Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 97.507

Samba-Enredo 2019 - Histórias Para Ninar Gente Grande

G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ)

A Voz da Resistência em Verde e Rosa: Mangueira e a História Não Contada

A música 'Samba-Enredo 2019 - Histórias Para Ninar Gente Grande', interpretada pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, é uma poderosa narrativa que busca resgatar e enaltecer as figuras históricas marginalizadas e os episódios frequentemente omitidos nos livros de história do Brasil. A letra é um convite para refletir sobre a versão oficial dos fatos e celebrar os verdadeiros heróis do país, que muitas vezes são esquecidos ou negligenciados.

O samba-enredo começa com um chamado para que a Mangueira, representando o povo brasileiro, 'tire a poeira dos porões' e reconheça seus heróis dos 'barracões', ou seja, aqueles que vêm das camadas mais populares da sociedade. A menção a 'Lecis' e 'jamelões' simboliza a diversidade cultural e a riqueza das contribuições de diferentes grupos étnicos e sociais que compõem o Brasil. A cor verde e rosa, que são as cores da escola, representam a união dessas 'multidões'.

A letra prossegue desafiando a narrativa tradicional da história brasileira, mencionando que desde 1500 houve mais invasão do que descobrimento, uma crítica à forma como a colonização é frequentemente romantizada. O samba destaca figuras como Dandara, mulher negra e guerreira do período colonial, e faz referência à luta pela liberdade que não veio 'do céu, nem das mãos de Isabel', mas sim da resistência e luta de inúmeros brasileiros não reconhecidos oficialmente. O final da música é um tributo a personalidades históricas e contemporâneas que lutaram e lutam por justiça e igualdade, como as 'Marias, Mahins, Marielles, malês', representando mulheres, movimentos negros e líderes sociais.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Tomaz Miranda / Ronie Oliveira / Márcio Bola / Mamá / Deivid Domênico / Danilo Firmino. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por João. Legendado por Macaco. Revisões por 2 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (RJ) e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção