avó expressa o desejo de não reviver as lembranças dolorosas do passado, mas ao mesmo tempo, a canção serve como um lembrete da importância de reconhecer e respeitar a história e a resistência do povo negro no Brasil.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir

O significado desta letra foi gerado automaticamente.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Os Originais do Samba e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção