Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 73.171

Picaço Velho

José Mendes

A Despedida de um Companheiro: A Narrativa de 'Picaço Velho'

A música 'Picaço Velho', interpretada pelo cantor gaúcho José Mendes, é uma expressão autêntica da cultura campeira do sul do Brasil. A letra narra a história de um cavaleiro que, ao sair para trabalhar com seu gado, enfrenta uma situação trágica com seu cavalo, o 'picaço velho'. O termo 'picaço' refere-se à pelagem do cavalo, e 'velho' denota não apenas a idade, mas também o afeto e a parceria entre o animal e seu dono.

A narrativa começa com uma descrição afetuosa do cavalo, que é retratado como um companheiro leal e inteligente, capaz de realizar tarefas sem a necessidade de comando. A jornada do dia se transforma em um evento dramático quando o cavaleiro decide laçar um boi 'brazino', conhecido por sua valentia. Durante o embate, o cavalo acaba caindo em um valo e quebrando o pescoço, enquanto o cavaleiro consegue laçar o boi. A música termina com uma imagem poderosa do cavalo morrendo enquanto olha para o boi, sugerindo uma mistura de desafio e resignação.

A canção é rica em elementos da cultura gaúcha, como o laço, o gado e a invernada, e reflete a dura realidade da vida no campo, onde a morte pode ser uma consequência do trabalho diário. A relação entre o homem e seu cavalo é central na música, destacando o respeito e a conexão emocional entre eles. 'Picaço Velho' é uma homenagem à bravura e ao companheirismo, elementos essenciais na vida dos campeiros.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: José Mendes. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Renata. Revisão por ACIR. Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de José Mendes e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção