Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 89.170

A Metáfora Política dos 'Vampiros' de José Afonso

A música 'Vampiros' de José Afonso, artista português conhecido por sua influência na música de protesto e na luta contra a ditadura salazarista em Portugal, é uma poderosa metáfora política. A letra utiliza a imagem dos vampiros, seres noturnos que se alimentam do sangue dos vivos, para criticar figuras de poder que exploram e oprimem o povo. O céu cinzento e o astro mudo podem simbolizar um cenário de opressão e silêncio forçado, onde as vozes da resistência são abafadas.

Os vampiros, descritos como chegando silenciosamente e com pés de veludo, representam as autoridades ou elites que se infiltram sorrateiramente na sociedade para extrair seus recursos sem deixar nada para trás. A repetição do verso 'Eles comem tudo e não deixam nada' enfatiza a ganância e a exploração desenfreada. A música também toca na ideia de conformismo e na falha em reconhecer o perigo ('Se alguém se engana com seu ar sisudo'), sugerindo que a população pode ser cúmplice de sua própria exploração ao não questionar ou resistir.

A referência ao 'pinhal do rei' pode ser uma alusão específica a eventos ou locais de Portugal, mas no contexto da música, serve para ilustrar o abuso de poder e a usurpação de recursos naturais ou culturais pelo regime opressor. 'Vampiros' é, portanto, uma crítica contundente aos sistemas de poder que drenam a vida e a liberdade das pessoas, e um chamado à conscientização e resistência contra tais forças.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Jose Afonso. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Legendado por amparo. Revisão por Eloá. Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de José Afonso e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção