Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 80.549

Hino de Curitiba - PR

Hinos de Cidades

Ode à Cidade Sorriso: Análise do Hino de Curitiba

O 'Hino de Curitiba' é uma composição que exalta as qualidades e belezas da capital paranaense, Curitiba, conhecida como 'Cidade Sorriso'. A letra do hino é uma celebração poética que destaca a harmonia entre a urbanização e a natureza, uma característica marcante da cidade. A menção à 'terra de Guairacá' faz referência à história indígena da região, onde Guairacá era um cacique da tribo Tingui, remetendo ao respeito pelas raízes e pela cultura local.

A canção descreve Curitiba como um 'jardim luz, cheio de rosa', uma metáfora que ilustra a cidade como um lugar florido e iluminado, simbolizando a qualidade de vida e o cuidado com o meio ambiente. A repetição do verso 'Curitiba tem a imagem/Dum paraíso na terra' reforça a ideia de um local idílico, quase utópico, onde viver é um privilégio. A letra também enfatiza a prosperidade econômica ('riqueza e opulência') e a vitalidade ('vive, resplande, palpita') da cidade, sugerindo um ambiente dinâmico e próspero.

Por fim, o hino faz uma homenagem aos fundadores da cidade, chamando-a de 'glória de heróis fundadores'. A expressão 'linda joia/Feita de luz e de flores' encerra a música com uma imagem poética que ressalta a beleza e a singularidade de Curitiba. O hino, portanto, não apenas celebra as características físicas da cidade, mas também seu espírito vibrante e acolhedor, que se reflete na qualidade de vida de seus habitantes.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Bento Mossurunga / Ciro Silva. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Revisões por 5 pessoas . Viu algum erro? Envie uma revisão.

Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Hinos de Cidades e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500

Posts relacionados Ver mais no Blog


Opções de seleção